O União Corinthians foi superado pelo Brasília por 74 a 72 (parciais de 15 a 24, 26 a 21, 15 a 19 e 16 a 12) na noite de terça-feira, 1º, no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul. Essa foi a segunda partida da equipe santa-cruzense no NBB 2022/23. O UniCo terá um próximo compromisso em busca da primeira vitória nesta quinta-feira, 3, às 19h30, também no Arnão, diante do Cerrado, outro representante do Distrito Federal na competição.
O UniCo teve a formação inicial composta por Mike Simms, Enzo Ruiz, Vithinho, Guilherme Teichmann e Aguerre. O armador Augusto encerrou como cestinha da equipe ao anotar 14 pontos. O ala/pivô Paulichi também foi destaque com sete rebotes e 12 pontos. Do lado do Brasília, Fischer anotou 20 pontos, nove rebotes e cinco assistências.
O jogo não começou nada bem para o União Corinthians. Com muitos erros nos arremessos e falhas na marcação, a equipe viu o Brasília abrir vantagem no marcador. O placar, que chegou a estar 17 a 2 e só diminuiu após um pedido de tempo do técnico Athos Calderaro. A equipe local cresceu com as entradas de Augusto e Paulichi e conseguiu se aproximar do Brasília, que fechou o primeiro quarto na frente: 24 a 15.
No segundo período, o UniCo foi com tudo para cima do adversário e fez a diferença cair ainda mais. O placar fechou em 41 a 43 na saída para o intervalo. Dentre os destaques do time santa-cruzense, um inspirado Paulichi, responsável por acertar quatro bolas de três pontos.
Na volta dos vestiários, o Brasília novamente foi melhor e com bom trabalho dentro o garrafão fechou o terceiro período ampliando a vantagem: 56 a 62. No quarto final, o jogo ficou eletrizante. O UniCo empatou a partida a 4min42 do fim e a partir daí foi um lá e cá. Até que, restando 36 segundos de jogo, o argentino Enzo Ruiz colocou a equipe santa-cruzense pela primeira vez à frente no placar. Porém, a eficiência do Brasília foi fundamental no fim e venceu por 74 a 72.