Início Especiais Novas turmas estão entre as novidades no Colégio Marista São Luís

Novas turmas estão entre as novidades no Colégio Marista São Luís

Ana Souza
[email protected]

A abordagem educativa de São Marcelino Champagnat – fundador do Instituto Marista – é a base da proposta pedagógica do Colégio Marista São Luís. A dinâmica aplicada está pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender. O estudante, da Educação Infantil ao Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. O Colégio Marista São Luís integra a Rede Marista de Educação e Solidariedade.
Para o ano letivo 2014 diversas novidades estão sendo preparadas, entre elas o incremento no número de turmas. Serão instaladas uma nova turma do Nível 3 e outra no 1º Ano do Ensino Fundamental, no total serão três turmas em cada uma das séries. As aulas iniciam a partir do dia 17 de fevereiro, com Jornada Pedagógica para os professores no dia 10 de fevereiro. As matrículas acontecem a partir do dia 2 de dezembro e as rematrículas de 9 à 20 de dezembro.
Outra novidade será a criação de uma Marching Band, que será a Banda Marcial São Luís. Com este objetivo o colégio investiu em instrumentos musicais em parceria com a Pearl. Os estudantes que tiverem interesse em participar deverão entrar em contato com os professores Astor Rocha e Edinho Nascimento. “Os contatos já podem ser feitos na sala da Batera’sSchool junto ao ginásio do colégio. A seleção, que envolve todos os alunos, e a instalação do projeto será realizado em 2014. Estamos fazendo um planejamento estratégico até 2022 com projetos para o colégio, fortalecendo cada vez mais a rede marista, inclusive com a criação de um livro que conta toda a trajetória histórica do colégio”, explica o diretor do educandário, Nei César Morsch.
 O educandário – que recebe alunos a partir dos 3 anos de idade – conta com três níveis de ensino. No turno da manhã atende alunos do Ensino Fundamental (6ª a 8ª série) e o Ensino Médio. Na parte da tarde a Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além destes dois níveis conta com o Turno Integral/Turno Extra que atende estudantes com idade de 4 a 10 anos, no turno da manhã (inverso ao das aulas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental).
No Colégio Marista São Luís os alunos contam com salas amplas e com recursos multimídias (lousa eletrônica, projeção, áudio e vídeo); Auditório e Sala Multimídia;Capela; Laboratórios de Tecnologias Educacionais; Brinquedoteca; Ginásio de esportes e práticas esportivas ao ar livre; Parque São Luís; Laboratórios de Química, Física e Biologia; Sala de Atividades Múltiplas e Sala de Arte.

MUDANÇAS ESTRUTURAIS

Diversas mudanças estruturais foram realizadas ao longo de 2012, entre estas a instalação do restaurante, localizado junto ao educandário e que oferece comodidade para os estudantes e seus familiares. Visando também proporcionar ainda mais segurança aos alunos, foram contratados mais profissionais. Em 2014 haverá a colocação de lousas interativas e climatização das salas de aula no Ensino Fundamental; a aérea coberta será ampliada; revitalização dos brinquedos da pracinha e ampliação das saídas do ginásio para o pátio. Haverá também a possibilidade de colação de elevador para facilitar a acessibilidade do térreo até o auditório. “Também estamos trabalhando com relação à área de embarque e desembarque localizada pela Rua Tenente Coronel Brito. Nossa expectativa é a conclusão no ano que vem”, frisa Morsch.

VESTIBULAR

A excelência acadêmica e a formação humana sempre foram enfatizadas na caminhada dos estudantes maristas. Alunos do Ensino Médio são preparados para as provas em vestibulares, com os mesmos moldes das provas dos exames. Também são realizados trabalhos de orientação e visitas à universidades; buscadas informações dos cursos e trazidas para os alunos e a cada trimestre realizados simulados para as provas. Além da preparação para provas, outro diferencial são as monitorias nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia.

Fotos: Divulgação/RJ

Educar para toda a vida faz parte da metodologia de aprendizado do Colégio Marista São Luís

Diretor Nei Morsch com os professores Astor Rocha e Edinho Nascimento, mostrando
alguns instrumentos da marca Pearl já foram adquiridos para formar a Marching Band

Ana Souza

Nei Morsch: “Estamos com planejamentos até 2022 para cada vez mais fortalecer a rede marista”

Enem em tendas

O Projeto Enem em Tendas é uma iniciativa que envolve os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, bem como os professores do Colégio Marista São Luís, com o intuito de estudar e apresentar as áreas do conhecimento, bem como as competências e habilidades sugeridas pelo Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) em forma de Tendas temáticas, através de um trabalho de pesquisa. Esse projeto teve a sua primeira edição em novembro de 2009. Assim, cada Tenda é uma das 4 áreas do Enem e sob essa “tenda” ficam as disciplinas em que o currículo do educandário está dividido.
Em 2012 o projeto foi dividido em duas atividades principais: a produção de um artigo científico, e os desafios do Enem. O artigo científico é orientado por um professor da área escolhida pelo estudante, e é apresentado para uma banca no final do ano. Os desafios são atividades dinâmicas e que os estudantes serão levados a resolver soluções e problemas em conjunto. As atividades vão desde questões objetivas inéditas a atividades práticas como: localização de obras na biblioteca, relacionar músicas com obras artísticas, atividades de orientação com pistas em alguns estabelecimentos comerciais próximos ao colégio, como livrarias e lojas. O resultado dos desafios foram divulgados no dia 4 de outubro durante o recreio. Além dos desafios do Enem, todos os estudantes do Ensino Médio participam de um Simulado de provas inéditas feitas pela FTD.
Segundo o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Anderson Roberto dos Santos, a participação nas provas do Enem aumentou nos últimos anos. “Há uma evolução maior no que diz respeito ao interesse dos alunos pelo Enem. Iniciamos um trabalho para mostrar o uso que eles poderiam ter com estas avaliações, através de um levantamento de universidades que usavam notas do Enem. A escola tem uma grande contribuição no sentido de incentivá-los a participar do exame, mas muito dependerá da caminhada individual que cada um irá fazer.”
O Colégio Marista São Luís foi destaque na redação do Enem, com média de 631,43. O resultado do teste aplicado no ano passado em escolas brasileiras públicas e particulares foi divulgado no dia 27 de novembro pelo Ministério da Educação

Divulgação/RJ

Estudantes são preparados com provas inéditas para o Enem

Projeto Passagem

Um dos projetos mantidos pelo Colégio Marista São Luís é o Projeto Passagem. Recentemente estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram da iniciativa, projetando as mudanças de rotina e a nova fase que se inicia em 2014. Foram realizados dois encontros nos quais os alunos vivenciaram as atividades de adaptação do 6º ano. Foram enfatizados assuntos pertinentes a horários, espaços, professores, materiais, e novas avaliações.

Divulgação/RJ

Estudantes do 5º ano vivenciaram atividades de adaptação para o 6º ano

A valorização do brincar

Em 2012 uma das grandes mudanças realizadas pelo Colégio Marista São Luís foi a revitalização da Brinquedoteca, espaço utilizado pelos estudantes da Educação Infantil e Séries Iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Turno Integral.
Além da revitalização, ocorrida durante a programação da Semana da Criança em outubro, o colégio recebeu da Associação de Pais e Mestres, Apames, mais de duzentos brinquedos, como: jogos pedagógicos, boneca e triciclos, já o Clube de Mães customizou as fantasias utilizadas pelos estudantes. A brinquedoteca é um local que valoriza a integração e a valorização do brincar, o espaço existe no colégio desde 2005. A ideia principal, é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas, estimulando o desenvolvimento global das crianças.

 

Divulgação/RJ

Brinquedoteca foi revitalizada e recebeu brinquedos novos

Destaque em concurso de redação

Trazendo como tema “Tributação e Cidadania” e foco na educação fiscal, foi realizada pelo Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul, a primeira edição do concurso de redação. No total foram mais de 2,5 mil textos inscritos, premiando seis estudantes e seis professores com tablets, videogames, smartphones e outros brindes.
No dia 26 de novembro, na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp), foi realizada a entrega dos certificados e premiação aos participantes. O Colégio Marista São Luís contou com a representação de cinco estudantes no concurso. Os alunos Pedro Augusto Haas da Fontoura, Guilherme Schoeninger Vieira, Vinicius de Oliveira e Patrick Matheus Gressler receberam o certificado de participação. Já a estudante Giovana Schneiders ganhou o 3º lugar no nível médio, e como prêmio recebeu um tablet. Todos foram orientados pelas professoras Jovana Bertoldo Barichello e Andréia Kanitz.
“Há uma formação muito grande no Colégio Marista São Luís em relação às redações, contamos com oficinas de aprendizado neste conteúdo. É um trabalho realizado há mais tempo, com estudantes desde a 7ª Série. A produção textual ajuda no aprendizado em todas as disciplinas”, enfatiza o Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Anderson Roberto dos Santos.

 

Divulgação/RJ

Estudante Giovana Schneiders no momento da premiação


Projetos diferenciados fazem parte do aprendizado

Da Educação Infantil e ao Ensino Médio, o Colégio Marista São Luís dispõe de diversos projetos voltados aos alunos. Entre eles o Hábito de Estudo; Oficina de Redação e Literatura; Monitorias de Química e de Física; Simulados; Seminário Temas Transversais; Avaliação Sistemática; estudos de Recuperação, Oficina de Aprendizagem; Enem em Tendas; Mostra das Profissões; Gincana Matemática; Sarau Vocacional; Saídas de Campo; Aprendiz – Prática de Empreendedorismo; Projeto Eco; Encontros de formação humana; Semana Champagnat que conta com os Jogos Champagnat; Robótica Educacional; Equipes Esportivas Representativas, Semana de Arte e Cultura, São Luís Mais e Sistema FTD de Ensino.
Também oferece Atividades Extraclasse com aulas de futsal, basquete, vôlei, patinação, balé, taekwondo, ginástica olímpica, xadrez, robótica educacional, música, oficina de artes, teatro, Centro de Línguas; Junior Achievement, projeto empreendedorismo; Interact grupo de jovens da Pastoral Juvenil Marista; oficina Criando e dança. Além destes os alunos estão integrados à alunos que fazem intercâmbios, desempenhando, em conjunto, diversas atividades, formando uma rede de aprendizagem.
Além destes conta com o espaço do Parque São Luís; Alimentação Saudável: Prática desenvolvida a partir do Projeto ECO que incentiva hábitos de uma alimentação saudável; Projeto Passagem; Gincana Matemática; Avaliação Sistemática; Sarau Vocacional, protagonizado pelos estudantes da 8ª série; Saídas de Campo com o objetivo de aprimorar o conhecimento desenvolvido em sala de aula, de maneira prática.