Menos de 48 horas após vencer o Cerrado em Santa Cruz do Sul, o União Corinthians voltou à quadra pelo NBB 2022/23. Jogando na Arena UniBH, em Belo Horizonte, a equipe santa-cruzense foi valente, mas não resistiu à força do atual semifinalista e um dos favoritos da edição deste ano e acabou superada pelo Minas Tênis por 81 a 75 (parciais 25 a 20, 17 a 20, 17 a 18 e 22 a 17). Agora, o calendário dá uma folga e o próximo jogo do UniCo será no dia 19 deste mês contra o São José, em São José dos Campos.
No jogo deste sábado, o técnico Athos Calderaro voltou a mexer no time titular, levando em consideração a sequência de três jogos em seis dias. Malachias e Vithinho apareceram no quinteto inicial. O armador Augusto, com 13 pontos e cinco assistências, e o ala/pivô Aguerre, 15 pontos, foram destaques do UniCo. Do lado do Minas, o ala/pivô Gadson, com 13 pontos, oito rebotes e cinco assistências, foi o principal nome.
O primeiro período foi marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes com bom aproveitamento na bola de dois pontos. O UniCo, apesar do desgaste físico, mostrou grande poder de concentração e chegou a ficar à frente do placar em alguns momentos. O Minas, porém, teve vantagem no rebote e mais velocidade na transição, fechando em 25 a 20.
No segundo período, o União Corinthians veio mais forte. Girando bastante a equipe, o técnico Athos Calderaro viu o elenco repetir o bom aproveitamento da zona de três pontos. Com jogadas bem trabalhadas, que motivaram aplausos da torcida adversária, o Único venceu o quarto por 20 a 17, fazendo a diferença no placar cair: 42 a 40.
O jogo seguiu equilibrado no terceiro quarto. O União Corinthians manteve a boa defesa e teve bom aproveitamento no jogo de contra-ataque, vencendo o período por 18 a 17, reduzindo o marcador geral: 59 a 58. Mas, no último quarto, os primeiros minutos fizeram a diferença e o Minas, mais ligado, conseguiu abrir vantagem no placar, fechando o jogo em 81 a 75.
Avaliação
Dono de mais uma boa atuação, o armador Augusto lamentou a sequência pesada, que ocasionou a queda de rendimento no final do jogo. “Viemos de jogos duríssimos, de uma viagem longa e no quarto período não conseguimos manter o ritmo e isso fez a gente não sair com a vitória. Agora temos dez dias pra descansar, ajustar e dar sequência no campeonato”, projetou.