José Carlos Ferreira – [email protected]
Com objetivo de fechar o primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/23 mais próximo da zona dos playoffs, o União Corinthians tem uma sequência de dois jogos em casa nesta semana. E o primeiro adversário é um dos mais tradicionais do basquetebol nacional: o Bauru, atual campeão da Liga Sul-Americana. A partida é nesta quarta-feira, 4, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão, e marca a retomada da equipe na competição após período de recesso de fim de ano. Na sexta, 6, no mesmo horário, o duelo será contra o Pinheiros.
O técnico Athos Calderaro tem praticamente todo elenco à disposição. O ala/pivô Lelê não faz mais parte do grupo, pois pediu ao clube a sua liberação na semana passada por razões particulares. O armador argentino Lucas Machuca treina já recuperado de lesão, mas ainda desenvolve atividades de recondicionamento técnico para voltar a atuar após mais de um ano parado. O também armador Ícaro Parisotto está em fase final de reabilitação de uma contusão. Já o ala Danilo Sena deve retornar somente para a próxima temporada.
O UniCo é o 14º colocado no NBB, com três vitórias e 17 pontos conquistados e pode se aproximar da zona de classificação para os playoffs em caso de vitória contra o Bauru. “Vamos fazer esses dois jogos para encerrar o primeiro turno e depois o clássico contra o Caxias no dia 17 (terça-feira, em Santa Cruz, na abertura do returno) e trabalhamos para obtermos resultados positivos”, comentou o diretor de Basquete do União Corinthians, Diego Puntel.
O dirigente avaliou o desempenho do time na primeira parte do NBB 2022/23 até aqui. “Os treinamentos, desde a pré-temporada, foram têm sido intensos. A comissão técnica tem trabalhado muito a questão de solidificar o conjunto. A gente teve dificuldades para fechar alguns jogos, mas a competição toda é muito difícil. Todos os clubes tiveram grandes investimentos e isso acaba impactando na nossa equipe. Mas a gente vem numa crescente, trabalhos diariamente as questões físicas e psicológicas também. Somos um clube que tem uma camisa e um peso fortes e por isso tem uma pressão natural da comunidade, que cobra resultados. Acreditamos que vamos crescer na competição.”
O adversário
O Bauru acumula glórias no basquete brasileiro e é considerado um dos clubes com maior tradição no esporte da bola laranja em âmbito nacional. Mas não é só de tradição que a equipe paulista vive. O Dragão conquistou a Liga das Américas no início de dezembro e agora quer subir na tabela do NBB. Para isso, conta com dois de seus principais e experientes jogadores, o ala Alex Garcia, de 43 anos, e o armador norte-americano Larry Taylor, 42. Além deles, o jovem ala/pivô Anderson Rodrigues, 24, tem tido destaque.
Ingressos
A direção do União Corinthians faz mais uma promoção de ingressos. O ingresso para cada um dos jogos desta semana custa R$ 15,00 – criança até 12 anos, acompanhada por adulto, não paga. As entradas podem ser adquiridas no site do clube unico.eleventickets.com. Há ainda venda de bilhetes nos pontos físicos em Santa Cruz do Sul: Loja do Esportista (Rua 28 de Setembro, 341), SS Sports (Avenida Paul Harris, 1.690, Bomfim), RS Uniar (Avenida do Imigrante, 529, Centro) e secretaria do clube (Rua Marechal Floriano, 106, Centro).