Diante das divulgações manifestadas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, em sediar a nova Regional da Emater em Soledade, o deputado Edson Brum (PMDB), encaminhou ofício ao secretário da pasta, Ivar Pavan, no sentido de solicitar o reexame da situação.
No documento, o parlamentar expôs argumentos consistentes para que essa situação não ocorra. “O escritório regional é uma estrutura de apoio às unidades municipais, portanto, sua sede deveria ser a mais centralizada possível, reduzindo gastos de deslocamentos dos técnicos regionais e facilitando o acesso das entidades, como prefeituras, cooperativas, sindicatos e outras, em audiências com o gerente e funcionários da regional”, disse o deputado.
Ainda, segundo Edson Brum, o Escritório Regional deveria estar próximo das entidades regionais (Universidades, imprensa, demais secretarias, parceiros como a Afubra, entre outras), para facilitar a integração. Além disso, a sede regional deverá oferecer boa estrutura, disponibilizando local de imóvel adequado e preço compatível, internet de boa qualidade, jornais regionais, emissoras de TV, rádios regionais, universidades e outros. “Considerados esses fatores, Santa Cruz do Sul possui mais oportunidades que Soledade, sendo norma como fator essencial ao atendimento dos usuários que é o setor centralizado, dividindo os dois Coredes em proporções de distâncias equidistantes”, acrescentou.
Por fim, o deputado frisou que, a justificativa de sediar na região mais pobre não se fundamenta, pois os escritórios regionais apenas dão suporte aos municípios. “Se pretender desenvolver as regiões mais pobres, tem que fortalecer os escritórios municipais das cidades carentes e não criar mais estruturas intermediárias, burocráticas, que só aumentarão o custo”, finalizou.