As melhorias realizadas no setor de trânsito da cidade podem ser facilmente identificadas, pois garantir a segurança de pedestres e motoristas também é uma preocupação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Sob essa perspectiva foi implantada, no cruzamento das ruas São José com Coronel Oscar Jost, a primeira sinaleira manual para pedestres no município. A instalação foi efetivada pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP).
De acordo com o Secretário Antônio Nascimento, o dispositivo é uma novidade, somente usada em grandes cidades. O objetivo é garantir maior fluidez ao trânsito, prevenir acidentes e dar mais segurança aos pedestres na travessia das ruas. “Estrategicamente esta primeira sinaleira foi instalada neste cruzamento, que é considerado de médio fluxo de veículos. Assim teremos uma ideia se a população aprova a melhoria para podermos ampliar a colocação do sistema em outros pontos”, disse ele.
Para que o equipamento funcione, o pedestre precisa apertar o botão verde e depois deve aguardar um sinal luminoso na cor verde, que indicará o momento de atravessar em segurança. Ao total são oito botões (botoeiras), colocados nas 4 esquinas deste trecho.
Conforme Nascimento, o conjunto de semáforos daquele local funciona em três ciclos. O primeiro libera o trânsito da rua São José, o segundo deixa passar veículos que vem pela Oscar Jost e o terceiro prioriza o pedestre. “Caso não haja pedestres para atravessar, o sistema dá seqüencia ao fluxo de veículos, facilitando o escoamento de carros e motos e evitando que ocorram congestionamentos”, explica.
Ele enaltece a facilidade no manuseio do equipamento e alerta para o fato do pedestre ter que aguardar o sinal verde após apertar a botoeira. “O pedestre tem que se conscientizar que a sinaleira não é instantânea e ele precisa esperar o momento de passar “, avisa.
Ataídes de Souza
Primeira sinaleira manual para pedestres foi implantada no cruzamento das ruas São José com Coronel Oscar Jost