Início Colunas Nos Bastidores – 16

Nos Bastidores – 16

 Na esteira das extraordinárias

A segunda semana do ano trouxe uma sequência de sessões extraordinárias da Câmara de Vereadores. Nelas foi discutido o decreto que declara situação de emergência em função da estiagem e projeto de lei abrindo créditos especiais e projeto que altera a redação da Lei, autorizando o uso de imóvel pela Cooestal, todos aprovados por unanimidade.  Assunto polêmico também na discussão foi a contratação emergencial de servidores como professores e médicos, duramente contestada pela oposição, que cobra a realização do concurso público. E mais: oposição e situação igualmente se desentendem por conta da composição da Agersant. 
 
 
Compondo a Agersant
O engenheiro Jose Luiz Juruena é o indicado pela Câmara – para o Conselho Diretor da Agencia Reguladora de Serviços Concedidos em Santa Cruz do Sul – Agersant. Outro nome é o de Robson Fernando Schultz, o Binho da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, eleito pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude. O Executivo deve indicar outros três nomes ainda hoje.
 
 
Em defesa das extras
O povo fala mal das extraordinárias e diz que estes assuntos poderiam ter sido resolvidos antes do recesso, evitando despesas extras. O presidente da Câmara, Ilário Keller (PTB) contesta: “os vereadores não pediram para ser convocados, foi o Executivo que nos chamou para a questão do decreto emergencial por conta da seca – há necessidade urgente de captar recursos do governo”. Ele também alegou que o prazo da Agersant para indicação dos nomes estaria terminando (daí a urgência) e incluiu a abertura de créditos especiais e a contratação de servidores na justificativa.
 
Contraponto 
“Nem entro no mérito se ganham muito ou pouco, mas hábitos que se eternizam acabam sendo prejudiciais, opina o vice-presidente regional da Fiergs e diretor administrativo-financeiro da Xalingo, Flavio Haas, sobre as sessões que ficam para o recesso do Legislativo. “Entendo que o Executivo não possa ficar engessado por sessenta dias, mas deve haver alternativa que não onere os cofres públicos. Para o advogado e vice-presidente da Assemp, Gustavo Posser de Moraes, há uma falta de planejamento específico da Câmara, que acarreta matérias sendo votadas sem uma ampla discussão com a comunidade. “Atropela a legitimidade do Parlamento”, sintetiza. E o fato se repete na Assembleia e no Congresso.

 
Concurso da Câmara
994 inscrições homologadas dos 1.425 inscritos para as cinco vagas do concurso da Câmara. Os demais 431 não pagaram a taxa e ficaram de fora. As provas acontecem dia 5 de fevereiro.
 
 
Campis e Pestana
Buscando soluções contra os efeitos da estiagem no município, o prefeito em exercício Luiz Augusto Campis (PT), se reuniu na tarde de terça, 10, com o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana e o Presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde. Foi para acelerar a liberação de recursos para os produtores do interior.
 
Foto: Assessoria de Imprensa PMSCS
 
 
 
 
Campis e Deqing Liang
No início do mês, como prefeito em exercício, Campis, recebeu o presidente da China Tabaco Internacional do Brasil – CTIB, Deqing Liang e o diretor Regional América do Sul da Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos – AOB, Alexandre Strohschoen, mais outros três diretores das fumageiras. Além de conversarem sobre investimentos na região, foi anunciada a já divulgada criação da China Tabaco em Venâncio Aires. A comitiva entregou a Campis, em caixa personalizada, uma faixa de seda com a reprodução de imagem do cotidiano de uma cidade chinesa há 1500 anos. 
 
Crédito: Fernanda Finkler
 
 
 

Moreira salta em defesa do tabaco 
Tramita na Câmara proposta do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) que susta os efeitos de consulta pública 117 divulgada pela Anvisa em dezembro/2010 que trata de embalagens e materiais de propaganda dos produtos derivados do tabaco. Ele argumenta que a consulta foi apresentada com uma minuta de resolução anexa que estabelece novo regramento a respeito da matéria, o que, segundo ele, invade competência exclusiva do Poder Legislativo.
 
Argumentação
“A Anvisa fez uso de um ato normativo legítimo, mas ultrapassou os limites constitucionais e legais conferidos à agência ao propor a modificação de matéria que somente pode ser alterada por lei federal”, afirma Moreira. O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para análise pelo Plenário. Vamos torcer!
 
Cotas raciais
Por volta das 11h de hoje, lideranças da comunidade negra santa-cruzense, integrantes do GT-Afro – Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz estarão protocolando no gabinete do prefeito em exercício Campis, pedido formal de implantação de cotas raciais no próximo concurso público municipal, além de reivindicar outras políticas públicas para a comunidade negra local, conforme Moacir Fanfa, o Moa. 
 
GM de Gravataí pode sediar maior fábrica do Brasil
Na segunda-feira virá ao RS o ex-diretor da GM no Brasil, Luiz Moan. A GM de Gravataí aguarda para qualquer momento o anúncio de que a marca ultrapassou a Toyota na posição de líder global de venda de carros.
A parte de construção civil da ampliação da GM em Gravataí está pronta. Agora, começou a montagem do maquinário. As carretas com os equipamentos já chegam à unidade. A previsão é começar a produzir até o fim de 2012. Primeiro, será o modelo hatch da família Ônix. Em seguida, o modelo sedan. Celta e Prisma seguem sendo produzidos.
 
Produção de 380 mil carros/ano
A ampliação em andamento aqui no estado tem efeito similar ao de uma nova fábrica. A capacidade de produção anual da GM em Gravataí passará de 230 mil para 380 mil carros/ano. O investimento de R$ 1,4 bilhão só na unidade gaúcha representa o maior aporte da montadora no Estado. Outros R$ 600 milhões serão aplicados no desenvolvimento da família de carros do Projeto Onix, que nasceu no Estado. Os 150 mil veículos acrescidos com a expansão representam volume superior ao produzido na implantação da GM em território gaúcho.
 
O terceiro em quinze dias
Assumiu nesta quarta o terceiro governador do RS em apenas 15 dias.  
Foi para o cargo o presidente da Assembléia, o deputado Adão Villaverde, do PT. Villaverde, candidato a prefeito de Porto Alegre, teve os seus 30 segundos de fama, que acabam hoje. Tarso estava na idílica ilha caribenha de Cuba, enquanto seu vice, Beto Grill, cumpria roteiro no Uruguai.  
 
Milho: Conab otimista
A despeito das adversidades climáticas que atingem todo o País e afetam de diferentes formas a produção agrícola (seja por escassez ou excesso de chuva), a Conab mantém a previsão de uma safra elevada para o milho.Na projeção de janeiro corrente, reduziu em 2,84% o volume que havia previsto em dezembro passado para a primeira safra – de 39,031 milhões de toneladas para 37,922 milhões de toneladas. Mas se esse volume for atingido, corresponderá à segunda maior produção da história, aquém apenas dos quase 40 milhões de toneladas da primeira safra de 2008.
 
59 milhões de toneladas
As primeiras previsões sobre a safrinha só começarão a ser feitas a partir de fevereiro. Por ora a CONAB mantém como volume-base a mesma produção de 2011, pouco mais de 21 milhões de toneladas. Somado com o que vem sendo previsto para a primeira safra, esse volume propiciará produção total da ordem de 59 milhões de toneladas, 2,6% a mais que o registrado na safra passada.
 
Final feliz
Um filhotão de seriema, ave gruiforme da família Cariamidae, que já foi tema de canções pelo Brasil inteiro e desempenha papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema, teria uma triste história não fosse a intervenção do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz. O estudante e ativista Régis de Oliveira Junior entrou em contato com várias instituições pedindo ajuda na tarde de quarta-feira, pois encontrou um pássaro sendo agredido por crianças em um terreno baldio. O animal estava assustado e debilitado por conta dos maus tratos.  
 
Fotos: Franciele Oliveira e Carol Castro
 
 
 
 
 
Atendimento dez
Ele parabeniza e agradece a equipe dos Bombeiros, em especial aos sargentos Barreto e Silveira e aos soldados Darlan e Antônio (este na foto), que buscaram o animal e deram os encaminhamentos necessários. Agradece ainda ao veterinário Sandro da Patram que contatou para saber sobre a saúde do animal.
 
 
 
 

Cerveja = nitrogênio + gás carbônico
A cervejaria artesanal americana Left Hand Brewing Co; de Longmont, Colorado, é rara por duas razões: o carro-chefe, a breja Milk Stout Nitro, é do estilo milk stout (com lactose na receita), e a essa mesma breja é gaseificada com nitrogênio adicionado ao gás carbônico usual. A adição do nitrogênio torna a cerveja mais suave e cremosa. A lactose, típica das cervejas do estilo milk stout, consiste nos açúcares do leite, o que resulta numa cerveja mais adocicada e suave ao paladar. A Left Hand mantinha a receita a nível experimental há alguns anos, mas na próxima semana, irá às prateleiras das liquor stores americanas. Infelizmente não há previsão para a venda da Milk Stout Nitro no Brasil!
Foto: Divulgação RJ
 
 
 
 
 
Sr. Cachorro
“Prezado cachorro: não faça cocô ou xixi aqui. Este lugar é para as plantas. Os seus dejetos fazem mal para elas (queimam). Contamos com a sua colaboração, já que não podemos contar com a colaboração do (a) seu (ua) dono (a)!” Os dizeres estão em um cartaz fixado junto à uma floreira no canteiro da calçada da Rua Jacinto Gomes, Bairro Santana em Porto Alegre. Há alguns meses publica
os protesto semelhante feito na Rua Marechal Deodoro, aqui em Santa Cruz, nas  proximidades da Radio Santa Cruz, lembram?
Foto: Divulgação RJ