Para salvar vidas, muitas vezes a prevenção é a principal aliada. Pensando desta forma, o Hospital Ana Nery, através do Centro de Oncologia Integrado (COI), promove ações e campanhas que têm por objetivo alertar que, quando diagnosticado precocemente, o câncer pode atingir altos índices de cura. Com o mês voltado à saúde do homem, integrando a programação mundial de conscientização do sexo masculino em relação à doença, o Novembro Azul conta ainda com a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17.
O COI trabalha com uma equipe multidisciplinar para atender com excelência pacientes da rede pública e privada. Entre os médicos do grupo, está o urologista Eduardo Gröhs, especialista em câncer de próstata que aponta importante projeção feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA): em 2012, o Brasil terá 60 mil novos casos da doença, uma média de 62 diagnósticos para cada 100 mil habitantes.
A maior probabilidade de manifestação da enfermidade está em homens com mais de 45 anos e com histórico familiar de neoplasia de próstata. De acordo com o médico, apenas os indícios apresentados no começo da doença não são capazes de identificá-la. “Os sintomas nas fases iniciais não são possíveis de diferenciar das queixas de aumento prostático benigno: diminuição do jato urinário, aumento da frequência urinária (urinar mais vezes), noctúria (urinar à noite), sensação de não esvaziar completamente a bexiga, ardência, disfunções da ereção, entre outros”, comenta.
Divulgação/RJ
Hospital Ana Nery, através do Centro de Oncologia Integrado (COI), promove ações e campanhas
Detectados em fase inicial, os pacientes com o tumor na próstata apresentam cura entre 85 e 90%. “O diagnóstico precoce ocorre durante rastreamento realizado pelos homens através do PSA – antígeno prostático específico, coletado em um exame de sangue e do toque prostático realizado pelo médico. As alterações que ocorrem nestes exames sugerem fazer um exame de biópsia prostática por ecografia e confirmar ou descartar as suspeitas dos outros exames. Trata-se de um tumor cada vez mais detectado precocemente e com mais chances de cura”, explica Gröhs.
Todos os meses, o urologista realiza em torno de 80 atendimentos no COI, sendo alguns com suspeita de tumor na próstata. Além disto, através dos Programas Viva Bem, constantemente o Ana Nery promove ações de conscientização para a prevenção da doença e disponibiliza para a comunidade, de forma gratuita, palestras e exames preventivos do câncer de próstata. Caso haja a necessidade de intervenção cirúrgica, tratamento quimo ou radioterápico, os procedimentos são realizados no próprio Hospital, inclusive pelo Sistema Único de Saúde. Durante o Novembro Azul, o Ana Nery conta com uma programação especial com ações voltadas ao público interno e à comunidade. Entre elas, a distribuição de laços azuis entre os pacientes do Centro Oncologia.