Alyne Motta – [email protected]
A Vigília do Canto Gaúcho é um festival nativista da cidade de Cachoeira do Sul. Sua 22ª edição ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Gaudérios, tendo como jurados José Renato Daudt, Jairo Lambari Fernandes, Nelcy Vargas, Sabani Felipe de Souza e Paulo Saavedra.
Ao todo, 14 músicas subiram ao palco na sexta-feira e no sábado. Os vencedores foram anunciados na madrugada de domingo, após o show do músico Jairo Lambari Fernandes.
O vencedor da noite foi a milonga “Depois do lombo do pingo”, representando São Gabriel, com letra de Osmar Proença e música de André Teixeira, defendida pelo Quarteto Coração de Potro. O segundo lugar ficou com a toada “Picaneando o coração”, representando São Gabriel e Porto Alegre.
Vinícius Severo
O compositor (C) junto com os músicos que defenderam a canção no palco
SANTA CRUZ DO SUL
O troféu de terceiro colocado na Vigília veio para a milonga “A saudade é posteira”, representante de Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul, classificada pela etapa municipal. A letra é de Cleiton Evandro dos Santos e a música de Jader Duarte, responsável também por defender a canção.
Outro troféu que a composição levou foi o de melhor melodia. “É muito bom ser premiado na cidade da gente, num festival que acompanhamos desde a primeira edição”, declarou Cleiton Santos, em sua página no Facebook. O jornalista cachoeirense atua em Santa Cruz do Sul há vários anos.
No palco, junto com Jader Duarte esteve o vencedor da 21ª Vigília, Ezequiel da Rosa (violão/vocal), Pablo Cardoso (violão/vocal), Maikel Paiva (violão), Felipe Radins (baixo/vocal) e Guilherme Goulart (acordeon). “Obrigadaço e parabéns aos grandes músicos pela sintonia fina, o brilho que emprestaram à obra”, acrescentou.
Arquivo Pessoal
Cleiton Santos com o troféu de terceiro colocado na Vigília do Canto Gaúcho
O COMPOSITOR
Além de jornalista, Cleiton Santos participa de festivais desde o ano 2000, além de fazer parte do Núcleo de Compositores Nativistas Cachoeirenses, criado para defender o nativismo na cidade, com o fortalecimento da Vigília. Esta é a segunda vez que o compositor disputa a fase final do festival.