Início Colunas Nos Bastidores – 92

Nos Bastidores – 92

 

Vaca tem mais direito que o fumante

Representantes de vários países estiveram na Afubra (foto), na sexta-feira à tarde, para ouvir o diretor executivo da International Tobacco Growers Association (ITGA) nas Américas falar sobre o que promete a Conferência das Partes – COP 5 que acontece em novembro na Coreia. Antonio Abrunhosa lembrou que nos últimos quinze anos a vida dificultou na cultura do tabaco e que hoje na Europa a vaca tem mais direitos que os fumantes. “Vamos chegar ao limite de não poder fumar na praia”, profetizou, assinalando que na Suíça qualquer turista pode fumar maconha livremente, mas não pode fumar cigarro.
 
Fotos: Rolf Steinhaus
 

 
30 milhões de novos consumidores na China
 
Segundo Abrunhosa a produção de tabaco no mundo não vai parar, à mercê de a OMS a ter eleito como principal motivo de doenças. “Nos últimos dez anos a China registrou 30 milhões de novos fumantes”, pontuou. Mas ele entende que a diversificação de cultura não se dá de um dia para outro. Na África foram feitos estudos sobre a produção de páprica (uma espécie de pimenta) que poderia ser cultivada no Brasil, “porém, exportado o necessário, não haveria mercado para os excedentes”, analisa.
 
Abrunhosa ao microfone e na mesa oficial, Heitor Schuch, Benício Werner, Jorge Nestor – presidente da ITGA, Kelly e Sergio Moraes
 
 
Emprestam prá galinha, mas não emprestam pro tabaco
 
“Na dimensão territorial do Brasil custaria centenas de milhões de dólares para implantar uma nova cultura”, comenta o diretor da ITGA, “o que torna inviável de imediato. E sem nenhuma alternativa viável não dá para dizer aos produtores que têm que reduzir a produção”, reforça. Ele ainda comenta que se o Malawi, maior produtor na África fosse obrigado a reduzir a produção, seria a miséria total. E mais uma vez repete que não entende porque a OMS está tão arraigada nesta intenção de “quebrar” a produção brasileira, acabando com a assistência técnica e com os empréstimos aos produtores. “Podem emprestar prá galinha, mas não emprestam pro tabaco”, alfinetou o dirigente português.
 
 
 
ITGA não vai amolecer
 
Abrunhosa anunciou que o ITGA vem realizando uma vasta ação nos países produtores, que recentemente agendou encontro na Ásia e outros continentes, para sensibilizar os governos. “Vamos participar ativamente”, declarou. “O fumo não vai acabar em vinte anos, se há fumadores vai haver tabaco”, endossou.
 
Onde acontece a COP 5
 
Antonio Abrunhosa foi à Coreia do Sul investigar onde acontecerá a COP 5, uma vez que no Uruguai, na COP 4, a comitiva brasileira praticamente ficou do lado de fora e assistiu por telão muitos dos pronunciamentos – fazer uso da palavra então, nem pensar. Ele descobriu que a sede será no maior centro de conferências do mundo, “uma verdadeira cidade subterrânea, junto ao maior centro comercial da Ásia”, conforme descreveu. Moeda local, o won sul-coreano e idioma, o coreano – dois empecilhos a mais na rota dos brasileiros – mas a distância e o custo é o que mais assusta, diz ele. É preciso ter visto de turista.
 
O presidente da International Tobacco Growers Association – ITGA, Jorge Nestor participou do evento na Afubra
 
 
Delegação brasileira
 
O ITGA está garantindo desde já reservas em hotel e reserva de um escritório em local próximo para servir como base logística da delegação do setor tabaco, atualmente estimada em 60 pessoas. “Se for preciso aumentamos os espaços”, adiantou Abrunhosa convidando a todos que pudessem ir. A COP 5 estava prevista para Genebra, na Suíça, mas o governo da Coreia se ofereceu para sediar e mesmo frente algumas posições contrárias não abriu mão. Muitas dificuldades estariam minimizadas na versão anterior.
 
 
Ir a nado até a Coreia
 
O deputado federal Sergio Moraes (PTB) participou do encontro e registrou: “Não somos mais que cinco na defesa do tabaco na Câmara. Lá se fala em algodão, soja, arroz, mas quando se fala em tabaco as pessoas começam a desaparecer de dentro da sala”, ilustrou. Criticou ainda os empecilhos na participação do setor e a distância e custos para levar um grupo de produtores à Coréia. “Pena que a água do oceano é muito fria senão nossos colonos iam a nado até a Coréia!”, encerrou, dizendo que gaúcho não se mixa pras dificuldades. 
 
 

Base de prefeitos
 
Abrunhosa pediu ao presidente da Amvarp, João Davi Goergen, prefeito de Boqueirão do Leão, que possibilitasse junto à entidade representativa da região, a criação de uma base para coordenação dos prefeitos das zonas de produção de tabaco de todo o Brasil.
 
 
 
Só na espera
 
O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, chamou a atenção para o fato que os Estados Unidos, Argentina, Malawi e Indonésia estão em stand-by aguardando que o governo brasileiro cause tanto transtorno junto aos seus produtores, que acabe abrindo espaço para que eles aumentem sua produção e ocupem nosso espaço. Iro ainda chamou a atenção do presidente da Amvarp, João Davi Goergen (PT), que está na hora de aproveitar que o ministro Pepe Vargas (PT/RS) é da mesma sigla, e aproximá-lo dos interesses da região.
 
Iro Schünke (à esquerda, na plateia): alerta para possível estratégia internacional
 
 
Guerra de negócios
 
“Estamos no meio de uma guerra da indústria farmacêutica contra o setor tabaco, porque querem substituir o cigarro por uma pastilha argentina para parar de fumar – é uma guerra de negócios. Ao que se sabe até Bill Gates tem investimentos massivos na indústria farmacêutica”, pontuou o dirigente do SindiTabaco.
 
 
 
Assunto vai à Brasília
 
Lideranças do setor vão à Brasília nesta quarta, 08, para debater as restrições de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. Nesta segunda, 06, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires ocorreu audiência pública para juntar munição para o encontro na capital federal com os ministros de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e de Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. 
 
 
Points eleitorais
 
Os points eleitorais se definiram: Kelly e Campis no Monumento ao Imigrante, Helena e Telmo na Praça da Bandeira, para os bandeiraços e mateadas – um corpo a corpo com o eleitor. O PSTU ainda não delimitou território – promove mobilizações em causas que defende.
 
Fotos: Divulgação RJ
 
 
 
 
 
Fim de semana cheio
 
O fim de semana foi corrido para os candidatos à majoritária – Kelly participou do jantar de lançamento da Semana Farroupilha em Monte Alverne, da feijoada beneficente do Lions Raio de Sol no Avenida, de almoço na Comunidade Santa Clara do Bairro Esmeralda e do Mercado das Pulgas em Rio Pardinho. Isso tudo no domingo. No sábado, fez caminhada com militantes no Bairro Cohab.  Telmo e Helena promoveram Caminhada da Água (mote principal da campanha) pelo centro na manhã de sábado, com a presença de José Alberto Wenzel e apresentaram o jingle oficial da campanha. Telmo também participou de quermesses, esteve no Mercado das Pulgas de Rio Pardinho e da homenagem aos 50 anos de ordenação de Dom Sinésio Bohn. Silvério Stölben e Carlos Fredrich, candidatos do PSTU à Prefeitura, participaram de reuniões com a Executiva e visitas a apoiadores em vários bairros. 
                                       
 
Cremers debate sobre ética médica 
 
No dia 10, sexta-feira, o Cremers realiza o fórum Problemas Éticos e Legais na Prática Médica, no anfiteatro do Direito (bloco 18) da Unisc. O evento tem parceria do Cremers com a Faculdade de Medicina da Unisc, e traz palestras e mesas redondas sobre o Código de Ética Médica, a importância do prontuário e do consentimento informado nos processos de erro médico, aspectos da terminalidade e do sigilo médico e as relações entre médicos, hospitais e convênios.  O Fórum acontece a partir das 8h30 até às 17h. Informações pelo telefone 51 3219-7544, ramal 243. O evento é coordenado pelo vice-presidente do Cremers, Fernando Matos, e pela coordenadora da Medicina da Unisc, Susana Fabíola Mueller.
 

Maria da Penha aniversaria hoje
 
A presidente do Conselho da Mulher de Santa Cruz do Sul, Susana Teresinha Gaab, convida para ato público neste terça-feira, 07, no Praça Getúlio Vargas, em comemoração ao 6 anos da sanção da Lei Maria da Penha. A mobilização quer conscientizar e reforçar o teor da Lei e conta com a parceria de diversas entidades como a Frente Parlamentar dos Homens da Câmara de Deputados, o PPV, Delegacia da Mulher e outros Conselhos constituídos. O ato tem início às 9h e término previsto para às 16h.
 
 
Philip Morris abre inscrições para trainee 2013
 
A Philip Morris Brasil inicia o processo seletivo para trainee 2013. Podem se inscrever formados em curso superior entre dezembro de 2008 e dezembro 2012. O programa visa selecionar jovens profissionais em busca de oportunidades para o desenvolvimento de sua carreira profissional. A PMB é uma empresa líder mundial no seu setor de atuação e oferece a possibilidade aos trainees de vivenciar uma experiência profissional enriquecedora, em um ambiente de trabalho globalizado. As vagas são nas áreas de Vendas e Logística, Marketing, Finanças, Operações Industriais, Recursos Humanos, Assuntos Corporativos e Aquisição de Tabaco. É preciso ter também inglês fluente e mobilidade para trabalhar em diferentes locais. 
 
 
Oportunidade de alavancar carreira
 
As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro de 2012 pelo site www.traineephilipmorris.com.br. O programa tem duração de um ano, com início em janeiro de 2013. A empresa oferece um conjunto de benefícios competitivos em relação aos praticados no mercado, entre os quais a admissão como funcionário desde o início do programa. O processo seletivo inclui avaliações realizadas via internet e presenciais, dinâmicas de grupo e entrevistas com os gestores da empresa.
 
 
 
Ajesc e os primeiros socorros
 
Lembrando que também hoje, 07, acontece outra reunião-almoço da Ajesc, no Quiosque, desta feita com a participação do Sargento Souto, do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, que fará apresentação sobre Primeiros Socorros. Início às 12h.