Início Política Novas ideias na Câmara de Vereadores

Novas ideias na Câmara de Vereadores

Conheça os planos de Leonel Garibaldi (Novo), Daiton Mergen (MDB) e Cléber dos Santos Pereira (DEM)

Ricardo Gais
[email protected]

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Com o objetivo de apresentar os novos edis que irão compor a Câmara de Vereadores pelos próximos quatro anos, o Riovale Jornal está realizando entrevistas com os vereadores eleitos no pleito do último dia 15 de novembro para apresentar os currículos e os planos de cada um. Nesta edição, conheça os planos de Leonel Garibaldi (Novo), Daiton Mergen (MDB) e Cléber dos Santos Pereira (DEM), que estarão estreando em seu primeiro mandato no Legislativo santa-cruzense.

Leonel, Daiton e Cléber. Fotos: Divulgação

LEONEL GARIBALDI (Novo)

O primeiro vereador eleito pelo Novo em Santa Cruz do Sul, com 1.111 votos, Leonel Garibaldi, 37 anos, nasceu e foi criado no Bairro Schultz e atualmente reside no Bairro Margarida. O futuro vereador é advogado, formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pós-graduado em Direito Ambiental Empresarial pela Faculdade Dom Alberto.

Entre suas ações e projetos sociais, Leonel fundou, em 2014, o Movimento João da Silva, criado para incentivar e mobilizar as pessoas a exercerem a cidadania com uma participação política ativa, sobretudo, na fiscalização do Poder Público Municipal. Ele também foi um dos organizadores das manifestações do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em Santa Cruz do Sul.

Atraído pela renovação na Câmara do Município, Leonel acredita na política como instrumento de transformação e na inteligência das pessoas para fazer o bom uso dessa ferramenta. “Sou um dos responsáveis por fazer de Santa Cruz uma referência do Novo no Estado. Com a participação de voluntários e sem dinheiro de impostos em campanha política, conseguimos eleger um vereador no Município”, conta. Leonel também abriu processo seletivo para a contratação de um único assessor.

Leonel destaca que terá como principal bandeira a utilização de forma eficiente dos recursos oriundos dos impostos pelo Poder Público Municipal. “Outra situação, é retirar as travas para empreender através de uma revisão legal, além de defender a liberdade das pessoas, como, por exemplo, a liberdade de se expressarem adequadamente perante o Legislativo Municipal através da tribuna popular, esse será primeiro projeto de Lei que irei propor”, pontua.

Leonel disse que será um vereador independente, assim como todos os parlamentares do Novo atuam. “Quando vierem os projetos e demandas, farei a devida análise dos dados sob o prisma daquilo que é melhor à população em geral e conforme os princípios e valores que me guiam para tomar as minhas decisões. Boas ideias terão o meu apoio”, finaliza.

DAITON MERGEN (MDB)

Eleito para a 11ª cadeira com 966 votos, Daiton Mergen é mais um novato que ingressa na política. Natural de Arroio do Tigre, na região Centro-Serra, Mergen é formado em Técnico em Agropecuária e em 1999 fixou residência em Santa Cruz para cursar Educação Física pela Unisc, onde se formou em 2010. Atualmente trabalha como professor e coordenador da Escolinha Esmeralda Futsal, localizada no Esmeralda, e atuou como professor de música no projeto Música na Escola por um longo período. Desde 2007, também trabalha como vocalista da banda Magia Musical, de Santa Cruz do Sul.

Sobre o que o motivou a ser candidato a vereador, Mergen destaca que desde a infância sempre acompanhou a política ao ver o pai ser candidato e a mãe atuar como secretária da saúde por dois mandatos. Salientou que sua campanha política vinha sendo planejada desde 2012. “Já havia recebido convite para concorrer e fui amadurecendo essa ideia com muito planejamento e organização”.

Sobre as suas prioridades, Mergen destaca que dará atenção para as áreas de esporte, educação e cultura, mas frisou que também atuará em outras demandas com a elaboração de projetos de lei, indicações, pedidos de informação, fiscalizar e analisar todos os projetos, além de manter contatos na Assembleia Legislativa e Congresso Nacional para a captação de recursos. “Sempre deixei muito claro aos eleitores que as portas de nosso gabinete estariam abertas para atender a todos, e dentro das atribuições como vereador, iríamos nos dedicar ao máximo para servir a comunidade”.

Sobre a renovação do Legislativo, o vereador destaca que vê a mudança com bons olhos, destacando que parte da população desejava essa mudança. “Isso remete aos novos uma grande responsabilidade de representar com muita seriedade e comprometimento nas tomadas de decisões. Tenho muito a aprender, mas, me sinto preparado para assumir este compromisso e corresponder as expectativas”.
Sobre a sua relação com o governo da prefeita eleita Helena Hermany, Daiton frisou que não será de oposição. “Meu posicionamento sempre será em benefício à população. Os bons projetos voltados ao bem de todos terão nosso apoio. Teremos uma relação de transparência e iremos buscar sempre as melhores soluções através do diálogo”, finalizou.

CLÉBER DOS SANTOS PEREIRA (DEM)

O Bairro Schultz estará representado no Legislativo por um dos seus moradores. Eleito com 846 votos, Cléber dos Santos Pereira (DEM), 43 anos, irá exercer seu primeiro mandato no parlamento santa-cruzense. Natural de Candelária, Pereira reside em Santa Cruz do Sul há mais de 25 anos. Professor, formado em Educação Física e com formação em Marketing, Coach e Administração de Empresas, Pereira foi o fundador da Associação New Boys de Futsal e do QG do Esporte, empresa especializada na área onde atua como colunista e editor. Também atuou como atleta, treinador e presidente da Associação Santa-cruzense de Futsal (Assaf). Na vida pública, atuou como coordenador do Departamento de Esportes da Prefeitura por dez anos e concorreu a vereador em quatro oportunidades, sendo eleito como suplente em 2004.

Ele destaca que a sua principal motivação é a necessidade de mudança de rumo no cenário político e a possibilidade de reforçar o atendimento das reais necessidades dos santa-cruzenses. “Quero desenvolver um mandato participativo, sempre ouvindo a comunidade em primeiro lugar. Acredito que a manifestação do povo nas urnas mostrou essa vontade, especialmente pela renovação dos que foram eleitos”.
Pereira salienta que irá ter forte atuação para defender as causas voltadas ao esporte, cultura e igualdade. “Vou montar um gabinete totalmente técnico, formado por pessoas preparadas para o cargo, que vão me ajudar a atuar de maneira objetiva e transparente. Santa Cruz pode esperar de mim um vereador sempre presente, fiscalizador e que vai ouvir o povo para realizar bons projetos”, salientou.

Com relação à renovação do Legislativo, Pereira destaca que quando para melhor, é bem-vinda e saudável, frisando que o eleitor exigiu mudanças. Sobre o novo governo eleito, o vereador frisou que será um fiscalizador das ações da Prefeitura, mas que irá atuar junto ao Executivo em tudo o que for bom para o Município. “Confio muito na dupla Helena e Elstor e sua equipe de trabalho e sei da capacidade de ambos. Eles podem contar comigo em tudo que for benéfico para a cidade”, finalizou.