Início Colunas Nos Bastidores – 54

Nos Bastidores – 54

 Apenas um pedido por enquanto

“Estão querendo nos vencer no cansaço”, definiu o procurador jurídico do Município, Luciano Almeida (foto), em relação ao pedido de liminar de suspensão do edital de licitação dos serviços de água e esgoto. “Esperaram 45 dias para pedir na última semana – eu já previa isso, até a data”, emendou, dizendo que o procedimento do Tribunal de Contas é comum a todos os municípios que tentaram licitar os serviços. Representação foi ajuizada na tardinha da última sexta-feira, 04. A abertura dos envelopes está marcada para a quinta-feira, 10. Por enquanto três empresas fizeram os depósitos para se habilitar à licitação. A decisão de suspender via liminar, até o fechamento desta edição, não havia saído.
Arq. Foto: Luciano Almeida
 
Participação popular
O pré-candidato do PP à Prefeitura, Telmo Kirst, aposta na opinião popular e pede a realização de um plebiscito junto com as eleições em outubro. “Está se fazendo as coisas sem participação popular”, pontua. Porem no ano que passou, nos vários eventos populares ocorridos na Câmara com relação à questão licitação dos serviços de água e esgoto, não houve participação popular. Excluindo o pessoal do Fórum da Água e dos sindicatos de classe que apoiaram, não houve plateia significante. 
 
Apenas boatos
Na reunião com o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, na manhã de ontem no Gabinete do Executivo, Flavio Haas (presidente da Associação Novos Rumos) aproveitou para esclarecer boatos sobre construções que estariam previstas para a área do Daer. Pestana desmentiu tudo – “não há nada de concreto previsto”, garantiu. A área, onde funcionam alguns departamentos do Estado, vem sendo pleiteada para a construção de um centro de eventos para a cidade.
 
Sucatas
Na esteira do “vamos aproveitar a oportunidade”, o engenheiro do Daer, João Fontoura, ressaltou o sucateamento do maquinário (foto) da estatal em atividade (ou parado) na cidade. Os mesmos têm garagem na área pleiteada para o centro de eventos.
 
Time não deixa
Quando Carlos Pestana (foto) foi questionado como ainda mantinha os cabelos pretos com tantos problemas pra resolver à frente da Casa Civil, alguém gritou: tecnologia. Mas o vereador Ari Thessing (PT) foi mais longe e disse: é graças ao teu time que não branqueia. Pestana, coloradíssimo, aprovou a explicação. Só alegria!
Fotos: Rolf Steinhaus
 
 
TJ recebe denúncia contra Marcelo Moraes
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado aceitaram na tarde de ontem, 7, a denúncia do Ministério Público contra o deputado estadual Marcelo Moraes (PTB). Junto com o empresário Carlos Frederico Schultz, da Colibri Empreendimentos, ele é acusado de fraude em licitação. Quando a referida empresa assumiu a manutenção da iluminação pública em Santa Cruz do Sul, em 2009, Moraes era secretário de Transportes e Serviços Públicos. O relator do processo no Tribunal de Justiça, desembargador Marco Antônio Ribeiro de Oliveira, autorizou a Justiça a abrir processo contra o deputado e o empresário.
 
Fetag acerta com JBS pagamento e alojamento
A Comissão de Integrados da Fetag esteve reunida ontem, 7, com a direção da JBS, quando apresentou o cronograma de pagamentos dos produtores integrados à empresa Doux Frangosul e informações sobre a retomada dos alojamentos de aves. O presidente, Elton Weber, garante que todos os lotes entregues pelos produtores e que estão em atraso serão quitados pela JBS dentro de um prazo de 60 dias, na seguinte forma: no dia 11/05 o pagamento de um terço do valor total; no dia 11/06 mais um terço do valor total e no dia 11 de julho a quitação do débito. Weber disse que a retomada dos alojamentos ocorrerá a partir da próxima quinta-feira, dia 10, e será de forma gradual, obedecendo a um calendário a ser definido.
 
 
Locais de prova saem até sábado
A Consesp divulga até o fim desta semana locais e horários de aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Santa Cruz. Prevê o edital que as informações sejam publicadas no site da concessionária  responsável, oito dias antes da prova, marcada para 20 de maio – neste caso divulgação sai no próximo sábado, dia 12. São 15 mil inscritos, para 346 vagas distribuídas em 85 cargos. Os salários vão de R$ 621,60 a R$ 3.944,24. A função mais procurada é a de agente administrativo, com 3.608 candidatos para 10 vagas.