Início Colunas Nos Bastidores – 61

Nos Bastidores – 61

Estiagem

Estudo desenvolvido pelo Conselho Agropecuário, que reúne várias entidades do setor, diagnosticou situação alarmante no interior devido à seca. Os hortigranjeiros são a cultura mais afetada, seguidos das pastagens de inverno que não terão como se desenvolver e acabarão afetando a produção leiteira, adiantou a secretária Iraci Paulus, da Agricultura. A falta de água até mesmo para uso humano é o problema mais grave. Para Iraci, é hora de decretar situação de emergência, pois os prejuízos aumentaram, segundo o levantamento feito. O coordenador da Defesa Civil José Osmar Ipê da Civil, porém disse que ainda precisa de mais subsídios para fazer o decreto e viabilizar sua homologação. “Tem que ser bem feito”, resumiu Ipê.
Foto: Rolf Steinhaus
Enquanto a chuva forte não vem, Rio Pardo (em Pinhal, entre Sinimbu e
Passa Sete), agoniza e preocupa campo e cidade
 
Concurso teve 274 recursos
Ingressaram com recurso pedindo anulação da prova ou ao menos de algumas questões do concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por questões reutilizadas de outras provas, falta de informação e impedimento de realizar o exame, entre outros motivos alegados, 274 candidatos. O prazo para recurso encerrou às 17h de ontem e segundo a secretária de Administração, Maria Eliane Noronha da Rosa, é um número baixo, levando em conta o universo de 15.546 candidatos inscritos. Os recursos foram encaminhados a Consesp, empresa responsável pela organização do concurso e devem ser julgados até o dia 6 de junho, quando será publicada a classificação provisória.
 
Audiência pública discute futuro dos pedágios
Assembleia Legislativa realiza encontro em Santa Cruz na segunda, 28, para analisar propostas para o futuro das áreas pedagiadas, com lideranças dos Vales Rio Pardo e Taquari. Os contratos atuais vencem em dezembro de 2013. O relator da Subcomissão dos Pedágios, Gilmar Sossela, diz que já foi possível colher algumas impressões nos encontros realizados até agora, dos onze programados no Estado, nos sete polos concedidos e nas três áreas de pedágios comunitários. O debate acontece quando a Assembleia discute a criação de uma estatal para a gestão das concessões. A audiência pública em Santa Cruz é às 9h30, na Câmara de Vereadores, com deputados, concessionárias, promotores, Daer, Tribunal de Contas e Agergs.
 
Reunião com Daer para trevo Fritz e Frida
O engenheiro Luiz Eduardo Fonseca, diretor gerente da Santa Cruz Rodovias, entregou na tarde de ontem, ao diretor de Concessões do Daer, Cléber Domingues, o projeto criado pela empresa para o trevo Fritz e Frida, em Linha Santa Cruz, na RSC 287.
 
PT com foco na Famurs
Com a chance de indicar um prefeito para comandar pela primeira vez a Famurs por um ano a partir de julho, o PT transformou o processo de escolha em fórum de debates das principais necessidades dos municípios. Dois prefeitos concorrem à presidência – Ary Vanazzi, de São Leopoldo e João Davi Goergen, de Boqueirão do Leão. Eles participaram do quinto debate regional em Santa Cruz esta semana. O encontro reuniu doze prefeitos petistas de vários municípios, vices, coordenadores da executiva estadual e outras lideranças. O seminário final acontece amanhã, 25, na sede estadual em Porto Alegre. Após apresentada a plataforma do PT para a gestão na Famurs elaborada nos encontros regionais, sai o anúncio oficial do prefeito escolhido para comandar a federação. 

Goergen quer rediscutir pacto federativo
João Davi Goergen defende a rediscussão do pacto federativo, ressaltando que hoje os municípios dispõem de recursos insuficientes para suas atribuições. Também quer lutar contra a desburocratização dos projetos. “Não dá para entender por que a Caixa Econômica Federal precisa ganhar 2,5% sobre um repasse do governo para obras nos municípios”, questionou. Outra questão a que Goergen pretende dar atenção é a relação com o TCE e o Tribunal de Justiça. “Precisamos construir uma relação onde estes órgãos primeiro façam a orientação aos prefeitos e apenas em último caso ocorra a punição”, pontuou.
 
Qual é mesmo seu nome?
Apelido virou moda nos cargos públicos. Só nas secretarias da Prefeitura há uma coleção: Bira (Ubiratan Trindade), Nanana (Maria Eliane Noronha da Rosa), Kiko (Francisco Antunes) e o Binho (Robson Schultz) na Agersant. Dos que saíram, tem o Beto (Alberto Heck), o Chiquinho (Lenomar de Mello) e o Abraão (Edemilson Correia). Na Câmara, o Carlão (Francisco Carlos Smidt), na Polícia o Canário (Julci Severo) e nos meios empresariais, o Moi (Carlos Augusto Gerhardt).
 
 
Cai IPI, cai valor dos usados
O preço dos veículos usados deve cair mais de 25%, por conta da redução do IPI para veículos zero quilômetro. O economista especializado em Varejo Automotivo, Ayrton Fontes, explica que os consumidores também devem encontrar mais dificuldades para repassar veículos usados, pelo alto estoque, de 1,5 milhão de unidades. Além disso, comprar veículos usados também deve continuar sendo difícil para os consumidores. “Os bancos vão continuar com restrições a esse tipo de financiamento, por se tratar de veículos com uma garantia menor que a dos zero”, estima Fontes.
 
Na crise passada
Segundo o economista, assim como aconteceu entre 2008 e 2009, as vendas de usados devem despencar, atingindo lojas independentes e também locadoras que comercializam seminovos. Segundo ele, a maior dificuldade que os consumidores terão em adquirir veículos usados deve resultar num cenário pior que o de 2008 (Fonte: InfoMoney)
 
 
MP quer regular horas extras dos servidores 
Oito meses após o iniciar as investigações sobre o pagamento de horas extras a servidores da Prefeitura de Santa Cruz, o Ministério Público entregou ontem ao município dez propostas para aprimorar o controle e a transparência do sistema. O governo tem 90 dias para se manifestar sobre as sugestões: alteração nos procedimentos de convocação, registro e divulgação do cumprimento das extras. O documento com as proposições foi assinado terça, 22, à tarde, em reunião dos secretários e jurídico, com a titular da promotoria de Defesa Comunitária, Simone Spadari.

Registro eletrônico e digital 
Pelas sugestões, o município se comprometeria a ampliar, gradativamente, o sistema de registro eletrônico e digital de horas trabalhadas, hoje inexistente em alguns setores. A medida viria a reduzir gastos e garantir segurança nos dados sobre os pagamentos, e a ampliação priorizaria os setores com maior incidência de horas extras nos últimos dois anos. Além disso, a Prefeitura ainda suspenderia o pagamento de extras por mais de três meses sucessivos para cargos de celetistas e evitaria a concentração no pagamento de extras para os mesmos servidores. Além de adotar um sistema de divulgação das escalas extraordinárias para usuários dos serviços, com a relação nominal dos servidores e o volume de horas cumpridas. “Isso com fundamento no princípio da transparência e na Lei de Acesso à Informação Pública”, ressaltou Simone Spadari.
 
Município vai analisar propostas
O Executivo acatou e disse que vai estudar todas as ideias. O procurador-geral Luciano Almeida, definiu de “elogiável” a postura do MP. “Há um consenso de que o pagamento de horas extras vem sendo proporcional à demanda de serviços públicos e de que não houve irregularidade nenhuma”, justificou. “Estamos prontos para discutir essas propostas e também sugerir outras.”
 
 
Para não perder tempo 
O colunista Christian Barbosa do Portal Carreira & Sucesso dá dicas de como não perder tanto tempo nas redes sociais. Confira:
Seja seletivo, quantidade não é qualidade. Participe das relevantes;
Cancele e-mails de notificação, você acessa quando quiser;
Foco. Se usar o twitter para fins profissionais, não misture com coisas pessoais. Mantenha coerência entre seu perfil, fotos, textos e comentários;
Determine horários – não abuse do uso;
Siga poucos, mas relevantes, faça uma dieta das pessoas que segue;
Seja relevante, quem “twitta” posts dizendo que acordou de mau humor não agrega nada a ninguém;
Rede social não requer “real time answer”, não se sinta obrigado a responder uma mensagem na hora que a pessoa enviou. Se fosse urgente, ela encontraria outra forma de falar com você;
Há vida lá fora, não é porque a vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador. Reserve tempo para com os amigos e família;
 
+ um 9
A partir do dia 29 de julho, todos os celulares da área 11 passarão a ter nove dígitos – ganham um 9 na frente do número. O motivo é o aumento da capacidade de números, que passará dos atuais 37 milhões para 90 milhões. 
 
 
Setores em que sobram vagas no país
Segundo especialistas, os profissionais mais difíceis de serem encontrados:
Gerente de Contabilidade: exige fluência em inglês e normas do IFRS (International Financial Reporting Standards);
Área de Logística: conhecimento em todos os modais da Logística. Não basta um modal, como ferroviário ou rodoviário.
Gerente Industrial: conhecimento técnico e na gestão de pessoas;
Especialistas em meio ambiente: legislação ambiental;
Engenheiro(s): faltam em todas as especialidades. Atualmente, o Brasil forma de 30 a 35 mil engenheiros por ano, mas a demanda é de 60 mil;
Construção Civil: faltam pessoas em vários níveis, a atividade está aquecida pela Copa do Mundo e Olimpíada, além de obras do PAC. O setor vai precisar de 800 mil profissionais até 2016;
Energia: o setor pede formação muito específica, o que vem se agravando com o avanço da tecnologia;
Área de Óleo e Gás: o setor permanecerá aquecido nos próximos anos pelas operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e o Pré-Sal;
 
Fundador do Facebook se casa
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, surpreendeu os amigos um dia após o IPO da companhia ao anunciar que estava casando com a namorada, Priscilla Chan, na festa que seria a da formatura dela em Medicina. Desde então, o mundo todo quer saber: a união se deu em comunhão ou separação de bens? A esposa de Zuckerberg é agora também uma bilionária? O The New York Times foi ouvir especialistas em direito matrimonial. Na opinião da maioria, Priscila – evidentemente – não terá que se preocupar com dinheiro, mesmo que se separe de Zuckerberg. Mas avaliam que, em caso de rompimento, a fortuna do jovem bilionário não será dividida igualmente com a esposa.
 
Morre nos Estados Unidos o inventor do controle remoto
Eugene Polley, inventor do controle remoto, morreu nos Estados Unidos aos 96 anos, de causas naturais, em Chicago. Polley criou em 1955 o Flash-Matic, que mais parecia um secador de cabelos  e por meio de um raio de luz – apontado para os cantos do aparelho de TV – mudava os canais. Era um aparelho luxuoso, lançado pela Zenith. A empresa já tinha um controle remoto antes do invento de Polley, mas funcionava ligado por cabos na televisão. (Fonte: BBC Brasil)
 
Apple de novo a número 1 do mundo em crescimento
As maiores marcas do mundo continuam a crescer em valor neste momento de incerteza econômica, diz o estudo anual BrandZ Top 100 de Marcas Globais Mais Valiosas da Millward Brown, empresa do grupo WPP. A marca nº 1 pelo segundo ano consecutivo, a Apple, cresceu 19% e agora vale US$ 182,9 bilhões. A IBM cresceu 15% com US$ 115,9 bilhões, superando o Google, que caiu para terceiro lugar no ranking e vale agora US$ 107,8 bilhões. Pouco antes do seu IPO, o Facebook, empresa com oito anos de existência, cresceu 74% em valor e é a marca com crescimento mais rápido do ranking. A rede social vale US$ 33,2 bilhões e subiu da 35ª posição para a 19ª. A Petrobrás é a única marca brasileira presente no ranking, ocupando atualmente a 61ª posição, no estudo, encomendado pelo grupo WPP e conduzido por Millward Brown Optimor, no seu sétimo ano.
 
Dólar sobe e volta a valer mais de R$ 2,09
O dólar operou com instabilidade alta ante o real ontem, dia 23, depois de subir mais de 1% logo na abertura, em meio à aversão ao risco nos mercados acionários internacionais e com os investidores puxando patamares mais elevados para observar a atuação do Banco Central no mercado de câmbio. Perto das 11h20 a moeda norte-americana subia 0,56%, cotada a R$ 2,0920, depois de atingir R$ 2,1060 nos primeiros minutos do pregão. “Há uma alta generalizada do dólar no mundo, e o mercado está se protegendo, buscando ativos mais seguros”, disse o operador de câmbio da Renascença Corretora José Carlos Amado. No ano, a divisa acumula alta de 11,3% e no mês de maio já se valorizou 9,1%. (fonte: G1)