Kelly e Campis com os catadores
Seguindo série de debates com os prefeituráveis, os catadores da Cooperativa de Coleta de Materiais Recicláveis, a Coomcat, esteve reunida com os candidatos da coligação A Força do Povo, que traz Kelly Moraes (PTB) e Campis (PT) na busca pela reeleição. O tema principal foi a coleta seletiva em Santa Cruz, mas a conversa versou também sobre as reformas necessárias na usina de reciclagem, incineração de resíduos, o alto preço do aluguel da retroescavadeira que a Coomcat paga, o transporte dos catadores e outros assuntos atinentes. O mediador foi o coordenador da Uergs, José Antônio Kroeff Schmitz, e Fagner Jandrey falou pela Coomcat. Participaram ainda do evento oito candidatos a vereador pela coligação, quatro secretários da atual gestão e uma comissão de catadores.
Foto: Mara Pante
José Schmitz, Fagner Jandrey, Kelly Moraes e Luiz Augusto Campis
Identidade
Fagner Jandrey assinalou que o grupo é de catadores e não de recicladores. “Somos catadores e digo isso sem vergonha alguma, esse é nosso ofício, nossa identidade”, resumiu. Campis lembrou os períodos tensos do início das negociações com a categoria e frisou que o Executivo teve a coragem de romper o contrato em vigência (até março de 2013) com uma empresa, para repassar à Coomcat e erguer um pavilhão para coleta junto à Usina.
Kelly garantiu que uma ampla reforma da usina está prevista no orçamento para 2013 e que o Plano Municipal de Resíduos está em andamento – o prazo foi prorrogado até o final de 2013.
Incineração, se preciso for
A dupla ouviu os pedidos e ressaltou as amarras jurídicas para atender, como o empréstimo de uma retroescavadeira e o transporte para os catadores, mas prometeu se aconselhar com o Procurador do município. Também acenou para um reajuste do valor que é repassado para manutenção da Cooperativa. Campis foi logo avisando que não iriam assinar nada com relação a não aceitar a incineração, lembrando que resíduos hospitalares necessitam desta destinação e que material orgânico pode produzir energia quando queimado, é a chamada recuperação energética. O material sólido reciclável vai para a usina.
Novo salário mínimo
O Ministério do Planejamento fixou em R$ 670,95 o novo salário mínimo que vigora a partir de janeiro de 2013. É a proposta que o governo federal incluiu no Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado ao Congresso. O novo valor é 7,9% maior que os R$ 622 atuais.
120 mil habitantes
O número de habitantes em Santa Cruz (foto) divulgado pelo IBGE é de 119.997, porém, como foi em 1º de julho, já devemos ter chegado (e passado) aos 120 mil habitantes – marca essa que já tivemos antes das emancipações.
No censo de 2010 éramos 118.374 – um aumento de 1.623 habitantes ou 1,4%. A população brasileira alcançou 193.946.886 de pessoas. Segundo o IBGE, houve um crescimento de 1,57 milhão (0,81%), em relação a julho de 2011. São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil com 11,4 milhões de pessoas (27% dos residentes naquele estado e 5,86% do total da população brasileira).
Foto: Rolf Steinhaus
Adesg prepara novo ciclo de estudos
O comandante do 7º BIB, tenente-coronel Álvaro Duarte de Oliveira Júnior, recebeu na quarta-feira, comissão de membros da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Adesg que realizaram ciclos de estudos em Santa Cruz do Sul no passado. A intenção da visita foi alinhavar junto ao Comando, apoio para a realização de um novo ciclo no segundo semestre de 2013 – de julho a novembro. O comandante, que também é adesguiano, reiterou seu apoio à iniciativa e ofereceu a cabana do 7º BIB para sediar um jantar em breve para o lançamento.
Foto: Marcelo dos Santos
Enoir Greiner, Antonio Brito Lopes, tenente coronel Álvaro Oliveira Jr, Mara Pante, Claudio Cariboni e Kellerson Lopes
Exercer a cidadania
A Adesg realizou dois Ciclos de Estudos de Política e Estratégia no município em 2005 e 2006, hoje chamados de Cursos de Estudo por determinação da Escola Superior de Guerra – Esg, com sede no Rio de Janeiro. Muitos dos trabalhos desenvolvidos na época foram absorvidos e nortearam projetos que hoje já estão saindo do papel. Interessados podem contatar com o coordenador dos ciclos na cidade, Antonio de Brito Lopes, ou com essa colunista que é também relações públicas da Adesg/SCS.
Foco em ser centro de treinamento na copa do mundo
O desejo de hospedar uma seleção em Santa Cruz do Sul é grande e a cidade se coloca entre as 21 gaúchas candidatas a ser um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) que vão disputar a Copa do Mundo 2014. Na segunda, 27, o representante do Comitê Gestor da Copa no Estado, Ricardo Nunes esteve Prefeitura para conhecer o projeto da arena multiuso no estádio dos Eucaliptos. Já na terça-feira, 28, a Secretária de Governo, Marla Hansen, esteve na Expointer, em Esteio, onde representantes de todos os municípios que buscam ser sede se reuniram com Ricardo Nunes (foto).
Foto: Divulgação RJ
A cidade sede da Oktoberfest
Na ocasião, a Secretária recebeu uma revista que traz as características das 21 cidades concorrentes em português, inglês e espanhol. Santa Cruz é apresentada como a cidade sede da Oktoberfest, que possui o Autódromo Internacional, que recebe provas da Stock Car, entre outras. A revista traz informações sobre a rede hoteleira e gastronômica e claro, sobre o Complexo Esportivo da Unisc, que pode vir a ser o Centro de Treinamento da cidade. “Estamos cada vez mais otimistas. Além da mobilização que a Prefeitura Municipal já vinha fazendo, outros fatos como a sinalização da construção de uma arena no município e a visita do Ricardo Nunes tem nos deixado mais próximos do nosso objetivo”, ressaltou Marla.
Assembleia presta contas ao TCE
O Tribunal de Contas do Estado – TCE deu prazo de cinco dias para que a Assembléia Legislativa apresente esclarecimentos em relação a supostas irregularidades no controle da freqüência de servidores. A decisão do conselheiro relator do processo, Estilac Xavier, atende à Resolução nº 932/2012, que regulamenta a emissão de cautelares. A medida foi provocada por representação do Ministério Público de Contas (MPC). O documento solicita a instauração de inspeção extraordinária para analisar a composição do quadro de servidores, a natureza das atividades desenvolvidas e medida cautelar determinando que o Legislativo cesse a disponibilização de servidores para desempenhar funções em sedes de partidos políticos.