Início Geral Município terá edição local do projeto Um poema em cada árvore

Município terá edição local do projeto Um poema em cada árvore

Hoje, 21 de setembro, Santa Cruz do Sul vai integrar uma ação nacional que prevê a distribuição de 25 poemas em 25 árvores da cidade. Realizado desde de 2010, o projeto Um poema em cada árvore é organizado pela ONG Instituto Psia, de Governador Valadares, Minas Gerais, e voltado para a divulgação da arte e da cultura.
Nesta sexta-feira, a ONG vai comemorar o Dia da Árvore fazendo a divulgação de poesias, especialmente produzidas por poetas locais. Pela proposta, dos 25 poemas, 15 vêm determinados pela ONG e os outros 10 são resultado de indicações de trabalhos de poetas locais feitas pela coordenação local da ação, sob a responsabilidade da jornalista e professora Fabiana Piccinin, e selecionados pelo Instituto Psia.
A iniciativa faz parte de um programa de atividades concebidas pelo poeta Marcelo Rocha e realizadas pela ONG. Em Governador Valadares, sede do instituto, a ação acontece mensalmente. As árvores são utilizadas como suporte para a leitura, onde são pendurados poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.
O projeto foi uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana. Segundo Rocha, “esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos”. No ano passado, 84 municípios de 24 estados brasileiros participaram da atividade.