Quem cala, consente
Dando continuidade à reportagem sobre as cobranças do Ecad sem critério definido, onde músicos e promotores de evento se declararam reféns do órgão, insistimos na entrevista com o gerente no Rio Grande do Sul, Alvino Souza, através do escritório no Rio de Janeiro. A resposta veio via e-mail: “Infelizmente não conseguiremos atender a sua solicitação em tempo, pois o representante do Ecad local está fora da sede e estamos com dificuldade para localizá-lo.” Mandamos a reportagem na íntegra a fim de pressionar por um contraponto, mas este não veio. Quem cala, consente!
Não à incineração
A cooperativa dos Catadores – Coomcat, através de seu coordenador Fagner Jandrey, está buscando conscientizar adeptos na luta contra a incineração do lixo. Segundo ele, as corporações, na maioria, internacionais, têm feito lobby pesado nas prefeituras de forma sorrateira, debaixo dos panos para vender “soluções mágicas” de tratamento de resíduos. “Temos que nos articular contra isso, antes que seja tarde. As prefeituras não podem assumir compromisso com incineradoras, sem antes haver planos municipais e estaduais de resíduos sólidos”, conclama Fagner. “Até o final do ano será fechado o plano nacional, do qual participamos ativamente na construção, é hora de participar nos estados e municípios e garantir uma gestão dos resíduos com participação popular e alternativas sustentáveis, o que não é o caso das incineradoras”, reforça.
Prefeitos vão ao secretário da Saúde
Amvarp quer ouvir do governo do Estado (Ciro Simoni) o compromisso com a ativação do Hospital de Emergência Regional – HER em Rio Pardo. O assunto foi tema da última reunião do ano, na Churrascaria Centenário. O projeto, apresentado há duas semanas pela 13ª CRS virou polêmica ao pegar de surpresa a maioria dos prefeitos.
Se ninguém quer, tem quem queira
O prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, presidente do Cisvale, fez uma explanação do projeto, das reuniões que participou na Secretaria de Saúde do Estado e pela 13ª CRS e anexou ofícios assinados pelas direções do Hospital Santa Cruz e do Ana Nery, não demonstrando interesse em receber a instalação do HER, que será de alta complexidade e atenderá 100% pelo Sistema Único da Saúde (SUS), além de fazer atendimento prisional.
Entre beliscões e explicações
“Quando me apresentaram este projeto para a instalação no Hospital dos
Passos, primeiro me belisquei para ver se era verdade. Depois, aceitei por enxergar uma oportunidade para a região ter um atendimento em traumatologia e neurologia e, em especial, para minha cidade”, se defendeu o prefeito, que disse ter antes feito a defesa do projeto do HPS Regional em Santa Cruz e ouvido do coordenador da 13ª CRS, Paulo Gomes, a resposta de que não eram projetos conflitantes.
Marido traído
O presidente da Amvarp e prefeito de Sinimbu, Mario Rabuske disse que se sentia “um marido traído” por ter sido pego de surpresa com essa notícia por parte do Governo do Estado. “Deveriam ter antecipado esta notícia para nós prefeitos, especialmente à Amvarp e eu, que por dois anos e meio trabalhei em prol do projeto do HPS. João Davi Goergen, prefeito de Boqueirão do Leão, salienta que o assunto foi mal conduzido. “Fomos convocados para uma audiência pública sobre o HPS Regional. E chegamos lá, era bem outra coisa. Deveriam ter conduzido de outra forma”, assinala.
Foto: Jacson Miguel Stulp
Assembleia da Amvarp debateu implantação do HER em Rio Pardo
Sessão quente
Última sessão do ano da Câmara de Vereadores, nesta segunda, 12, promete: destaque para o veto do Executivo às emendas feitas pelos parlamentares ao orçamento para 2012, mas também para a alteração no regimento interno da Casa que elimina o voto secreto. A matéria mais conflitante é a do veto, porém não é certo que seja apreciada, pois o prazo legal para isso vai até 24 de fevereiro de 2012 (30 dias sem contar o recesso). Porém o envio da LOA (Lei do orçamento Anual) pela Prefeitura, já está atrasado, o que pode apressar a votação. Mas o fato é que a LOA ainda nem chegou à Câmara para apreciação – passo necessário antes de ser remetida.
Nova mesa diretora
O que fica para uma sessão extraordinária é a eleição da nova mesa diretora, com certeza. Nesta segunda, serão uns 40 projetos em tramitação, na verdade, 32 que ficaram para trás, mais os novos que ainda vão ingressar.
Assunto rendeu
O abuso cometido no lago do Parque da Oktober durante o Enart deu pano prá manga. Denunciamos a sujeira e a morte dos peixes nesta coluna em 23 de novembro. A prefeitura providenciou a limpeza e retirada da água e dos peixes. Mas agora o lago está vazio e os freqüentadores do Parque reclamam. Vejam foto do bilhete deixado dentro do lago, para a prefeita Kelly, na quarta-feira:
Fotos: Mara Pante
Bebês de casa nova
O Hospital Santa Cruz inaugura suas novas instalações de internação da Maternidade para atendimento pelo SUS e a sala de banho do recém nascido, também destinada aos demais convênios e particulares. A solenidade está marcada para esta sexta-feira, 9, às 18h.
Leilão da Justiça Estadual
A Justiça Estadual de Santa Cruz e Vera Cruz realiza leilão presencial e on-line no dia 14, quarta-feira, às 15h na Rua Ernesto Alves, nº 281 em Santa Cruz do Sul. Mais informações no site do leiloeiro oficial: www.scholante.com.br ou fones (51) 3715-3717 / (51) 9994-0897. Nos lotes tem um prédio na Rua Afonso Pena, Golf, Celta e área de campo em Sinimbu, entre outros itens.