Ricardo Gais
[email protected]
Em um ano completamente atípico, duramente afetado pela pandemia de Covid-19, a data mais esperada no mundo todo, a qual famílias e amigos se juntam para festejar, terá o seu jeito de comemorar adaptado e diferente. No entanto, essa situação não afeta nas decorações natalinas e nem altera a magia que o clima de Natal traz aos nossos lares. Assim é na casa da santa-cruzense Carina Inês Arend Schaefer, que já está decorada com adereços que fazem referência à data.
Carina, moradora do Bairro Goiás, conta que antecipou a decoração e a montagem do símbolo da data, a árvore de Natal, devido ao ano ter sido difícil em virtude da Covid-19. Com o isolamento social, o clima de Natal acabou deixando a casa com mais alegria, podendo assim curtir por mais tempo a decoração. “Ter a decoração bonita, com luzes, Papai Noel e adereços, significa que todos podem se alegrar com essa magia e que toda família poderá curtir”, disse.
Os filhos de Carina, Nicolas Arend Schaefer e Natália Arend Schaefer, 11 e 8 anos, também passaram quase todo o ano letivo em casa e o período de preparativos para as festas de fim de ano se torna um momento de entretenimento entre a família, pois durante a montagem das decorações, eles acabam se encantando com as luzes e o colorido do Natal. “As crianças ficaram o ano todo em casa em função das aulas on-line, então ajudaram a preparar a decoração, assim, envolveu toda a família. A alegria ficou estampada no rosto das crianças”, pontuou Carina. Além dos filhos, ela também contou com a ajuda da decoradora de uma loja para deixar a casa enfeitada.
Para que a decoração não seja repetitiva aos anos anteriores, Carina procura fazer diferente, com outras cores, além de mudar a posição do pinheiro. “Eu reutilizo o material e sempre procuro ter algo diferente, mas Natal é Natal”. Para a santa-cruzense, o clima natalino representa momento de paz, união, família, alegria e a decoração de forma antecipada neste ano “dá um ar diferente dentro de casa”, exaltou. Nos anos anteriores, a decoração era realizada nos primeiros dias de dezembro, “vou apenas tirar a decoração no começo do ano que vem”, pontuou.
A data que é esperada por todos ao longo ano tem um grande significado religioso, o dia do nascimento do menino Jesus Cristo, celebrado em 25 de dezembro. De acordo com a história, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo, em virtude de Maria e José não terem conseguido um lugar na hospedaria. Maria deu à luz e colocou o bebê em uma manjedoura, em seguida recebeu a visita de três Reis Magos – Melchior, Baltazar e Gaspar, que de acordo com a Bíblia, foram guiados pela Estrela de Belém até o local do nascimento, entregando à família ouro, mirra e incenso. Então essa data passou a ser comemorada em todo o mundo e mexe com os sentimentos de todas as pessoas, originando o presépio embaixo da árvore de Natal.
Saindo um pouco da história, neste ano a data é muito esperada, devido ao que todos nós estamos vivendo, e na casa de Carina, as festividades serão diferentes e adaptadas, já que ainda estamos em meio a uma pandemia. “Vamos ficar cada um na sua casa, pois ainda temos que nos cuidar. Então vamos fazer algo pequeno, mas que não perca o espírito natalino, de estar em família e celebrar o nascimento do menino Jesus”, salientou.