Início Geral Natal Solidário beneficiará crianças da Vila Schultz

Natal Solidário beneficiará crianças da Vila Schultz

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Em nenhuma época do ano a solidariedade reina tanto quanto no Natal e é contando justamente com esse espírito de fim de ano que a Juventude New Boys – escolinha de futsal existente há 19 anos em Santa Cruz – está organizando o Natal Solidário na Praça da Vila Schultz. O evento, que será voltado para toda a comunidade do bairro, mas especialmente para as crianças, acontecerá no dia 18 de dezembro, iniciando às 13 horas e seguindo até a noite. Entre as atividades que a organização quer realizar, estão a chegada do Papai Noel com distribuição de brinquedos. Para isso, no entanto, eles precisam de pessoas que se voluntariem e apadrinhem 200 meninas e meninos.

Caixinha de doações já recebeu valores de 30 apoiadores, mas precisa de mais 170 para que todas as crianças sejam contempladas

Essa é a primeira vez que o evento será realizado. A ideia, de acordo com uma das organizadoras, Patrícia Pereira, surgiu em outubro, depois que a Juventude New Boys organizou um evento de Dia das Crianças no bairro Beckencamp. Na época foram arrecadados brinquedos usados para doar a crianças carentes. Patrícia então pensou que seria bacana organizar um evento de Natal, onde eles pudessem presentear as crianças com brinquedos novos. 

O passo seguinte foi escolher um bairro. Como são moradores da Vila Schultz, e a maior parte dos alunos da escolinha de futsal é do bairro e do entorno, a escolha não foi muito difícil. Além disso, a escolha pelo bairro se deu também pela falta de atividades natalinas na localidade. “Há muitos anos nenhum evento é realizado ali. Os moradores se dirigiam para o Senai, bairro ao lado, onde normalmente é realizada alguma coisa”, conta Patrícia. 

Campanha

Definido como seria o evento, a Juventude New Boys deu largada na campanha, principalmente através das redes sociais. A organização está buscando     apoiadores que contribuam com R$ 10,00. Com esse valor o contribuinte apadrinha uma criança e possibilita que ela ganhe um presente do Papai Noel no dia do evento. Para as meninas serão entregues bonecas e para os meninos, bolas. O objetivo é alcançar, pelo menos, 200 voluntários, porque são cerca de 200 crianças que vivem no bairro. Até o início dessa semana, 30 voluntários já haviam se manifestado para ajudar. Patrícia e o esposo, Cleber Pereira, também organizador do evento, buscam mais 170 voluntários.
    
Para conseguir presentear as crianças, Cleber e Patrícia também estão procurando por lojas que se disponham a dar descontos nos brinquedos. “Já temos algumas que se dispuseram a cobrar apenas R$ 10,00 por cada presente, que é o valor que estamos pedindo por cada voluntário”, conta Patrícia. 

Além disso, todo o tipo de ajuda é bem-vinda. “Como queremos oferecer refrigerante, cachorro-quente, pipoca e tudo o que for possível para as crianças, toda ajuda que vier, vem bem”, diz Patrícia. Felizmente, aos poucos Cleber e Patrícia estão encontrando pessoas solidárias. “Há outros grupos que estão organizando eventos e às vezes, alguma doação que eles não vão aproveitar eles passam pra nós. Além disso, a comunidade também está interessada. Um senhor já nos ofereceu uma máquina de sorvete para o dia. Um grupo de Rio Pardo, que realiza um evento parecido lá também nos doou picolés, porque nesse ano um integrante do grupo faleceu e o evento foi cancelado por motivo de luto”, conta Cleber. 

Outra boa surpresa que os organizadores já tiveram foi a procura de ex-alunos para ajudar na campanha. “Um ex-aluno meu que está no Mato Grosso jogando me procurou para apadrinhar uma criança”, comemora Cleber. “Acho que eles, mais do que ninguém sabem das dificuldades que a comunidade carente do bairro passa, porque muitos deles já viveram essa situação, então eles se sensibilizam”, analisa Cleber. “Acredito que essa onda de solidariedade seja contagiante”, finaliza.

Para auxiliar na campanha, basta entrar em contato com os organizadores através da página da Juventude New Boys na Comunidade. Outra opção é através da ‘lanhouse’ New Boys, localizada na rua Ramiro Barcelos, 816. Também é possível ligar para o estabelecimento através do telefone (51) 2109.0001. O contato direto com Patrícia e Cleber também pode ser feito através do telefone (51) 99998.9630. 

Para todas as idades

Apesar de o foco ser as crianças, também haverá atividades para os adultos. “Queremos que seja algo para toda a família. Queremos que todos compareçam”, aponta Patrícia. Por isso, se as atividades da tarde serão mais voltadas para as crianças – recreação e possível participação de grupo musical infantil –, as apresentações da noite – depois da chegada do Papai Noel – serão mais voltadas para os adultos. 

Além disso, Patrícia e Cleber também estão tentando negociar a participação de ervateira para realizar mateada e o próprio campeonato New Boys, que acontece na abertura das atividades do dia 18, será voltado para todos os públicos. Serão organizados jogos nas mais variadas categorias.

Programação

13h – Campeonato de futebol News Boys
15h – Chegada de brinquedos e recreacionistas
16h – Cachorro quente, pipoca, refrigerante, algodão doce e picolé
19h – Chegada do Papai Noel com entrega de presentes para as crianças de ate 10 anos.
        – Palco Livre