Tem política no ar
Começa hoje bem cedinho, às 7h no rádio, retornando ao meio-dia, e às 13h e 20h30 na TV, o horário eleitoral gratuito dos candidatos a vereador. Conforme sorteio da Justiça eleitoral, os nomes do PSTU serão os primeiros a se pronunciar. Também hoje tem início as inserções de 30 segundos dos candidatos à Prefeitura, intercaladas durante a programação das emissoras, inclusive aos finais de semana. Amanhã, quarta, tem início os programas dos candidatos à majoritária, agrupados em dois blocos de meia hora, três dias por semana. Os coordenadores de campanha dos prefeituráveis antecipam o foco que cada um escolheu. Veja a estratégia a ser seguida na mídia:
Kelly e Campis (PTB/PP)
Edison Rabuske e Marla Hansen, da coordenação de campanha de Kelly e Campis, dizem que a intenção é mostrar o que foi feito em quatro anos de governo e a necessidade de dar continuidade a esse trabalho. “Muitas obras foram realizadas e nem todas tiveram a divulgação adequada”, sinaliza Marla. O tabaco é uma das bandeiras de Kelly e ganha programa próprio.
A produtora responsável pela mídia é a Signifiq e o tempo da dupla é de 13 minutos e 56 segundos.
Telmo e Helena (PP)
Diego Müller, marqueteiro da campanha de Telmo e Helena, diz que a proposta dos dois é basicamente focada na apresentação de um projeto novo pensando em Santa Cruz para daqui a 40 anos e não apenas 4 anos. A idéia é apostar em assuntos relevantes, questionar o que está errado, mas respeitar as diferenças. Falar nos problemas e propor alternativas de solução. A produtora da dupla é a Redentor Filmes e o tempo na mídia é de 12 minutos e 43 segundos.
Silvério e Carlos (PSTU)
Quem fala pelo PSTU é o próprio candidato a prefeito, Silvério Stölben que faz dobradinha com Carlos Fredrich. Ele diz que o foco é a mudança, enquanto os outros candidatos representam apenas a alternância no poder. O servidor público na busca seus direitos, a educação em turno integral até a 8ª série na rede municipal e a qualidade na Saúde: um Pronto Socorro Municipal porque terceirizar sai caro. A produtora é a Múltipla e o tempo, 3 minutos e 20 segundos.
Agito eleitoral
No sábado pela manhã, a prefeita e candidata à reeleição Kelly Moraes da coligação A Força do Povo esteve na Praça Getúlio Vargas com seus correligionários. À tarde caminhou pelos bairros São João e Aliança. No domingo, esteve em mateada na Avenida do Imigrante. Telmo Kirst de Todos por uma Santa Cruz Melhor fizeram pit stop com adesivagem de carros na Praça da Bandeira no sábado e no Posto do Gordo no domingo. Também caminharam por bairros e visitaram o interior. Silvério Stölben do PSTU fez concentração no sábado na Praça Getúlio Vargas e também panfletagem nos bairros e gravações durante o final de semana.
Facs se reúne com prefeituráveis
Nesta quarta-feira, 22, às 18h, na Câmara de Vereadores, acontece a primeira das três reuniões promovidas pelo Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem do Lixo em Santa Cruz do Sul – Facs, com o candidato Telmo Kirst (PP) e sua vice Helena Hermany (PP). Na outra quarta, dia 29, a reunião é com a candidata Kelly Moraes (PTB) e seu vice Luiz Augusto Campis (PT), desta feita às 19h. O último encontro é com o candidato Silvério Stölben e seu vice Carlos Fredrich (PSTU), no dia 12 de setembro, também às 19h.
Foto: Rolf Steinhaus
Fórum para todos
As reuniões são abertas e prevêem 15 minutos de apresentação do plano de governo de cada candidatura, em especial sobre o tema coleta seletiva e reciclagem, seguindo-se perguntas atinentes ao exposto, conduzidas pela equipe do Facs, que vai expor ainda dados sobre a política nacional de resíduos. A duração total de cada encontro não deve ultrapassar uma hora. Para obter mais informações, ligue 9920 7215.
Comitê Pardo no 4º Desafio Voluntário
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, ou apenas Comitê Pardo, em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, realiza atividade no 4º Desafio Voluntário, na segunda-feira, 27. A ação será uma oficina denominada No Embalo das Águas e contará com atividades práticas por meio de dinâmicas de grupo ao ar livre na Unisc, nas quais serão abordados temas que alertam para a preservação dos recursos hídricos. O ponto de encontro será em frente ao bloco 1 do campus universitário, às 14h. Há disponibilidade de 20 vagas. Mais informações pelo telefone (51) 3717-7460.
Pepe Vargas acendeu uma luz
A visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a Boqueirão do Leão, trouxe um alento ao setor fumageiro. O ministro garantiu que o MDA já solicitou a revogação da resolução 4.107/2012 que restringe créditos do Pronaf. Além disso, ele cumpriu agenda relativa à Jornada de Inclusão Social e Fortalecimento da Agricultura Familiar (foto) com a entrega dos cartões Emergência Rural para agricultores prejudicados pela estiagem. Ele também participou das assinaturas de contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Foto: Divulgação SDR
Agricultores decidem
Além de acenar para a revogação da resolução que exigiria ao fumicultor que 45% da renda da propriedade viesse de outra atividade rural para conseguir crédito junto ao Pronaf, Pepe Vargas também disse que não é verdade que o governo brasileiro queira diminuir a área plantada de tabaco. Segundo ele quem decide são os agricultores, o governo apenas oferece ferramentas para a diversificação.
MDA abre a mão
Durante sua estada no Vale, Pepe Vargas ainda anunciou a doação de retroescavadeiras para municípios brasileiros com até 50 mil habitantes. Benefício vindo do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Norte-Sul em banho-maria
A questão da não construção da ferrovia Norte-Sul em terras gaúchas ainda não está bem clara. Essa é a opinião do deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), coordenador da frente parlamentar de apoio à ferrovia. Segundo ele as informações ainda são limitadas e há que se ir com cautela. Segundo pronunciamentos do governo federal na semana passada, a Norte-Sul reaproveitaria o trajeto da antiga ferrovia que ligava o Rio Grande do Sul a São Paulo.
Pelo sim, pelo não…
Para clarear o assunto e tentar reverter o traçado anunciado da ferrovia em território gaúcho, o deputado federal Sergio Moraes (PTB) providencia audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos (foto) e, da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. As lideranças pretendem provar que a produção agrícola no estado está mais na região Central, especificamente entre os Vales do Rio Pardo e Taquari, do que no litoral, onde se prevê o traçado da estrada de ferro. Porém em função do período eleitoral, a audiência só deve acontecer em 45 dias.
Foto: Divulgação
Clima confunde
Verão em pleno agosto, com regatas, bermudas e havaianas confunde a cabeça de quem baixou do maleiro blusões, casacos e mantas para usar na estação. E a previsão dos institutos de meteorologia é realmente de temperaturas acima da média até o final do mês, porem não descartam a incidência de frio em setembro – mês que entra a primavera. Não é de confundir mesmo? Enquanto isso, os ipês vão aproveitando o calorzinho para colorir a cidade.
Foto: Rolf Steinhaus
Comércio exterior
Na quarta-feira, 22, a ACI e a Gerência de Apoio ao Comércio Exterior – Gecex, do Banco do Brasil, promovem palestra sobre como identificar especificidades estratégicas em operações de empréstimos e financiamentos externos. Quem se interessou pelo tema e quiser assistir a palestra Conhecimento Estratégico em Negócios Internacionais, leva 2 quilos de alimentos não perecíveis, se inscreve com a Carini pelo fone 051 3711 1400 e vai até o auditório da ACI na tarde de quarta, pouco antes das 13h30, que é quando inicia o evento.
Aposentados no Planalto
Uma representação de oito aposentados do INSS de 27 estados, após protestar por mais de duas horas em frente ao Planalto e fechando o trânsito no local, ao lado de inúmeras categorias de grevistas foram recebidos, no Palácio do Planalto, por José Lopes Feijó, assessor especial do ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho. Os aposentados do INSS querem 7,38% de reajuste e o fim do fator previdenciário.
Cara pintada enrugada
Os aposentados entraram no Palácio com os rostos pintados de verde e amarelo, símbolo dos estudantes na era Collor. O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, Warley Gonzalez, que esteve com Feijó, brincou que “na era Collor existia cara pintada nas ruas. Agora, é cara enrugada nas ruas”. Eles prometeram passar a noite na praça dos 3 Poderes e acender 1.500 velas e fazer até um baile para aguentar o frio da noite e a vigília no local. Ele disse que “os aposentados e pensionistas são os únicos que estão sendo roubados porque pagaram a vida inteira sobre sete ou oito salários mínimos e estão ganhando sobre quase um salário”. E completou: “não vamos parar enquanto não derem o que queremos ou algum reajuste”.