Início Colunas Nos Bastidores – 7

Nos Bastidores – 7

 Hospital público

O coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS, Paulo Augusto Gomes, palestra na segunda-feira, 05, no Auditório do Centro Regional de Cultural de Rio Pardo, a partir das 20h, sobre “Projeto Hospital Público em Rio Pardo”.
 
Em clima de animosidade
A Prefeitura jura que foi para disciplinar, mas o expressivo aparato de segurança utilizado na audiência pública da água nesta quinta-feira, chamou a atenção de quem esteve na Câmara de Vereadores. Inúmeros guardas-municipais armados (fotos) marcaram presença, desde o hall de entrada incluindo correntes de segurança nos acessos à tribuna. O fato rendeu inúmeros comentários e reclamações dos próprios vereadores que disseram nunca ter a Casa visto tamanho exagero, nem em visitas oficiais. “Eles (os guardas) têm mais o que fazer”, disparou Hildo Ney Caspary (PP), em reforço à reclamação anterior do colega Hermany (PP).
 
Foto: Rolf Steinhaus

Quem sabia?
Outra reclamação foi a pouca divulgação dada ao evento público. O procurador jurídico Luciano Almeida garante que os quesitos legais foram respeitados. Menos de cem pessoas foram à Câmara.
 

Um cidadão santa-cruzense na presidência da República
Com a viagem de Dilma à Caracas e com o vice Michel Temer em viagem ao exterior, Maia passou a despachar na tarde de ontem, 1º, no gabinete da Presidência da República, no terceiro andar do Palácio do Planalto.  Pela primeira vez no governo Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, segundo na linha sucessória, assume a cadeira como presidente em exercício. Maia recebeu título de cidadão santa-cruzense em 02 de maio deste ano.
 
Cadeia produtiva do tabaco vai a Brasília
Representantes da cadeia produtiva do tabaco e autoridades das principais regiões produtoras do País embarcam para Brasília esta semana em busca de um maior equilíbrio na discussão sobre as consultas públicas 112 e 117, da Anvisa. A audiência, marcada para a terça-feira, 06, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson (SPRN, Asa Norte), em Brasília, objetiva obter subsídios e informações adicionais às propostas de Resolução publicadas no final de 2010.  As consultas versam sobre a produção do tabaco tipo Burley, indispensável à fabricação do cigarro produzido e consumido no Brasil, embalagens, materiais de propaganda e exposição de produtos derivados do tabaco em pontos de venda. 
 
A síndrome do ninho vazio
Já se dissemina pela cidade a síndrome do ninho vazio – depois de perder o HPS Regional para Rio Pardo, provavelmente perder o aeroporto regional para Venâncio Aires, a cidade vê agora escoar por entre os dedos o circo da Stock Car, que em 2012 vai rodar no Velopark em Nova Santa Rita e no Tarumã em Viamão. E todas as perdas vinculadas a questões políticas de força e/ou iniciativa.
 
Tabacos Marasca – 15 anos
A fumageira venâncio-airense com filial em Cerro Grande do Sul, Tabacos Marasca, comemorou no dia 25, com os colaboradores das duas unidades, os 15 anos de atividades. Na belíssima ocasião, que teve como cenário a Sociedade Leituras, foi premiado o funcionário com 15 anos de casa, Renato Schuch Correia – diretor de produção, e, distribuídos muitos brindes e um cabernet exclusivo do debut da empresa. O presidente Moacir Marasca em companhia da esposa Vânia e dos filhos Maciel, Marconi e Mailson, recepcionou os cerca de 260 convidados.
 
 
Foto: Divulgação RJ
Vânia e Moacir Marasca, o casal presidente: diversão junto aos colaboradores
 

Desenvolvimento regional
O deputado Heitor Schuch (PSB) acompanhou na tarde de terça, 29, comitiva local em audiência com o secretário estadual do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, em Porto Alegre. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Jasper, entregou pauta de sugestões para o fomento da região, entre as quais a criação de um escritório regional da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – AGDI, em Santa Cruz do Sul, para cuidar das políticas econômicas do Vale do Rio Pardo, Centro Serra, Jacuí Centro e Vale do Taquari. Flávio Haas falou sobre o aperto criado por políticas antitabagistas.
 
Foto: Tuca

Duplicação da RSC 287 nas demandas
A comitiva destacou a importância da duplicação da RSC 287, da
inclusão da região no traçado de construção da Ferrovia Norte Sul e da
cedência de um prédio do Daer em Santa Cruz para a construção de um centro de eventos. Participaram da reunião, representando o Governo do Estado, o diretor-presidente do Badesul, Marcelo Lopes, e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Junico Antunes. Entre as entidades, ACI, Sinduscon, Assemp, Federasul, Sinplast, Unimed, Fiergs, Sindilojas e Santa Cruz Novos Rumos.
 
Leilão de veículos da Universal Leaf Tabacos
Amanhã, 03 de dezembro, a partir das 10h acontece na BR 471, km 129,8, portaria 3, do Distrito Industrial, o leilão de veículos da Universal Leaf Tabacos. Informações:  (51) 9994 0897 ou  www.scholante.com.br.  Vistoria hoje, 02, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, e amanhã, sábado, 03, a partir das 8h.