José Carlos Ferreira – jose@riovalejornal.com.br
O primeiro turno do NBB 2022/23 se encerra na noite de hoje para o União Corinthians. No Ginásio Poliesportivo Arnão, o time de Santa Cruz do Sul encara o Pinheiros, de São Paulo, a partir das 19h30. A ordem aos orientados pelo técnico Athos Calderaro é vencer para dar uma boa satisfação ao seu torcedor e manter o clube vivo na disputa por vaga nos playoffs. O UniCo é o 15º colocado com 18 pontos, a dois do Caxias do Sul, que ocupa a 12ª posição, a última da zona de classificação. A equipe paulista soma 25 pontos e está em sexto lugar.
Diante do Bauru, na última quarta-feira, 4, também no Arnão, o União Corinthians mais uma vez vacilou no final da partida e perdeu por 79 a 67. O time santa-cruzense iniciou na frente e fechou o primeiro quarto em 23 a 19. O atual campeão sul-americano reagiu, fez 24 a 18 no segundo período e foi para o intervalo em vantagem: 43 a 41. O UniCo foi ligeiramente melhor no terceiro quarto e anotou 16 a 13, mas no final desandou tanto no setor ofensivo quanto no defensivo e o Bauru aplicou 23 a 10, definindo o placar em 79 a 67.
Em 15 jogos neste primeiro turno, o União Corinthians soma apenas três vitórias. Nas 12 derrotas, até jogou bem na maioria delas, porém não o suficiente para comemorar o triunfo, principalmente por queda de rendimento no período final de cada partida. “Tivemos erros de passes e de bolas perdidas que, num jogo deste nível, se paga um preço muito alto. Esses erros são cruciais e não podemos ter, pois vão somando contra nós”, enfatizou Athos Calderaro.
O ingresso para a partida de hoje contra o Pinheiros custa R$ 15,00 – criança até 12 anos, acompanhada por adulto, não paga. O bilhete pode ser adquirido no site unico.eleventickets.com e nos pontos físicos em Santa Cruz: Loja do Esportista (Rua 28 de Setembro, 341), SS Sports (Avenida Paul Harris, 1.690, Bomfim), RS Uniar (Avenida do Imigrante, 529, Centro) e secretaria do clube (Rua Marechal Floriano, 106, Centro). Depois deste jogo, o UniCo terá dez dias para se preparar com vista à abertura do segundo turno, que será no dia 17 deste mês, uma terça-feira, às 19h30, diante do rival gaúcho Caxias do Sul, novamente no Arnão.
Ala Rachel é reforço para o segundo turno
O ala Rafael Rachel de Souza Silva, de 22 anos, natural de Sumaré (SP), desembarca na próxima semana em Santa Cruz do Sul. O atleta, que integrava a equipe adulta do Flamengo no NBB, é o reforço do União Corinthians para o segundo turno, que iniciará no dia 17 de janeiro, no Ginásio Poliesportivo Arnão, contra o Caxias do Sul.
Rachel, que tem 2,05 metros de altura e 101 quilos, já atuou pelo Palmeiras e Flamengo, onde conquistou diversos títulos, além de ser campeão do Global Jam Sub-23 com a seleção brasileira. De acordo com o diretor de Basquete do UniCo, Diego Puntel, o ala deve se integrar ao grupo na próxima semana e já iniciar os treinamentos na equipe comandada por Athos Calderaro. “É um atleta jovem, mas com grande experiência. Vem de uma equipe de alto nível e chega para somar ao nosso grupo. Nossa expectativa é muito positiva”, destacou o dirigente.
Com informações da assessoria de comunicação do União Corinthians Basquete