Lucca Herzog
lucca@riovalejornal.com.br
A terceira edição do Festival Santa Cruz Jazz & Blues já tem data para acontecer. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a cidade será palco de mais atrações locais, nacionais e internacionais, oferecendo ao público uma oportunidade única de vivenciar a magia da música e da improvisação de uma variedade de artistas. O evento é uma promoção da Branco Produções e Samba Estúdio Design.
Programação

Para 2025, o festival já tem confirmada a presença de Yamandu Costa, um dos maiores violonistas da atualidade. Reconhecido por sua técnica apurada e pelas interpretações que mesclam tradição e improviso, Yamandu trará sua música e assinatura únicas ao palco do Santa Cruz Jazz and Blues, personificando o espírito do festival.
“A música do Yamandu está muito em sintonia com o festival”, avaliou Luciano Medina, um dos organizadores do evento. “Estávamos esperando uma oportunidade para incluí-lo no line-up, e a oportunidade surgiu pelo Carlos Branco, meu parceiro no festival, que recentemente produziu o show de aniversário do Yamandu no Theatro São Pedro em Porto Alegre. Foi nesta noite que apresentamos o festival e tudo fluiu muito bem. A sonoridade que ele trará para o nosso palco tem tudo a ver com a essência do festival e com a energia do público”.
Com a missão de celebrar a riqueza do jazz, blues, R&B e música instrumental, o evento, além dos nove shows ao ar livre e gratuitos, durante três noites, terá o show de lançamento desta terceira edição em junho, com local e atração ainda a ser confirmados. Proporcionando não só uma plataforma para os artistas, a organização do evento confirma que, além dos shows, haverá as tradicionais oficinas e palestras voltadas para estudantes e profissionais da música.
Estrutura
Para sua 3ª edição, o formato do festival permanece o mesmo, com uma estrutura especialmente montada para receber o público, DJs no palco paralelo e, no palco principal, nove atrações inéditas. Assim como nas duas últimas edições, a prefeitura disponibilizará aporte de sonorização, iluminação, palco, banheiros químicos, telão e gradil.
“O Jazz and Blues é um evento que está crescendo bastante, atraindo muitas pessoas e trazendo apresentações de nível mundial” afirmou secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers. “A prefeitura apoiou e vai seguir apoiando as boas iniciativas”. Em 2024, segundo a organização, mais de 10 mil pessoas prestigiaram as atrações locais, nacionais e internacionais, e na próxima edição a expectativa é seguir crescendo.