Início Colunas Nos Bastidores – 56

Nos Bastidores – 56

 Enfim indicados os dois conselheiros 

A prefeita Kelly e o vice Campis anunciaram junto a vereadores da base aliada (foto), na manhã de quinta, 10, os dois novos conselheiros da Agência Municipal Reguladora de Serviços Concedidos ou Permitidos de Santa Cruz do Sul, a Agersant: o economista Silvio Cezar Arend e o contador Deoclécio José Ribeiro. Fim da espera. Para o presidente Robson Schulz, o trabalho destes dois profissionais vai qualificar ainda mais a atuação da agência. Campis chamou a atenção para a experiência profissional: “não são simplesmente indicações políticas mas sim, de especialistas de áreas que ainda não tínhamos no grupo e que irão contribuir muito neste trabalho”. Tão logo os indicados disponibilizem a documentação necessária, seus nomes serão encaminhados para a apreciação da Câmara de Vereadores.
Foto: Ataídes de Souza

O Bairrista
Junior Maicá, que asina o jornal/blog O Bairrista, segundo ele “o melhor do Rio Grande”, foi o convidado da última Confraria Ctrl +A da Atlântida FM. O portal de notícias gaúchas ganhou fama e seguidores via Twitter e Facebook pela irreverência e bairrismo do editor (e de todos os gaúchos). 
Junior Maicá posou para foto com a prefeita Kelly Moraes e com muitos outros convidados.
Foto: Carol Lau
 

Embaixada oficial da Dinamarca
Com seu humor tradicional ao ser convocado a criar um post exclusivo para Santa Cruz, não se fez de rogado. No dia seguinte estava lá: Santa Cruz do Sul terá embaixada oficial na Dinamarca – quantidade de loiras na cidade gaúcha surpreende europeus. Agora é oficial. Santa Cruz, cidade com maior quantidade de loiras por metro quadrado do mundo, abrirá uma embaixada oficial na Dinamarca. Acesse pelo link: http://obairrista.com/geral/2012/05/santa-cruz-do-sul-tera-embaixada-oficial-na-dinamarca/

Alliance reúne imprensa regional na Fenachim
Praticamente toda a diretoria da Alliance Onde esteve no estande da empresa na Fenachim na noite de quarta, 09, em coquetel para recepcionar a imprensa regional. O músico Edinho Nascimento tocou para os convidados, logo após a apresentação de um vídeo institucional da empresa, que desde o ano passado centralizou operações em Venâncio Aires.
Foto: Everson Boeck
Fernando Limberger – Diretor de Operações, Alexandre  Strohschoen – Diretor Regional América do Sul. Renato Hermes – Diretor de Vendas
Guilherme Steffen – Diretor Regional Administrativo América do Sul, Deise Kanitz – Coordenadora de Comunicação e de Responsabilidade Social, Irno Mallmann – Diretor Regional de Agronomia América do Sul
e Rolf Waechter – Diretor Regional Financeiro América do Sul
 
 
Marcelo Moraes: indignação com decisão do TCE 
No plenário da Assembleia na quinta, 10, o deputado Marcelo Moraes (PTB) demonstrou indignação com a atitude do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas do Estado, pela cautelar suspendendo o processo de licitação dos serviços de saneamento. O MPC demorou 280 dias com o primeiro edital até expor uma análise, usando da prerrogativa de “análise prévia”, quando um órgão técnico não precisaria de prazo para fazer uma análise, o que não é aplicado nos contratos feitos com a Corsan. “É estranho demorar quase um ano para se analisar um edital. Porém, é mais estranho ainda que Santa Cruz esteja há três anos sem contrato com a Corsan e a mesma leve todo mês R$ 2, 4 milhões da população, sem que haja qualquer apontamento”, destacou.
 
Proteção?
O parlamentar lembra que não houve comunicação sobre a necessidade de correção do edital, no período de análise. “No último edital o MPC ficou 45 dias para fazer análise, e, durante esse tempo, eu e o deputado federal Sérgio Moraes (PTB) estivemos representando a prefeitura e colocando o município à disposição para corrigir qualquer item. Para nossa surpresa, o MPC nada apontou, só o fez 38 minutos antes da licitação. Por hora, chego a pensar que o MPC e o TCE estão protegendo os empreiteiros que prestam serviços à Corsan, e quem está sendo prejudicado é a comunidade, que hoje tem apenas 7% do esgoto tratado e bairros que ficam 15 dias sem água”, enfatizou Marcelo Moraes.

Cooperativa premiada
Na tarde de quarta, 9, a diretoria da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda de Santa Cruz do Sul esteve reunida com o vice-prefeito Luiz Augusto Campis e com a Secretária de Governo, Marla Hansen (foto). O encontro foi pautado por boas notícias: comunicar à administração que o projeto “Sustentabilidade Camponesa – Diversificação Produtiva na Região Fumageira” desenvolvido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores através da Cooperativa está entre as 20 iniciativas vencedoras da quarta edição do Prêmio ODM Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira, 8. A iniciativa do MPA foca a diversificação da cultura do tabaco, recupera e fortalece a identidade camponesa, reestrutura os sistemas camponeses de produção e introduz o conceito de ALIMERGIA: alimento – meio Ambiente – energia e desenvolve-se em Santa Cruz numa área de 41 hectares.
Foto: Ataídes de Souza
Diretoria da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil reunida com Administração Municipal
 

A única gaúcha
Das 20 vencedoras, 8 são do Sul do Brasil, mas do Rio Grande do Sul, apenas a Cooperativa de Santa Cruz do Sul está entre elas. Durante a visita, a diretoria agradeceu o apoio e afirmou que o Governo Municipal tem grande participação nessa conquista. Justamente por esse apoio, os representantes da Cooperativa também fizeram questão de convidar a Prefeitura para participar da cerimônia de premiação, que vai acontecer no fim do mês, no Palácio do Planalto, em Brasília. O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações que contribuam para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do milênio (da ONU).
 
LEO Clube faz campanha de alimentos hoje
O LEO Clube Santa Cruz – Centro realiza hoje, 12, a partir das 9h, mais uma campanha de alimentos. Até às 16h, voluntários estarão nos supermercados Rede Vivo Arroio Grande e Rede Vivo Rodoviária recebendo doações da população que queria contribuir com a iniciativa.
Segundo o presidente Régis de Oliveira Júnior, os alimentos arrecadados serão doados a famílias carentes dos bairros Rauber, Progresso e Loteamento Beckencamp. A meta é arrecadar mais 400 kg de alimentos nesse final de semana, destaca. A ação conta com o apoio da ONG Amigos da Água e Lions Clube Santa – Centro.