Início Colunas Nenhum sucesso na vida – compensa o fracasso da família

Nenhum sucesso na vida – compensa o fracasso da família

A família deve ser a principal instituição responsável pela formação do caráter de um jovem. Uma boa educação dentro de casa garante uma base sólida e segura no contato com as desventuras culturais e sociais. Mas a ausência de bons exemplos familiares gera sequelas na formação de sua personalidade.        
Alguns “dias das mães” atrás eu peguei o velho álbum de família e me pus a mostrar para o José (meu filho de cinco anos) alguma coisa da vida e do mundo de seus pais e avós:
– Esse é o vovô tomando chimarrão. Essa é a vovó alimentando as galinhas. – os olhos do menino brilhavam com as roupas antigas, os penteados “cafonas” e as poses estranhas.
Fiquei pensando se com o processo lento e gradual da desestruturação da família moderna, o velho álbum de família não será um dia substituído por algo como “o museu da família”, onde estarão registrados os momentos inesquecíveis dessa “espécie” em extinção. Aí o José explicará aos seus filhos:
– No meu tempo de criança meu pai me mostrou o velho álbum de família e falou a respeito das últimas famílias compostas por pai, mãe e filhos. Ele contou que naquela época já não se via uma mãe ou um pai em casa com os filhos. Eles foram trabalhar fora!
Porém nem sempre foi assim. Quando seu avô era guri era costume o pai ser recebido pelos filhos em casa, após um dia de trabalho. E acredite, naquela época as crianças tinham um pai que morava com elas. Este pai passava mais tempo com os filhos e passeava com eles nos fins de semana. Quando eles precisavam de colo sempre tinham um deles por perto para agarrá-los. E nas apresentações da escola os filhos procuravam o olhar de seus maiores fãs: SEUS PAIS. O aplauso deles era a garantia da felicidade.
Na família havia coisas que não cabem neste museu: Os brinquedos espalhados pela casa, os risos, os abraços, os beijos… Casa cheia não só de gente, mas de amor e alegria. Uma verdadeira “fartura de vida”.
Exemplo disso era no mês de maio, quando nós comemorávamos “o dia das mães”. A família se reunia na casa da vovó e era só alegria!
Infelizmente, os adultos não deram atenção suficiente e, aos poucos, as famílias começaram a desaparecer. E hoje temos este museu para mostrar que nenhum sucesso na vida compensa o fracasso na família.
E você está salvando sua família da destruição? O dia das mães é uma grande oportunidade para reuni-la e mantê-la salva da extinção.