Alyne Motta – [email protected]
Oferecer oficinas de percussão com ritmos brasileiros, oficinas de dança (street dance, hip-hop, samba e ritmos) e oficinas de leitura, artes e dramatização para comunidades de origem afro-brasileiras que estão inseridas no município de Santa Cruz do Sul. Este é o objetivo do Unicultural: cultura, cidadania e igualdade racial.
Realizado pela Sociedade Cultural e Beneficente União, o projeto foi contemplado na primeira edição do Prêmio Empreendedor Cultural, realizado pela Cida Cultural, com patrocínio da AES Sul através do financiamento da Pró-Cultura – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Tatiana Faleiro
Os integrantes do SCB União recebendo a premiação com Paula Fagundes de Lima, gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Sul (E) e com Loma Pereira, presidente do Conselho Estadual de Cultura (4ª à direita)
Conforme a coordenadora de projetos do SCB União, Cíntia Mara da Luz, a participação foi incentivada pela inovação. “Vimos o edital aberto e resolvemos nos inscrever, pois o principal objetivo é valorizar projetos culturais onde o empreendedorismo e a inovação são itens principais”, explicou.
A entidade promove projetos do gênero há mais de 4 anos, sendo que a contemplação serviu para reforçar e certificar a qualificação na promoção da cultura, conforme explica Cíntia. “Ficamos muito felizes e orgulhosos com o resultado. Vamos dar incentivo a projetos pouco conhecidos”, ressaltou a coordenadora.
ATIVIDADES
A verba recebida será destinada para oficinas de dança, arte e cultura afro, grafite e percussão, bem como atividades esporádicas, como prevenção às drogas, inserção ao mercado de trabalho, marketing pessoal, autocuidado, DST’s, educação ambiental, entre outros.
As atividades de dança e grafite serão ministradas por Rodrigo de Almeida Rasquinha; as de arte e cultura afro por Camila Regina Lopes e Juliana Dorneles. As oficinas de percussão avançada por Leonardo Schwengber e para iniciantes com Régis Eduardo Silveira.
Divulgação/SCB União
A coordenadora de projetos, Cíntia Mara da Luz com o secretário adjunto da Cultura do RS, Jéferson Assunção, a diretora de projetos culturais do SCB União, Marta Nunes e o presidente do SCB União, Adão Francisco Pedroso
Estas oficinas já estão ocorrendo na sede da entidade (Júlio de Castilhos, 1585), sendo que os alunos novos podem se inscrever a partir do dia 4 de março. As mesmas são voltadas para crianças e adolescentes, com idade entre 9 a 18 anos, da rede pública municipal ou estadual.
PROGRAMA TRANSUL
Outro projeto contemplado, que abrange o município de Santa Cruz do Sul, trata-se do Transul, um programa que objetiva o processo de formação e qualificação de produtores musicais independentes, no intuito de consolidar uma micro-rota de circulação entre as cidades de Santa Maria, Santa Cruz, Esteio e Campo Bom.
O mesmo ocorre durante o Festival Grito Rock, com as seguintes ações: 1) Coluna Transul – suporte na organização e produção do evento; 2) Observatório de sustentabilidade – programa on line sobre planejamento e viabilização do festival; 3) Turnê – experimento de circulação de uma banda em cada localidade.