Depois da apresentação dos diretores da 28ª Oktoberfest e Feirasul – que acontecem de 10 a 21 de outubro, em Santa Cruz do Sul – a Diretoria de Marketing dos eventos divulgou, nesta sexta-feira, 30, a nova identidade visual da Festa da Alegria. Desenvolvida pela Tuta Comunicação, a nova logomarca une modernidade e tradição. “Foi um grande desafio, pois a marca deveria conter elementos de tradição e ao mesmo tempo estar atualizada. Ser marcante sem dar a impressão de algo pesado, fechado, ao contrário, o que buscamos foi uma forma orgânica, leve e natural”, destaca o publicitário Renato dos Santos Junior, o Tuta.
Divulgação RJ
Nova logomarca reune modernidade e tradição
A nova logomarca, que passa a ilustrar todos os materiais de divulgação dos eventos, usa como item principal uma peça do traje típico alemão: o hosenträger ou suspensório. Nas bordas, as costuras simbolizam os trabalhos manuais realizados pelos primeiros imigrantes, bem como a união de esforços para realizar o evento. “Assim, a marca da festa faz uma relação imediata com as tradições germânicas que o evento busca resgatar”, completa. Já a cor escolhida foi a verde, por ser utilizada no traje típico original do Fritz, personagem símbolo da festa, bem como para identificar e integrar cada vez mais a Oktoberfest ao Brasil.
MARKETING
De acordo com o diretor de Marketing da 28ª Oktoberfest e Feirasul, Diego Puntel, a nova marca também visa a projeção do evento para outros segmentos, como licenciamento de produtos – já que destaca a família Fritz, Frida, Max e Milli – e e-commerce. “Vamos buscar parcerias com empresas que queiram aliar seus produtos à marca Oktoberfest”, ressalta.
Com relação à área de marketing para este ano, segundo o diretor, o objetivo é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2011. “Vamos investir novamente na Internet e nas redes sociais, com grande interação do público”, salienta. Conforme Puntel, o novo site dos eventos deve ser finalizado em duas semanas. Além disso, também serão desencadeadas ações de marketing em outras regiões do Estado e até mesmo de fora dele, visando ampliar a abrangência dos eventos. “Queremos consolidar a festa como um excelente produto turístico, com cultura e diversão, com atrações para pessoas de todas as idades”, destaca.