Todo réveillon, quando a meia-noite traz o novo ano e os fogos de artifício anunciam a sua chegada, a reflexão nos pega de surpresa e nos leva a fazer um “balanço” de fim de ano. Rememoramos o que aconteceu nos últimos doze meses, quantos planos foram realizados e quantos deixamos para trás.
Réveillon também é hora de planejar: Em 2012 será diferente! Vou fazer um regime, abandonar um vício, terminar os estudos, casar, construir a casa e comprar o carro dos meus sonhos e dar uma guinada em minha vida. Não é assim que acontece? Exatamente à meia noite, em uma fração de segundo, com a taça de champanhe na mão, erguida bem para o alto, sem derramar uma só gota, 2011 terminará e um novo ano começará e, com a melhor das intenções, a decisão será tomada: “Ano novo. Vida nova! Agora vai ser diferente!” Mas é claro que vai.
Muitos ainda acreditam que acrescentar a esse momento algumas superstições pode facilitar as coisas: tomar sopa de lentilha para assegurar um ano de fartura. Comer leitão que fuça para frente e garante o armário cheio o ano todo. Começar o ano com uma nota de dinheiro dentro do sapato para garantir riqueza. Dar três pulinhos com o pé direito e beber três goles de champanhe, exatamente à meia-noite, para começar a subir na vida. Sem falar naqueles que não abrem mão de usar uma peça de roupa branca para trazer paz no ano que chega. Como se vê, superstição é o que não falta.
Entretanto quero lhe fazer uma pergunta: Você acredita mesmo que sem mudar a atitude poderá mudar a história da sua vida? Você crê que pode mover uma pedra com superstições ou com boas intenções? Não, não pode! É preciso atitude! Sem uma nova atitude nada muda e qualquer esperança é varrida num piscar de olhos.
Conta-se que num reino muito distante, um rei colocou uma enorme pedra no meio de uma estrada. Alguns mercadores que passavam por ali murmuraram e deram a volta pela pedra. Mas um simples camponês se aproximou e, após muito esforço, conseguiu removê-la para a beira da estrada. Foi aí que notou uma bolsa no local onde estava a pedra, contendo várias moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia: “Esse ouro é para a pessoa que tiver a atitude de remover a pedra do caminho”.
Eu não sei qual a “pedra” que você tem que remover em 2012 para realizar seus sonhos, mas uma coisa eu sei: ninguém move uma pedra com boas intenções. É preciso atitude!
Feliz ano novo!