Início Economia Nova fábrica vai gerar 100 empregos para Santa Cruz

Nova fábrica vai gerar 100 empregos para Santa Cruz

SuilanConrado
[email protected]

A Metalúrgica Mor de Santa Cruz do Sul ingressa no ramo da transformação plástica com a implantação de uma nova fábrica de garrafas térmicas e produtos isotérmicos. O projeto de R$ 72,5 milhões foi viabilizado através do Novo Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) e Integrar/RS, em parceria oficialmenteselada na terça-feira, 13 de agosto,em Porto Alegre.
A nova planta entra em operação ainda este mês, com geração de 100 empregos ao longo do primeiro ano, e mais 100 no decorrer de 2014, depois que o pavilhão de armazenamento de produtos e de matéria prima estiver concluído. A fábrica poderá produzir até 500 mil garrafas por mês, além de bules e caixas térmicas. O diretor industrial da Mor, Jarbas Schoenherr, estima que até dezembro deste ano, os produtos estejam disponíveis no mercado.

KathielyWatte

Até o fim de 2014,quando a empresaestiver operandocom a capacidade máxima, 200 novas vagas devem ser ofertadas

 

Toda a estrutura que abrigará a nova linha de produção está sendo erguida aos fundos de uma área de 120 mil metros quadrados que abriga o complexo industrial da Metalúrgica, no Distrito Industrial.De acordo com o presidente da empresa, André Luiz Backes, o projeto de expansão estava definido para Pernambuco, mas, procurado pela equipe da Sala do Investidor, a Mor reviu a decisão. “O atendimento da Sala do Investidor ficou acima das nossas expectativas, todas as demandas foram prontamente atendidas com profissionalismo”, destacou Backes.Além do enquadramento no Novo Fundopem e no Integrar/RS, a Mor receberá tratamento tributário diferenciado para a aquisição de insumos, máquinas e equipamentos.
A estimativa, segundo Backes, é que daqui a três ou quatro anos o segmento seja responsável por um acréscimo de 50% no faturamento da empresa, que há 51 anos se dedicava exclusivamente a itens de aço e alumínio, sendo líder no mercado de piscinas de plástico, cadeiras de praia e churrasqueiras.

Fundopem/Integrar

O Novo Fundopem/RS permite que as empresas utilizem até 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental para financiar o investimento em ativo fixo nas implantações ou ampliações, quando estas priorizarem a aquisição de insumos do Estado.
O Fundopem também poderá subsidiar outras parcelas dos custos financeiros dos projetos de investimento, além dos juros. Possibilitará ainda um aumento de 50% no prazo de fruição, inicialmente previsto para empresas que ainda não conseguiram financiar todo o investimento fixo de uma instalação/ampliação.
O Integrar/RS – Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul – proporciona o abatimento de 10% a 90% sobre cada parcela do pagamento do financiamento Fundopem. Esses valores também irão variar de acordo com a geração de empregos e aumento de salários, e ainda da diminuição do impacto ambiental.

Jean Peixoto

Mor assina termo com Fundopem: metalúrgica ingressa no ramo da transformação plástica e gera empregos para Santa Cruz