Início Esportes NBB: União Corinthians perde, mas faz o líder invicto tremer no Arnão

NBB: União Corinthians perde, mas faz o líder invicto tremer no Arnão

Time santa-cruzense liderou o placar por mais de três quartos do jogo, mas não resistiu à pressão final do Franca
Foto: Vinícius Molz Schubert

Em mais uma noite mágica para o basquete santa-cruzense, a maior invencibilidade da história do Novo Basquete Brasil (NBB) – 27 triunfos seguidos até então – por muito pouco não caiu diante de um ginásio com 5,5 mil pessoas nesta segunda-feira, 27. Frente ao líder invicto, o Sesi/Franca, o União Corinthians fez uma de suas melhores atuações na temporada, mas acabou perdendo nos últimos minutos: 83 a 86 – parciais de 29 a 14, 27 a 28, 17 a 23 e 10 a 21). Mesmo com a derrota, o UniCo segue dentro da zona dos playoffs, na 12ª posição. O próximo compromisso da equipe de Santa Cruz será novamente no Arnão, neste sábado, 1º, contra o UniFacisa, da Paraíba, a partir das 18 horas.

Athos Calderaro mandou à quadra o quinteto inicial com Simms, Vithinho, Aguerre, Augusto e Teichmann. Paulichi, com lesão na panturrilha, foi desfalque. Augusto com 18 pontos e cinco rebotes foi um dos grandes nomes do jogo. Do lado do Franca, Lucas Dias anotou 25 pontos e 17 rebotes.

O jogo começou muito equilibrado. Com marcação forte dos dois lados, os ataques enfrentavam dificuldade para infiltrar no garrafão e restava a tentativa da zona de três. Mas, da metade pro final, Vithinho começou a aparecer bem na armação e contando com grandes atuações dos experientes Teichmann e Aguerre fez o jogo coletivo crescer. Com mais uma atuação de luxo em quadra, o time fez o Arnão sacudir, obrigando o técnico do Franca a pedir tempo quando o placar estava 20 a 10, faltando 3 minutos pro fim do quarto. Daí até o final do período o UniCo seguiu mostrando a força diante do líder invicto e fechou em 29 a 14.

E o segundo quarto começou com a torcida empurrando. Simms aproveitou e logo acertou uma da zona de três. O Franca, porém, voltou a mostrar força, equilibrando o jogo. O União Corinthians por sua vez seguiu jogando bem. Mesmo precisando mexer em função do desgaste, Athos via uma equipe valente em quadra. Viu também Rachel com duas enterradas fazer a torcida levantar e gritar ainda mais alto. Fim de primeiro tempo: 56 a 42.

Na volta do intervalo o narrador e pediu para torcida seguir jogando junto e os 5,5 mil presentes atenderam. Com grande atuação do jovem Malachias, o Arnão explodiu aos gritos de “Corinthians, Corinthians”. Quando faltavam pouco menos de seis minutos, uma confusão em quadra acabou com falta técnica para o União Corinthians. Augusto aproveitou para aumentar a vantagem. Mas no último minuto, o Franca aproveitou uma sequência de ataques e diminuiu a desvantagem: 73 a 65.

Com Aguerre saindo logo no início por conta de dores na panturrilha, o União Corinthians enfrentava dificuldades no quarto período pela força do adversário e pela sequência pesada de jogos. Mesmo assim, o Franca, que passou a dominar os rebotes, só conseguiu virar o marcador faltando pouco mais de um minuto pra acabar. A torcida seguiu empurrando, o time lutou, mas acabou superado por 83 a 86.