Início Colunas Nos Bastidores – 55

Nos Bastidores – 55


Agersant analisa planilhas
As planilhas de custos relacionados ao transporte coletivo na cidade ainda estão sob análise da Agersant, que vai decidir se o valor previsto para as novas tarifas (R$ 2,60) é compatível. Após o estudo dos conselheiros as planilhas vão para sanção da prefeita, mas não há agenda de quando isso vai ocorrer, segundo o presidente da Agência Robson Schultz.
 
Apenas especulações por enquanto
Não há nada oficial, mas a própria demora na indicação dos dois novos conselheiros da Agersant vem rendendo especulações sobre o assunto. Os nomes do economista Sílvio Arend, da Unisc e do advogado Patrique Cabral dos Passos, atual procurador adjunto da Prefeitura. Aliás, demora mesmo vem ocorrendo na votação dos recursos (R$500 mil) pelo Legislativo para a instalação da Agersant.
 
Recursos 
Vai até às 17h30 de hoje, 10, o prazo para que as empresas inabilitadas no edital de licitação para a construção do Centro Administrativo de Santa Cruz do Sul entrem com recursos. Até o fechamento desta edição duas elas haviam ingressado.
 
Mais de 4 mil movimentações só este mes
O cartório eleitoral, em Santa Cruz dividido em duas zonas – 40ª e 162ª – registrou movimento recorde este mês frente à proximidade do encerramento do prazo para alterações e emissões de novos títulos eleitorais – até ontem, 09. Mais de 4 mil movimentações, entre alistamentos (títulos novos), transferências e revisões (trocas de nome), foram feitas desde o início de maio até o final da tarde do dia 09, conforme o Chefe da Coordenação de ambas as zonas, Jaime Melchionna.
 

Bases militares podem ser usadas na Copa
O governo brasileiro e a FIFA selaram a paz na última terça-feira em Zurique após reunião de mais de seis horas. Apesar disso, os problemas estruturais do País para receber o Mundial continuam iguais. Entre eles, a falta de quartos nos hotéis de algumas sedes e a precária rede aeroportuária brasileira. Faltando treze meses para o início da Copa das Confederações, fica difícil imaginar que essas questões sejam resolvidas a tempo. Por isso, a FIFA já fala até em utilizar bases militares para receber o tráfego aéreo elevado durante o Mundial.

Rebelo acenou com otimismo
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, confirmou a possibilidade de utilização das bases militares para ajudar a receber o tráfego aéreo durante a competição. No entanto, disse que o plano ainda precisa ser analisado com mais cuidado. “Nós temos um grupo que considera todas as possibilidades e essa opção (das bases militares) está sendo considerada”, declarou. “Mas a forma, o detalhe e as condições só podem ser reveladas quando resolvidas com o Ministério da Defesa que é, em última instância, a área responsável pela operação desses aeroportos”, completou.
 
 
Nomeação primeiros servidores concursados 
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nomeou Fabrício Palma Bisinela, no cargo de Procurador Legislativo e Gustavo Pereira da Silva, no cargo de motorista. Os dois tomaram posse pouco antes da sessão ordinária do dia 7.
Foto:Sergio Bohm

Os dois servidores, Gustavo e Fabrício, com o presidente da Câmara, Ilário Keller (centro)
 
Foco Empreendedor
A primeira ONG nacional focada nos conceitos de empreendedorismo e intra-empreendedorismo será lançada no dia 16 deste mês, no auditório da Imply Tecnologia, na RST 287. A ONG Foco Empreendedor quer fomentar o empreendedorismo e estimular o intra-empreendedor a se reconhecer.

Reunião da Amvarp
Prefeitos dos Vales do Rio Pardo e Taquari voltam a se reunir para uma assembleia conjunta pela Amvarp e Amvat, nesta sexta-feira, 11, em Venâncio Aires. O acontece às 18h30, no auditório do Parque Municipal do Chimarrão, dentro da 12ª Fenachim. Mais de cinquenta prefeitos devem estar presentes. Na pauta está, entre outros assuntos, a eleição da Famurs, no dia 30, onde o presidente da Amvarp, prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, é um dos candidatos ao pleito. 

A marcha dos prefeitos
O presidente João Davi Goergen destaca que o ponto central do encontro entre os prefeitos vai ser o debate sobre o pacto federativo, assunto que deve ser levado a Brasília na próxima semana, por ocasião da Marcha Brasília, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Hoje os municípios estão sobrecarregados com os investimentos para atender as políticas públicas, sem que as outras esferas, como a União, por exemplo, cumpram com sua obrigação. Precisamos de um rateio destes custos para que os municípios não se inviabilizem”, destaca.
 
Manifesto
Entre os assuntos gerais, os prefeitos vão avaliar o Manifesto da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco em função da 5ª Conferência entre as Partes (COP 5), pedindo  apoio para levar as preocupações do setor ao Governo em Brasília, na Marcha dos Prefeitos e a aprovação do ofício de apoio à aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 3034/2010, que susta a Consulta Pública nº 112 de 2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a reunião, às 20h, haverá jantar-palestra com o jornalista e colunista político, Lasier Martins, no Galpão Morada Velha.
 
O jovem ministro
Neri da Costa, que assumiu em 2010, em Brasília, o cargo de Coordenador Nacional do Projeto de Proteção a Jovens em Territórios Vulneráveis – Protejo,  do Ministério da Justiça, esteve na posse de Brizola Neto, no dia 3. O novo ministro do Trabalho e Emprego, de 33 anos – o mais jovem ministro do governo Dilma e talvez da história do Brasil -, disse que veio para fortalecer iniciativas do Governo Federal que venham beneficiar a juventude brasileira com qualificação profissional, acesso ao mundo do trabalho e à iniciativas de geração de emprego e renda. O novo ministro, com raízes gaúchas e neto do ex-presidente Leonel Brizola, reconhece a importância dos investimentos do Rio Grande do Sul para a consolidação de novas políticas públicas neste sentido, emenda Neri.
Foto: Divulgação RJ
O ministro Brizola Neto e Neri da Costa
 
Utilidade Pública
Aprovado o Projeto de Lei nº 07/L/2012, que declara de Utilidade Pública a Comunidade Terapêutica Recomeçar. De autoria do vereador líder do governo, Francisco Carlos Smidt (PTB), o projeto representa um passo importante na escalada para a filantropia – status esse que resolveria na totalidade os problemas de manutenção da entidade.