Lucca Herzog
[email protected]
Vem aí a primeira edição do Festival Santa Cruz Jazz n’ Blues, que acontece de 29 de setembro a 01 de outubro. O Festival faz parte das comemorações dos 145 anos de Santa Cruz do Sul, que ocorre no dia 28 de setembro, e acontecerá na Praça da Cultura – Rua Marechal Floriano, esquina com a Galvão Costa -, trazendo apresentações do jazz e do blues, nacionais, internacionais e locais.
A cidade será invadida pelo som do jazz e do blues. Serão três dias de shows, com nove atrações e apresentações ao ar livre, em uma estrutura montada no local, especialmente para o evento, que contemplará, ainda, serviços de venda de bebidas e alimentação. A programação do Festival também conta com o workshop “Dinâmicas, texturas e formas de improvisação”, e um debate com o tema “O mercado da música em Santa Cruz do Sul”, ambos na Casa de Artes Regina Simonis, com entrada franca.
Com a realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Branco Produções e Samba Estúdio Design, o evento tem o patrocínio da Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu Seguros, com o apoio da HBier Cervejaria e Hotel Charrua.
OS SHOWS
A programação de shows abre no dia 29 de setembro, com o quinteto gaúcho Canjerana, e segue com a primeira atração local: o guitarrista Guto Konrad, que traz seu blues rock ao palco do festival. Fechando a primeira noite, teremos a presença do músico carioca Josiel Konrad e seu quinteto de músicos de apoio, uma das grandes revelações do jazz e da música instrumental brasileira.
A segunda noite abre com o jovem gaúcho Money Man, e seu blues rural acústico ao palco, ao estilo de Robert Johnson e Mississipi John Hurt. O festival segue com a cantora e pianista gaúcha Mari Kerber, que, com seu trio, vem mostrar por que é uma das maiores revelações da música gaúcha dos últimos tempos, com sua mistura de jazz e Rhythm & Blues. A segunda noite se encerra com a primeira atração internacional, a saxofonista uruguaia Patricia López.
A terceira noite abre com a segunda atração local: a Privilege Jazz, banda que já conquistou o coração dos santa-cruzenses. A programação de domingo segue com o samba jazz do Jambo Trio, formado por três dos principais nomes da cena jazz e instrumental de Porto Alegre. O trio foi um dos grandes sucessos do Poa Jazz Festival deste ano, realizado em março.
O festival encerra-se com a segunda atração internacional, a cantora e pianista americana Cheryl Renée. A “Deusa do Blues de Cincinnati”, que levou o escritor Charles Sawyer, autor de “The arrival of B.B. King”, a declarar: “Cheryl é um meteorito, sem dúvida. Ela queima com uma intensidade de fogo, ela brilha em brasa e devasta tudo em seu caminho”.
Para mais informações, acesse o site: https://www.santacruzjazznblues.com/debate.html.
Programação
Sexta-feira, dia 29 de setembro, a partir das 20 horas
Quinteto Canjerana (RS) Guto Konrad (RS) Josiel Konrad (RJ)
Sábado, dia 30 de setembro, a partir das 20 horas
Money Man (RS) Mari Kerber Trio (RS) Patricia López (Uruguai)
Domingo, dia 01 de outubro, a partir das 18 horas
Privilege Jazz (RS) Jambo Trio (RS) Cheryl Renée (EUA)
Outras atividades
Workshop “Dinâmicas, texturas e formas de improvisação”
Workshop com a saxofonista uruguaia Patricia López. Direcionada a profissionais, estudantes de música e outros públicos interessados. Será no sábado, dia 30 de setembro às 14 horas na Casa de Artes Regina Simonis, entrada franca.
Debate “A Produção Musical em Santa Cruz do Sul”
Debate com Carlos Branco (curador e produtor executivo do festival, também curador do Jazzahead, na Alemanha, em 2023), Marcelo Corá (Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Santa Cruz do Sul) Killy Freitas (músico e professor) e Gustavo Acioli (músico e cineasta). Será no sábado às 10h30 na Casa de Artes Regina Simonis, com entrada franca.