Início Colunas Nos Bastidores – 33

Nos Bastidores – 33

 Vamos garantir

O vereador Hildo Ney Caspary resolveu por a mão na massa e agilizar a correção do trevo do Fritz & Frida na Linha Santa Cruz – local de riscos constantes para quem por lá trafega. No dia 13 encaminhou ofício ao comando da Polícia Rodoviária Estadual Grupo Santa Cruz do Sul – 1º sargento Jair José Kohls (foto) – pedindo que passe a coordenar voluntariamente o fluxo de veículos no Km 99 da RSC-287, na conjunção com a ERS-418, em Linha Santa Cruz, entre 7h às 8h e das 18h às 19h, todos os dias, até que uma situação definitiva seja encontrada.
Fotos: Divulgação RJ
 
 
 
 
Taí o projeto
O vereador progressista também levou à Câmara um projeto que encomendou por iniciativa própria a um engenheiro de trânsito para solucionar os riscos do referido trevo. Em discussão há anos, entre município e estado, a questão trevos perigosos assiste inerte, a várias mortes consecutivas sem que haja uma solução.
 
 
Arq. Foto: TREVO-C    
 
 
 
Centro de eventos
A confirmação da transferência da sede da 13ª CRS para um dos pavilhões que fica na área hoje pertencente ao Daer, na Avenida João Pessoa (foto), pode colocar areia na obra ou ao menos mudar os planos preliminares. Em 2011 uma comitiva foi ao governador Tarso Genro (PT) propor que o Estado doasse ou permutasse a área com a Prefeitura. Reivindicação reforçada mais tarde por entidades locais e incluído no GET. A resposta foi de que a proposta seria analisada e agora essa. Se bem que a referida faixa também já se encontra no local desde o ano passado.
Foto: Rolf Steinhaus
 
 
 
ACI contra renovação dos pedágios 
Na última terça, 13, a ACI de Santa Cruz do Sul se manifestou contrária à renovação dos contratos de pedágios no Estado. Em carta encaminhada à Federasul a entidade defende a não prorrogação dos contratos que vencem em 2013, com as concessionárias. Nos argumentos está a ausência de investimentos das empresas de pedágio na construção de rodovias, tarifas caras, considerando que houve somente uma manutenção das estradas no período em que exploraram a concessão.
 
Quem não dá assistência abre concorrência
A disputa de praças através de abertura de concorrências é outro argumento
defendido pela ACI como o melhor caminho para garantir tarifas
menores e serviços de qualidade aos usuários. “Precisamos pensar e
encontrar soluções que garantam a eficácia deste serviço a médio e longo
prazo”, afirma o presidente Sérgio Bremm.
 
Anvisa corta os sabores
A Anvisa decidiu na terça, 13, em reunião que durou mais de quatro horas, pelo fim parcial do uso de aditivos que dão sabor aos cigarros brasileiros. A ideia  era proibir a adição de açúcar e outros ingredientes que mascaram o gosto amargo do tabaco, como menta, chocolate e baunilha. No entanto, o açúcar continua permitido desde que em níveis informados e aceitáveis. Ele é necessário na produção do fumo Burley, cuja folha perde açúcar na secagem. A possibilidade de manter a adição de açúcar já havia provocado o adiamento da decisão para agora. O prazo para as empresas se adaptarem aumentou de 12 para 18 meses. Também ficou definida lista de substâncias que podem ser incorporadas ao cigarro: oito grupos ou mais, se comprovado que o ingrediente não altera o aroma nem o sabor.
 
Fumageira contesta decisão 
A Souza Cruz lamenta que a Anvisa tenha restringido o uso de 
ingredientes, não levando em conta os argumentos da cadeia produtiva do setor. “Acreditamos que as autoridades locais no Brasil devem tratar o assunto com mais profundidade como o FDA, nos Estados Unidos que está analisando proposta semelhante através de uma Câmara de Estudos técnicos estabelecida para esta finalidade”, protesta a empresa em nota oficial. “Medidas restritivas como esta ampliam a participação do mercado ilegal de cigarros, implicando em sérios riscos ao  consumidor uma vez que tais produtos não passam por fiscalização ou registro nos órgãos sanitários. Hoje, o comércio ilegal responde por 30% no  mercado brasileiro e sonega o pagamento de cerca de R$ 3 bilhões de impostos por ano ao Brasil. 
 
Mulher de farda
O CRPO/VRP promoveu evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher nesta quarta-feira, 14, para seu contingente feminino. O encontro ocorreu no Aquárius Flat, teve palestra de prevenção ao câncer de mama, com a médica da BM, capitã Marília Ertel Vitola e até sessão de maquiagem a cargo de O Boticário.
Foto: Rolf Steinhaus
 
 
 
 
Evolução e reconhecimento
Em 1987 houve o primeiro curso para oficiais e praças femininas que formaram a CiaFem de Porto Alegre, ainda que com número reduzido: eram duas capitãs e sete tenentes e só atuavam no trânsito, aeroportos e escolas, ou com mulheres infratoras. Em 1997 foi estabelecido o quadro único, permitindo a mulher de farda concorrer a promoções em igualdade ao homem. E em 2011 ocorreu a formatura das quatro primeiras tenente- coronéis da Brigada Militar, em Porto Alegre. Lembrando que em Estrela, há cinco anos, o comando do 40BPM está nas mãos de uma mulher. No estado de Rondônia, uma mulher já esteve no Comando Geral no final dos anos 90.
 
 
O coronel Edson Luiz Chaves Brendler, capitã Scheila, as maquiadoras de O Boticário e a médica Capitã Marília
 
 
 
Contingente de saias
Hoje o contingente militar feminino na Brigada gaúcha é de 15%. No 23ºBPM de Santa Cruz do Sul elas somam 13,94% e no CRPO (regional) são 42,85%. Em se falando de cargos ocupados por mulheres, os percentuais ficam em 21,41% para soldados, 18,75% para 1º sargento, 14,28% para capitãs e 4,16% para 1º tenente. O primeiro pelotão feminino do CRPO surgiu em 1993. As primeiras mulheres de farda que os santa-cruzenses viram atuar foram Lindamir, Marlessa, Silvana e Isabel, que também compareceram à palestra (foto) de ontem no Aquarius Flat.

Campanha do leite
A resposta da comunidade foi imediata à campanha lançada pela secretária executiva da Asan, Miriam Etges. “Agora estamos com estoque para dois a três meses no máximo”, calcula ela, lembrando que o consumo mensal é de uma tonelada de leite. O Rotary Clube Santa Cruz do Sul foi uma das entidades que colaborou – 252 litros de leite foram enviados ao Asilo / SAN (foto), conforme o presidente Astor José Grüner.
Foto: dilvulgação RJ
    
Acaba prazo do IPTU parcela única
Os contribuintes de Santa Cruz do Sul têm prazo até hoje para pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Já os pedidos de isenção e de revisão devem ser protocolados hoje, até as 17 horas.
A data de 15 de março está prevista em lei como prazo final para o pagamento  da primeira parcela e para a quitação à vista. Nessa segunda opção, a Prefeitura está oferecendo desconto de 5,95%, mesmo percentual aplicado na correção do imposto. O acerto pode ser feito na rede bancária, nos caixas eletrônicos e nas casas lotéricas. O caixa da Prefeitura, na Rua Borges de Medeiros, esquina com a Tenente Coronel Brito, também recebe. O acerto fora do prazo é penalizado com multa de 1% ao mês, mais juros de 2%.
 
Radiações cósmicas
O Rio de Janeiro sedia em julho do ano que vem a 33ª Conferência Internacional de Raios Cósmicos, importante evento da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP, na sigla inglesa).  Realizado a cada dois anos sob os auspícios da C4 (Comissão sobre Raios Cósmicos), ele irá reunir em sua próxima edição cerca de 1.500 especialistas de várias partes do mundo, para discutir o futuro das pesquisas com radiações de origem cósmica.
 
Equipe conceituada
Toda a organização da conferência estará a cargo da equipe brasileira, composta por pesquisadores de excelente reputação no exterior. Os raios cósmicos são partículas com muita energia que bombardeiam constantemente o planeta. Seu estudo permite uma visão mais íntima da natureza das partículas, bem como a formação e evolução do Universo. Devido à complexidade e ao valor gasto nos experimentos, o estudo dos raios cósmicos tem demandado competências de vários países trabalhando juntos. Site: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=81480
 
Clima
Além de derrubar a temperatura em dez graus, a frente fria que avançou sobre o Rio Grande do Sul provocou chuva ontem, após dez dias de intenso calor com marcas próximas aos 40ºC. A previsão agora é de que o tempo volte a melhorar nesta quinta-feira, 15, e a temperatura deve ser amena.

Mendes Filho e Pepe Vargas juntos no PAC da Agricultura
O Programa de Aceleração do Crescimento foi criado por Lula para a atual presidente. É um tremendo sucesso de marketing, mas de resultados triviais. Se no RS, os secretários Ivar Pavan e Luiz Fernando Mainardi não se entendem, os ministros Mendes Filho e Pepe Vargas, embora de Partidos diferentes, tocarão juntos as ações conjuntas que sairão com o chamado PAC da Agricultura. Agora, as políticas públicas da agropecuária terão rédea na mão de dois ministros gaúchos: Mendes Filho, na Agricultura, e Pepe Vargas no Desenvolvimento Agrário. 
 
Fetag sedia 1ª Conferência Estadual de ATER
O auditório da Fetag em Porto Alegre, sedia desde ontem a 1ª Conferência Estadual: ATER para a Agricultura Familiar Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural. O evento objetiva apontar diretrizes para a construção do Pronater e conta com a participação de todos os entes federados e da sociedade. No evento ocorre a escolha dos 40 delegados para a 1ª Conferência Nacional sobre ATER na Agricultura Familiar (CNATER), em abril, em Brasília.