Início Religião Nossa Doutrina – 1

Nossa Doutrina – 1

Odilon S. Blank*

Conhecemos os Espíritos pela linguagem: os superiores usam linguagem digna e nobre; os inferiores utilizam um linguajar trivial, fútil e grosseiro. Alimentam a vaidade e todas as fraquezas dos seres encarnados.
Regra universal: os superiores ensinam que “devemos fazer aos outros o que queremos para nós” e que as paixões animais prendem-nos à matéria. Ensinam que todas as faltas podem ser expiadas para chegarmos à perfeição.
Ninguém se iluda: o estudo do Espiritismo é imenso; interessa a todas as questões da metafísica e da ordem social.
Partiremos agora para perguntas com as respostas, sobre pontos da doutrina espírita, que poderá ajudar a esclarecer as pessoas que ainda não a conhecem.
1-Que é Deus?  É a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
2-O que infinito? O que não tem começo, nem fim; odesconhecidopois tudo o que é desconhecido é infinito.
3-Como provar a existência de Deus? Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e vossa razão responderá.
4-Achar-se ia nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas? Neste caso qual seria a causa destas propriedades? Há sempre uma causa primária. Não podemos tomar o efeito pela causa…
5- O que pensar dos que atribuem à formação primária ao acaso? Um absurdo! Como o acaso pode ser inteligente?
6-Como se revela uma inteligência suprema superior a todas as inteligências? Pela obra! Deus obra pelas leis da Natureza, geradas por Ele.
7-Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus? Não; falta-lhe para isto o sentido.
8-Compreenderá o homem um dia a Divindade? Quando pela perfeição aproximar-se de Deus, ele o verá e compreenderá. Na infância da humanidade, ela o imagina antropomorfo, mas à medida que evolui penetra melhor no âmago das coisas e embora incompletamente, faz uma ideia mais justa da divindade. (continua)

*Aposentado