Início Esportes Noite para o Galo fazer história nos Plátanos

Noite para o Galo fazer história nos Plátanos

Santa Cruz recebe o Joinville e precisa da vitória para avançar de fase na competição nacional

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Uma noite que ficará eternizada na história centenária do Futebol Clube Santa Cruz. Próximo de completar 108 anos, que será comemorado no próximo dia 26 de março, o Galo realizará na noite desta quarta, 17, a partir das 20h, no Estádio dos Plátanos, a sua primeira partida pela Copa do Brasil. O jogo terá transmissão ao vivo pela plataforma MyCujoo. O alvinegro santa-cruzense recebe o Joinville, de Santa Catarina, pela primeira fase e precisa vencer para seguir adiante na competição nacional. Por ser visitante, o time catarinense entra em campo com a vantagem do empate para avançar para a próxima fase. O ganhador de Santa Cruz x Joinville enfrentará na segunda fase o vencedor de Galvez/AC x Atlético/GO, que se enfrentam no mesmo dia, às 19h, na Arena Acreana, em Rio Branco, no Acre.

Na história, o Santa Cruz tem três participações nacionais em sua trajetória. A primeira vez ocorreu em 1968 quando o time alvinegro foi vice-campeão da região Sul ao ser derrotado pelo Grêmio Maringá no campeonato denominado Torneio Centro-Sul. A segunda participação nacional foi na disputa da Copa União de 1987, quando o Santa Cruz foi convidado a participar do modulo azul da competição nacional. A equipe santa-cruzense avançou para a segunda fase e foi eliminada pelo Caxias. Em 1989, o Santa Cruz disputou uma competição equivalente à Série B Nacional em que enfrentou Novo Hamburgo, Pelotas, Criciúma, Figueirense e Avaí, mas acabou eliminado na primeira fase, sendo a última participação nacional do clube santa-cruzense.

Com o título da Copa FGF obtido em 2020, o clube ganhou a vaga na Copa do Brasil, sendo a quarta participação de âmbito nacional e a primeira vez na tradicional competição criada pela CBF em 1989. Para o duelo contra os catarinenses, o Santa Cruz não terá o goleiro Fabiano Heves, que testou positivo para Covid-19 e está afastado. O goleiro Luis Carlos, que foi contratado de forma emergencial na última semana, fará a sua estreia com a camisa carijó. O treinador ainda tem dúvidas na lateral-direita entre Marlon ou Mauricio, meio de campo entre Benhur ou Leylon e ataque entre Juliano Fogaça ou Pepeto.

Ao avaliar o jogo contra os catarinenses, o técnico William Campos salienta que o time está preparado para a partida decisiva. “A preparação foi muito boa, com evolução planejada. Os atletas evoluíram na parte física e técnica em sete semanas de trabalho e com três bons jogos-treinos contra equipes de Série A do Campeonato Gaúcho. É um momento importante para o clube e os atletas irão dar o seu máximo, pois é um jogo que todo mundo quer jogar”, frisou o treinador.

O treinador do Galo destaca o favoritismo do Joinville, que já está em atividade no Campeonato Catarinense e que recentemente venceu a Copa SC e a Recopa de Santa Catarina. “É uma equipe tradicional, que vai nos impor muitas dificuldades. Temos certeza que não será fácil e precisaremos estar focados para fazer o nosso melhor e viver este momento importante”, finalizou o treinador.