Álvaro Leandro Lopes, o Tatu, de 44 anos, foi morto na tarde de terça-feira, 4, no Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul. Ele estava acompanhado da filha de 8 anos, quando chegava em casa de carro, e duas pessoas a bordo de uma moto efetuaram, contra Lopes, pelo menos sete disparos de pistola .40. A criança escapou e foi para dentro da casa. Ela não se feriu. Já os criminosos fugiram em sua moto.
Trata-se de mais uma execução em Santa Cruz, a segunda em menos de duas semanas. Dia 22 de agosto, Airton Maske, de 46 anos, foi morto no Bairro Esmeralda em situação semelhante. Maske estava sob investigação por envolvimento com tráfico de drogas. Álvaro Leandro Lopes, o Tatu, também tinha ligações com o tráfico. Inclusive, havia sido preso em 2002, junto com Edmilson Figueiredo de Mello, o irmão de Osni Valdemir de Mello, o Sapinho, um dos traficantes mais procurados do Rio Grande do Sul na atualidade.
No mês de fevereiro de 2012, Tatu foi capturado pela Brigada Militar e, em seu carro, foram encontrados 34 cartuchos de calibres 38, 32 e 42 (este último restrito ao Exército), e mais R$ 1 mil em dinheiro. Ele passou a noite no Presídio de Santa Cruz e ganhou liberdade provisória no dia seguinte, concedida pela Justiça.