Publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no dia 11 de agosto, as Normas Técnicas Específicas (NTEs) para a produção de tabaco serão lançadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira, 4 de setembro, às 16 horas, na Casa da Embrapa na Expointer, em Esteio (RS). Participam da solenidade autoridade do Mapa e de entidades da Comissão Técnica Oficial, responsável pelo projeto.
A Produção Integrada de Tabaco deverá conferir ao produto brasileiro chancela diferenciada no mercado internacional. Trata-se de um guia de como produzir, colher e beneficiar o tabaco no País. Aprovadas pelo Mapa, as normas serão agora encaminhadas ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que credenciará as certificadoras.
Para receber a certificação, o sistema de produção deve atender dois critérios básicos: rastreabilidade e sustentabilidade. Com isso, torna-se viável comprovar a origem e os métodos empregados na geração dos produtos, por meio de registros formais e auditáveis, sobre princípios de sustentabilidade dos sistemas produtivos e sua relação direta com as demandas social, ambiental e econômica.