Início Saúde Nova diretoria da Liga Feminina define calendário 2016

Nova diretoria da Liga Feminina define calendário 2016

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Nova diretoria se reuniu para definir o calendário de 2016

Na tarde desta terça-feira, 5 de janeiro, foi realizada na sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul, uma reunião com a nova diretoria para organizar o calendário de atividades da Liga em 2016. Na oportunidade foram definidas datas para realização de reuniões, caminhada alusiva ao Dia da Mulher comemorado em março, eventos da Liga Jovem e almoços beneficentes, algumas datas ainda estão sendo estudadas. 

Uma das iniciativas para 2016 será criar uma cartilha com informações sobre a Liga e suas ações. Essa cartilha será distribuída entre os associados e também nos eventos realizados por ela para que as pessoas conheçam o trabalho das voluntárias que se dividem entre atividades da Liga e as suas como trabalho, casa, entre outros. Segundo a presidente reeleita, Jacira Assmann, 2016 será de muitas atividades. “E tem muita coisa que ainda não está neste primeiro calendário e que vamos acrescentar ainda, mas já dá para ter uma ideia de que será um ano cheio”, empolga-se Jacira.

Com aproximadamente 356 assistidos, a Liga está sempre buscando doações para manter o auxílio a essas famílias. “Ajudamos com a compra de fraldas geriátricas, alimentos e remédios, mas tudo através de doações ou comprado a partir de verbas que vêm de projetos de empresas, de instituições”, explica a presidente. Segundo ela, outra atitude que tem chamado a atenção da Liga são pessoas que comemoram aniversário ou outra data e pedem alimentos que possam ser doados para a entidade. Toda ajuda é bem-vinda e no momento a Liga está precisando de doações de fraldas geriátricas e alimentos que são repassados todos os meses pelas voluntárias para as famílias do interior. 
 

Projetos da Liga
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul conta com projetos para seus assistidos e também para os familiares. 
– Mãos Solidárias: existe há 12 anos em parceria com a Casa da Amizade. As oficinas ocorrem na Casa da Amizade, que cede o espaço para os assistidos fazerem tricô, patchwork, cobertas. Para pessoas que estão em tratamento, já saíram dos tratamentos e que precisam ainda do apoio psicológico, o projeto conta com psicóloga, fisioterapeuta e outras pessoas que auxiliam esse público.
– Ligados: pessoas da área da saúde que vêm falar sobre diversos assuntos para os assistidos.
– Aula de dança: as aulas rendem apresentações de final de ano pelos participantes em eventos. “É uma atividade que estimula bastante e mostra como as pessoas evoluíram porque às vezes mal caminhavam e aparecem dançando”, salienta Jacira Assmann.
– Mãos que se ligam: a Liga pede lã e agulhas para a comunidade e dentro do Centro de Oncologia Integrada do Hospital Ana Nery, nas salas de oncologia e radiologia as pessoas montam os quadradinhos de tricô que depois são unidos em cobertas. Também são feitas polainas, pompons para a fisioterapia, toucas, entre outros. “É uma forma de, enquanto o paciente está esperando para fazer um procedimento, ele interagir com o outro, conversar sobre o câncer, trocar ideias”, reforça a presidente da Liga. 
– Projeto de Interiorização: coordenado pela voluntária Adriana Schneider em conjunto com a Emater-RS. Vai estender a Liga às comunidades e às famílias agrícolas no interior para divulgar a entidade e a questão da prevenção.
– Por amor: “Por me amar, tu cuida de ti”, é a frase que os filhos falam para as mães para que elas previnam o câncer de mama. Antes do Dia das Mães são montados colares de fitas com pérolas de tamanhos diferentes. São cinco pérolas, uma maior no meio, uma média de cada lado, uma pequena e para finalizar um nó, cada uma simbolizando um estágio do câncer. O colar vem com um papelzinho que explica o que cada nó e cada pérola significam. É uma ação feita em algumas escolas e que depois é distribuída pelas crianças que fizeram para suas mães nas festas das escolas e que “chega a muitas pessoas porque uma passa para outra e as mães comentam entre elas sobre o presente”, conta Assmann. 
Confira a nova diretoria:
Presidente: Jacira Assmann
Vice-presidente: Rosane Kessler
1ª Secretária: Janice Ellwanger
2ª Secretária: Marli Fengler
1ª Tesoureira: Maria Bernardete Faria de Souza
2ª Tesoureira: Karla Beurmann Dreyer
Diretora Social: Marla Hansen
Coordenação Liga Jovem: Maristela Dora Hintz Moraes