Início Colunas Nos Bastidores – 93

Nos Bastidores – 93

Comitiva busca apoio em Brasília

Uma comitiva formada por cerca de trinta representantes da região e alguns do Paraná e Santa Catarina, entre prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e dirigentes de entidades representativas dos municípios e do setor tabaco esteve em Brasília na quarta-feira, 08, em audiência com o ministro Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O assunto girou em torno dos problemas com o crédito concedido aos produtores de tabaco através do Pronaf e das restrições cada vez maiores previstas a partir da COP 5. A senadora Ana Amélia Lemos (PP) acompanhou a comitiva, que esteve inclusive com o vice-presidente.
 
Foto: assessoria Ana Amelia Lemos
A senadora Ana Amelia Lemos (PP) acompanhou a comitiva ao encontro com
o ministro Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA
 
 

Pepe Vargas prometeu intervir para extinguir a resolução
 
Pepe Vargas prometeu intervir junto à presidência do Banco Central para que seja revogada a resolução 4.107, que exige que a atual safra tenha na composição 25% da renda obtida com o plantio de outras espécies, além do fumo, subindo para 35% em 2013 e para 45% em 2014. “Ele reconheceu que os índices são muito altos, impraticáveis”, como contou o presidente da Afubra, Benício Werner de Brasília, por telefone. 
 
Brasil não pode limitar a área plantada de tabaco
 
Quanto à COP 5, o ministro aconselhou que o assunto seja tratado diretamente no Ministério de Relações Exteriores, responsável pela definição da delegação que representará o País. Além disso, afirmou que o Brasil não tem posição de aceitar resoluções que limitem a área plantada de tabaco, ao contrário de comentários que foram divulgados.Um grupo de trabalho formado por representantes das entidades do setor, parlamentares e técnicos do Ministério já está sendo formado para debater a questão e outros assuntos envolvendo a produção de tabaco no País.
 
Foto: assessoria Ana Amelia Lemos
Deputados e prefeitos da região acorreram ao Ministro em busca de auxílio nas questões mais cruciais do momento: crédito e a COP 5
 
 
Michel Temer recebeu o grupo
 
O grupo em defesa do tabaco conseguiu encontro com o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Temer prometeu levar os pedidos relacionados à preocupação da região com relação à COP 5 de novembro na Coreia do Sul, ao Chefe da Casa Civil, ao ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e também à presidente Dilma Rousseff. O ofício entregue reforça o pedido para que o Governo Federal que tenha uma posição “pautada pela coerência e bom senso a ser levada pelos representantes brasileiros para a COP 5. À tarde a comitiva esteve com o ministro Mendes Ribeiro Filho, do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento – MAPA.
 

O perigo da COP 5
 
A Conferência das Partes, a COP 5, reúne os países signatários da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco – CQCT. O encontro acontece em novembro, em Seul, Coréia do Sul, e tem como tema principal os artigos 17 e 18 da CQCT, que abordam, respectivamente, alternativas à produção e comercialização do tabaco; proteção do meio ambiente e à saúde das pessoas em relação ao meio ambiente. O relatório preliminar que será discutido na COP5 já foi elaborado e o Brasil já fez as suas considerações sobre o mesmo, sem que os agentes da cadeia produtiva do tabaco e a classe política discutissem a posição adotada. Neste relatório estão graves restrições à produção do tabaco.
 
Novos Rumos entrega demandas à Kelly e Campis 
 
A Associação Santa Cruz Novos Rumos – Ascnor, na pessoa do presidente Flávio Haas, entregou na manhã de ontem, 08, um dossiê contendo 34 demandas do município para os candidatos da coligação A Força do Povo, Kelly Moraes (PTB) e Luiz Augusto Costa a Campis (PT). A entrega ocorreu no Espaço Assemp no Parque da Oktoberfest na presença de empresários e representantes de entidades. Haas frisou que “não é para criticar o que não foi feito no passado que o dossiê foi elaborado, mas para as entidades pela Ascnor representadas se integrarem ao processo”.
 
Fotos: Rolf Steinhaus
Flávio Haas apresentou o dossiê das demandas elencadas aos candidatos e empresariado e entidades presentes
 
 

Dossiê com 34 pontos para focar
 
O dossiê, que elencou 34 demandas prioritárias em várias áreas, é fruto do trabalho de 64 organizações que integram o conselho da Ascnor. As demandas focam principalmente no desenvolvimento econômico e na melhoria da infraestrutura urbana e rodoviária, mas passam pela educação, saúde, gestão pública, esporte, turismo e tecnologia. Em nível estadual aparece a duplicação da RSC 287 e, em nível federal a inclusão da região da rota da Ferrosul. Um dos pontos fortes do dossiê e a implantação de um novo e mais ágil, logisticamente falando, Distrito Industrial. Demanda comentada por Kelly Moraes, que ressaltou a impossibilidade de fazê-lo em quatro anos. “Se alguém prometer, pode desconfiar”, brincou bem humorada.
 
 
Anteprojeto
 
Campis falou do anteprojeto da dupla para a Prefeitura nos próximos quatro anos, o qual será debatido com a União das Associações de Moradores de Bairros de Santa Cruz do Sul – Uambsc, na segunda-feira, 13 e, na sequência, com várias outras lideranças. O anteprojeto contempla uma série de ações como a construção do Centro Administrativo Municipal, a implantação do pólo tecnológico na área finalmente doada pelo estado ao município, da Escola Murilo Braga de Carvalho, para o qual já foram levantados R$3,5 milhões em recursos federais. “Quem mora no município sabe onde aperta o sapato”, sintetizou ao final. Kelly Moraes disse que as demandas entregues pela Santa Cruz Novos Rumos serão levadas em conta. “Uma grande equipe está envolvida na elaboração do nosso plano de governo e essa iniciativa da associação só vem a somar”.
 
O presidente da Ascnor, Flávio Haas, a candidata à reeleição Kelly Moraes e o vice Luiz Augusto Costa a Campis, da coligação A Força do Povo
 
 

Tabaco do bem
 
O tão atacado tabaco pode se tornar remédio para a cura do câncer de fígado e da hepatite C. Estão sendo feito estudos junto à Universidade de Madrid e técnicos de lá vieram a Santa Cruz para viabilizar a possibilidade, que inclusive já tem investidores interessados na cidade. A pedra no sapato foi obter licença em Brasília – 5 anos de luta – para desenvolver tais pesquisas, destacou o candidato à reeleição como vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis. Outra alternativa com o tabaco é a produção de energia, onde pesquisadores italianos em parceria com a Unisc e Prefeitura já estão trabalhando. O tabaco se presta a ser modificado geneticamente e muito pode ser feito, destacou Campis, que viu até fumo fosforescente nos laboratórios, conforme contou.
 

Na sequência
 
Na próxima sexta-feira, 10, o mesmo dossiê será entregue aos candidatos Telmo Kirst (PP) e Helena Hermany (PP), da coligação Todos por uma Santa Cruz Melhor. Os candidatos Silvério Stölben e Carlos Fredrich, ambos do PSTU, também recebem o documento em data a ser agendada.
 
 
 
Parques Tecnológicos 
 
A palestra “Parques Tecnológicos: Contribuição para a diversificação econômica e o desenvolvimento local e regional” com Cleber Prodanov, Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é a pedida para a terça-feira, 
15, a partir das 11h30 no Espaço Assemp. A promoção é da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e conta com apoio da Unisc e Assemp. Importante a presença de empresários: “temos que alicerçar essa ponte que é muito frágil, entre a pesquisa e a concretização”, conforme externaram os organizadores. Para informações, fone 3713 1191, da Novos Rumos.
 
 

Instalado semáforo na esquina dos Correios 
 
A partir de hoje, 09, o trânsito no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Venâncio Aires, passa a ser controlado por um semáforo (foto). O equipamento foi acionado ontem, logo após a remoção o pórtico de sinalização que foi colocado há alguns meses no local como medida preventiva aos acidentes, mas não foi suficiente. Nas primeiras horas de funcionamento, o semáforo não conseguiu conscientizar os motoristas que subiam pela Julio de Castilhos, que atravessavam no sinal vermelho descuidadamente, conforme assinalou o secretário Aldorino Melchiors, dos Transportes e Serviços Públicos.
 
Fotos: Rolf Steinhaus
Sinaleira foi acionada ontem, após retirada do pórtico de sinalização na
esquina da Rua Julio de Castilhos com a Rua Venâncio Aires
 
 
 
 
PT/RS à beira de um ataque de nervos 
 
Lideranças importantes do PT no estado vêm apresentam desempenho eleitoral abaixo do previsto. O deputado Adão Villaverde não ascende nas pesquisas na corrida à Prefeitura em Porto Alegre, e outros estão sendo impugnados em importantes municípios. Em Sapiranga, no Vale do Sinos, Egon Kirchheim teve a candidatura cassada, tirando a paciência do deputado Raul Pont, presidente estadual do partido, que chamou os membros do TRE de “um bando de sem vergonhas”.
 
Mais impugnações
 
As impugnações do prefeito Tarcisio Zimmermann, Novo Hamburgo, e do deputado Daniel Bordignon de Gravataí, foram outras duas péssimas notícias para o PT gaúcho. Eles foram incluídos na Lei da Ficha Limpa, porque foram condenados em primeiro grau e por colegiado de grau superior. O substituto para Novo Hamburgo é o deputado estadual Luís Laudermann e para Gravataí, a vereadora Tânia Ferreira.
 
 
Simples assim
 
A colunista Rosane de Oliveira, da Zero Hora, definiu bem o andamento do julgamento do Mensalão: a sustentação oral dos advogados dá para resumir em 140 toques: todos declaram que seus clientes são inocentes.
 
 
Áreas indígenas e quilombolas
 
A Comissão Especial para Discutir a Situação das Áreas Indígenas e Quilombolas, realizou na terça, 7, reunião para definir o calendário de audiências públicas em Porto Alegre e no interior. A pedido do deputado Edson Brum (PMDB), o assunto será debatido em Rio Pardo no dia 10 de setembro. O município possui uma área chamada Rincão dos Negros, envolvida nas discussões de desapropriação. Os demais são: 20 de agosto, Porto Alegre; 24 em Getúlio Vargas e Marau; 27 em Constantina e 17 de setembro novamente na capital.
 
 
TCE disponibiliza Portal de dados abertos
 
O Tribunal de Contas do Estado lançou, na terça, 7, o portal de dados abertos da instituição (). No novo espaço virtual estão disponíveis informações da receitas e despesas de prefeituras, câmaras, fundações e autarquias desde o exercício de 2006. O Portal foi apresentado pelo diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes. Para ele, a disponibilização das informações na formatação de dados abertos irá proporcionar novas alternativas de controle social.
 
 
Brahmafest
 
Iniciado no Facebook movimento para incluir cervejas artesanais na Oktoberfest Santa Cruz (página de evento: Queremos Cerveja Artesanal na Oktoberfest) que, no entender dos organizadores está virando uma Brahmafest por conta do contrato fechado com a marca. Segundo eles, na Oktoberfest Blumenau se encontra marcas como Kölsch, Strong Golden Ale, Oktoberfest, Rauchbier, Weizenbock, Imperial Stout, Weizen, Pilsen, Vienna, Pale Ale e Red Ale, sem falar nas cervejas importadas Erdinger, Paulaner, Hoergaarden, Franziskaner, Brooklyn, Leffe e Stella Artois. O mesmo ocorre na Oktoberfest da Alemanha, onde dezenas de cervejarias, cada uma responsável por servir a bebida e pela ornamentação das tendas cervejeiras, fazem a alegria do visitante. A página, criada por Gustavo Brixner, no primeiro dia de criação já fechou com duas centenas de participantes. 
 
Foto: arte divulgação 
 
 
Engavetado
 
Há alguns anos houve projeto que previa a instalação de uma cervejaria artesanal nos fundos da Bierhaus, onde o visitante da Oktoberfest poderia apreciar a produção da cerveja, além sem dúvida, de degustar o produto artesanal. Porém a proposta esbarrou na exclusividade com a cervejeira que abastece a festa.
 
 
Petrobras e seu 1º prejuízo em 13 anos
 
Após o anúncio do prejuízo trimestral de R$ 1,3 bilhão, a instabilidade financeira deve continuar para a Petrobras até 2014, o que, na teoria, torna as ações da empresa interessantes para quem pretende comprar na baixa e vender em alta. Contudo, ressaltam os especialistas, o período de superfaturamento das ações da estatal ficou no passado e a valorização não deve ser muito alta. Já para os investidores que têm papéis da estatal, a indicação é mantê-los e evitar vendas em curto prazo.
 
 
O motivo da queda
 
Segundo a Petrobras, no segundo trimestre de 2012 a empresa apresentou seu primeiro prejuízo em 13 anos. Para os analistas que cobrem a empresa os três principais motivos foram: desvalorização do real frente ao dólar, necessidade de importação maior dos derivados de petróleo e prejuízo decorrente de 41 poços secos ou subcomerciais, especialmente em áreas
de novas fronteiras, perfurados entre 2009 e 2012.
 
 
Saída administrável, porém indesejável
 
O presidente do Eurogrupo (ministros das Finanças), Jean-Claude Juncker, acredita que uma saída da Grécia da Eurozona seria “administrável, mas não desejável”, em entrevista divulgada na terça-feira. “Seria um processo administrável nas condições atuais, mas não é uma saída desejável porque acarreta grandes riscos, sobretudo para as pessoas mais humildes na Grécia”, declarou Juncker à uma rede de televisão. Ele Juncker ainda fez comentários fortes em relação à Alemanha, frequentemente criticada na Europa por sua intransigência na gestão da crise da zona do euro. “Muitos alemães, assim como uma parte da imprensa alemã, falam da Grécia como se fosse um povo que não pode ser respeitado. Não é este o caso”, pontuou. “Devemos voltar a nos amar”, concluiu Juncker.
 
 
Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas
 
O Plenário do Senado aprovou, na terça, 7, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposta, aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria, apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), agora segue para a Câmara dos Deputados onde também precisará ser aprovada em dois turnos. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado
 
 
Calendário eleitoral
 
Neste domingo, 12, finda o prazo para o juiz eleitoral realizar sorteio para escolha da ordem de veiculação da propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito no rádio e TV. 
 

Pedidos de falência crescem 22% em 12 meses
 
O número de pedidos de falência no país cresceu 29,4% em julho na comparação com o mês anterior. Os dados são da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito. A pesquisa aponta que, em relação ao mesmo mês de 2011, os pedidos de falência cresceram 22,2%. No acumulado do ano o número de pedidos de falência teve crescimento de 17,4% contra o mesmo período de 2011. No entanto, de acordo com o levantamento, as falências decretadas tiveram queda de 10,2% em julho. Sobre julho do ano passado, o número de falências decretadas caiu 25,4%. Ainda assim, houve aumento no número de falências decretadas no ano de 0,8% no ano ante mesmo período de 2011.