Início Geral Nova diretoria | Nestor Ellwanger é o novo presidente da Amvarp

Nova diretoria | Nestor Ellwanger é o novo presidente da Amvarp

Eleito por aclamação, prefeito de Candelária assume a associação com foco na união regional

Passagem da administração da entidade aconteceu na assembleia geral em Santa Cruz
Bruno Pedry/Nascimento MKT

O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger (PP), foi eleito novo presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). A escolha por aclamação ocorreu na assembleia geral da entidade, ontem. Com uma vida pública de mais de 50 anos, Rim, como é conhecido, antecipou que sua gestão será de aprendizado e unidade entre os 17 municípios que compõem a Amvarp.

“Eu agradeço a todos, especialmente à gestão que está saindo e a esta assembleia que nos elegeu. Eu tenho 50 anos de vida pública na política, mas uma coisa eu tenho como certa: é preciso sempre aprender”, enfatizou Rim. De acordo com ele, a principal meta da gestão que se inicia é manter a unidade entre os municípios do Vale do Rio Pardo e defender em conjunto as pautas da região.

Entre as prioridades que o novo presidente também destacou está o apoio à reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes de maio do ano passado. Segundo ele, usando o exemplo de Candelária, há uma grande quantidade de obras que ainda dependem de realização e a força regional, por meio da Amvarp, a associação de municípios mais antiga do Estado, é fundamental para alavancar projetos e ações em benefício coletivo. “Em Candelária são 2,5 mil quilômetros de estradas, assim como em Sinimbu, Venâncio Aires. Há problemas de acessibilidade em todas as comunidades do interior em nossa região. Nós precisamos fazer esta força para resolver estas situações”, ressaltou.

A Amvarp quer uma agenda com a direção do Grupo Sacyr, administrador da Rota de Santa Maria, responsável pela concessão da RSC-287. Existe a necessidade de ratificar o compromisso do governo do Estado com a regularização dos acessos às propriedades e indústrias que margeiam a rodovia. “Há cerca de 2,5 mil propriedades de Tabaí a Santa Maria e este é um grande trabalho que necessita de toda uma estrutura para ser realizado”, apontou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), novo tesoureiro da associação.

Agradecimento

O ex-prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn (PSDB), até então presidente da Amvarp, encerrou o mandato com a transmissão do cargo a Nestor Ellwanger e a inauguração da galeria dos ex-presidentes junto ao prédio do Cisvale. “Este acervo de fotografias estava se perdendo desde que a Amvarp mudou de lugar, deixando o prédio da Prefeitura de Santa Cruz. Agora, estamos com o registro histórico desta que é a primeira associação de municípios do Rio Grande do Sul e uma das primeiras do Brasil”, destacou.

Bohn apresentou as contas da entidade e ressaltou a importância do trabalho de mobilização junto ao Plano Rio Grande e no próprio Comitê Pró-Clima Vale do Rio Pardo, criados para fazer frente às necessidades urgentes dos municípios pós-enchentes de 2024. “Foi um período muito complicado, especialmente para as gestões municipais de nossa região. Por isso, estivemos ao lado, mobilizando ações e criando oportunidades junto ao governo gaúcho para nossa região”, lembrou.

Diretoria da Amvarp 2025/26

Presidente: Nestor Ellwanger (Rim) – Candelária
1º vice-presidente: Mano Paganotto – Pantano Grande
2º vice-presidente: Ricardo Froemming – Vale Verde
1º secretário: Edgar Thiesen – Passo do Sobrado
2º secretário: Sérgio Moraes – Santa Cruz do Sul
Tesoureiro: Jarbas Daniel da Rosa – Venâncio Aires
Conselho Fiscal – Titulares: Paulo Joel Ferreira (Boqueirão do Leão), Gilson Becker (Vera Cruz) e Arly Sthör (Mato Leitão); suplentes: Nazário Kuentzer (Herveiras), Benito Fonseca Paschoal (Encruzilhada do Sul) e Marcelo Laufer (Gramado Xavier)