Eleições 2012
O juiz Sadilo Vidal Rodrigues da 40ª zona eleitoral, na tarde de quinta-feira, no salão de júri do Foro de Santa Cruz, deu início à formalização de algo que vem sendo trabalhado de longa data – o pleito eleitoral de 2012. Apresentou a equipe: com ele na 40ª zona, a promotora Maria Fernanda Cassol Moreira e o chefe de Cartório Jaime Vieira Melchionna. Pela 162ª zona eleitoral, o juiz André Luís de Moraes Pinto, a promotora Vanessa Saldanha de Vargas e o chefe de Cartório Luiz Claudio Costa.
Fotos: Rolf Steinhaus
Competência
Os oito municípios da região atendidos pela justiça eleitoral daqui foram assim distribuídos: a 40ª zona atende Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu e Santa Cruz do Sul (aqui apenas com registro de candidaturas e prestação de contas). Nos demais municípios atende também propaganda eleitoral. A 162ª zona atende Santa Cruz (apenas propaganda eleitoral) e Passo do Sobrado, Vera Cruz, Vale Verde e Vale do Sol, com registro, propaganda e prestações de contas (que vem com muitas alterações neste pleito, muito mais rigorosa). O juiz Sadilo Vidal Rodrigues (foto) fica responsável pelo registro de candidaturas, diplomação e prestação de contas e o juiz André Luís Pinto, pelas questões referentes à propaganda eleitoral, que não são poucas.
O jogo eleitoral tem regras
“O jogo eleitoral tem regras e é esse jogo que estamos começando a jogar”, frisou o juiz André Luís Pinto (foto), lembrando que é necessário estar atento aos princípios eleitorais. Quanto à propaganda eleitoral não houve mudanças significativas desde o último pleito, conforme analisa.
Registro de candidaturas
“Não é interessante a nenhum partido indicar candidatura alguma que possa vir a ter registro indeferido”. Este foi o recado do juiz Sadilo Rodrigues aos advogados dos partidos. Podem entrar com recurso e até poderão se eleger, mas terão candidatura cassada e os votos considerados como nulos para o candidato e para o partido que não os poderá aproveitar para outro candidato que deixou de se eleger.
Calendário das propagandas
As propagandas intrapartidárias, que focam no convencimento do cidadão, já estão liberadas e veiculando. No dia 06 de julho libera a divulgação de propaganda eleitoral dos candidatos via internet, redes sociais, e-mail (desde que contenha condições para o descadastramento e o façam dentro de 48h se pedido). A propaganda em cartazes não pode exceder 4 metros quadrados – o conjunto não pode passar disso (nas eleições de 2010 foi fato comum). Não podem ser veiculados em vias públicas ou canteiros – cavaletes e bonecos serão permitidos, mas entre 6h e 20h. A propaganda recolhida pela justiça não será devolvida.
Rádio e TV
No dia 21 de agosto começa a propaganda no rádio e TV – período que vai até 04 de outubro, último dia de propaganda no rádio e TV, bem como realização de debates. No dia 5de outubro encerra a propaganda na mídia escrita e no dia 6, é o último dia de propaganda com amplificadores de som, distribuição de material gráfico e carreatas. As pesquisas eleitorais podem ser divulgadas até mesmo no dia das eleições, 7 de outubro. Manifestações silenciosas também podem ocorrer como uso de broches, bandeiras e adesivos, mas as ditas “boca de urna”, só após o encerramento do pleito. Fiscais não podem usar camiseta do partido. A propaganda em jornal deve contar de forma visível, o valor pago pela inserção do anúncio.
Eleitor incomodado, antipatia pelo candidato
“É na propaganda eleitoral q se identificam mais problemas”, pontuou a promotora Vanessa Saldanha (foto), que alerta: “eleitor incomodado ganha antipatia pelo candidato”. Prédios públicos (escolas, prefeituras, fórum e outros) não podem abrigar em seus estacionamentos, carros com adesivos partidários, ainda que sejam de particulares e não de servidores. “O melhor fiscal de uma eleição são os próprios candidatos”, atenta a promotora, uma vez que serão os maiores prejudicados com qualquer irregularidade.
Doações
Doações de qualquer natureza feitas pelos candidatos, partidos ou coligações, do churrasco ao boné promocional estão proibidas. O showmício também está vedado. Candidato artista pode continuar fazendo shows porque se configura no seu trabalho. Candidatos também não podem comparecer a inaugurações de obras públicas.
Denúncias
Denúncias somente com identificação do responsável – anônimas não serão aceitas – a identidade pode ser preservada, mas tem que ser informada. “Não queremos denúncias levianas, anônimas, por telefone (apenas escritas e assinadas). Denunciem, mas nos tragam elementos”, reforçou a promotora Maria Fernanda Cassol Moreira (foto).
Igualdade
“A busca maior de um juiz eleitoral quando entra é proporcionar igualdade de condições. Tudo começa no bom senso – quando um candidato faz coisas que desequilibram uma eleição, é porque entra a emoção”, frisou o juiz eleitoral da 40ª zona Sadilo Vidal Rodrigues. “Se a igualdade estiver sendo quebrada, vamos interferir”, alertou.
Duplicação RSC 287
Na segunda-feira, 18, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, volta a Santa Cruz do Sul para anunciar a ordem de início do projeto de duplicação da RSC 287, no trecho entre Venâncio Aires e Candelária. A visita do secretário inclui almoço com prefeitos, vereadores e lideranças da região no Quiosque, seguido de coletiva à imprensa. Às 14h ele participa de audiência no Ministério Público sobre o trevo Fritz e Frida.
Câmara
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul chamou os três últimos classificados no concurso – uma contadora: Sandra Gilvana Franke e dois agentes de apoio administrativo: Anderson Paulo Schmidt e Fauze Cruz da Rosa. Eles têm vinte dias para apresentar documentação e assumirem as vagas. Com isso fecham as cinco vagas do concurso (o advogado e o motorista já assumiram).
Mercur lança nova embalagem
Lançada recentemente a nova embalagem da bolsa para água quente Mercur, um dos produtos mais tradicionais da empresa, criada pela D-SIGN em parceria com a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.
A principal mudança foi a troca da matéria-prima, que deixou de ser o clamshell (plástico). A nova caixa é produzida 100% em papel oriundo de fonte renovável (70% do material é virgem e 30% do material é reciclado), com certificação FSC® – Forest Stewardship Council™. Assim, a empresa deixa de consumir aproximadamente 20 toneladas de material não renovável por ano. As tintas utilizadas na impressão são atóxicas, a cola é à base de amido e o verniz é à base d’água, sendo biodegradável.
Caixa com informações em braile
A nova embalagem está disponível em dois tamanhos, com formato que permite melhor aproveitamento de espaço no transporte e armazenamento da peça. A redução é de 31% a 45% do volume ocupado no transporte e armazenamento. A nova embalagem da Bolsa para Água Quente possibilitou um maior detalhamento de informações importantes, como indicações, modo de usar e sobre a matéria-prima usada no produto. Foram incluídas algumas informações em braile, para proporcionar, de forma autônoma, a identificação do produto por pessoas com deficiência visual.