A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) elegeu, na terça-feira, 25, a diretoria para o biênio 2025/26. O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker (PSB), foi aclamado em eleição de chapa única, tomando posse logo após o pleito. Entre os desafios do setor, em especial em ano de Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, a COP-11, está a valorização do setor e a busca pelo apoio do governo brasileiro ao fim das sansões à cadeia produtiva.
O presidente resaltou que a responsabilidade de estar à frente da Amprotabaco pode ser medida pelos números do setor. Mais de 500 municípios estão envolvidos nessa cadeia produtiva, que nos três Estados do Sul do Brasil envolve mais de 130 mil produtores. “A representação de todo este contingente é um desafio bastante grande, pois falamos de um setor que tem impacto direto na economia e no bem-estar social das comunidades inseridas na cadeia produtiva do tabaco”, avaliou Becker.
Filho de produtores, o prefeito de Vera Cruz mantém o cultivo do tabaco no interior do município e sente-se preparado para conduzir as pautas do setor e ampliar a representatividade em todo o país. “Temos que criar uma agenda de discussões, no âmbito regional, envolvendo os três Estados do Sul do Brasil e o governo federal. Este trabalho deverá anteceder a Conferência das Partes, marcada para novembro deste ano. Por isso, precisamos mobilizar o maior número de municípios envolvidos nesta produção, para que juntos tenhamos vez nestas discussões que envolvem a diplomacia brasileira”, apontou.
Junto com a nova diretoria, o ex-presidente Marcos Vinícius Pegoraro, de Canguçu, foi empossado secretário-executivo da Amprotabaco, cargo até então ocupado pelo ex-prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff. “Nossa gestão foi marcada por grandes desafios, como a pandemia, e os eventos climáticos, como a estiagem e as enchentes. O desafio segue agora na mobilização de um número maior de prefeitos para caminhar junto da nossa entidade”, pontuou.
Amprotabaco 2025/26
Presidente: Gilson Becker – prefeito de Vera Cruz
Vice-presidente: Emerson Maas – prefeito de Mafra
Vice-presidente: Fernanda Sardanha – prefeita de São Mateus do Sul
Vice-presidente: Paulo Joel – prefeito de Boqueirão do Leão
Secretário: Leandro Jasinki – prefeito de Rio Azul
Vice-secretário: Paulo Gilberto Schmitt – prefeito de Progresso
Tesoureiro: Tiago Szortyka – prefeito de Dom Feliciano
Vice-tesoureiro: Mario Cesar – prefeito de São João do Triunfo
Conselho Fiscal: Abner Dillmann – prefeito de Camaquã; Arion Braga – prefeito de Canguçu; Sérgio Moraes – prefeito de Santa Cruz do Sul; Douglas Modesto – prefeito de Ipiranga; Norton Soares – prefeito de Restinga Seca; Rodrigo de Souza – prefeito de Petrolândia