Alyne Motta – [email protected]
Este ano, diferente dos últimos, os Festejos Farroupilhas não vão estar centralizados no Parque de Eventos ou Parque da Oktoberfest. A pedido dos patrões, as comemorações vão acontecer em cada um dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Santa Cruz do Sul.
Para mostrar essas mudanças, a comissão organizadora dos Festejos Farroupilhas, presidida pelo tradicionalista João Norberto Lacerda, realizou na noite de sexta-feira, 3 de agosto, no CTG Recanto Nativo em Monte Alverne, o lançamento da programação oficial da Semana Farroupilha.
Ricardo Wendland
A música regionalista ganhou espaço nas mãos antigas de tradicionalistas
Tradicionalistas, convidados e imprensa estiveram reunidos no 3º distrito. Esta é a primeira vez que o evento foi realizado no interior do município, onde foram divulgados o tema estadual, “Nossas Riquezas” e a música tema “Exaltando nossas riquezas”, de Erlon Péricles e Duca Duarte.
Segundo o presidente da comissão, João Norberto Lacerda, o convite para presidir os festejos remete a trabalho. “Temos muito que preservar nossas tradições e este é o momento ideal. Se não valorizarmos nosso chão, daqui a alguns anos, não passará de lembranças”, declarou o tradicionalista.
Ricardo Wendland
João Norberto Lacerda: momento de valorizar as tradições
Ainda em seu discurso, o presidente fez um reconhecimento a Antoninho Pereira e a Armando Gewerh, pessoas que se empenham em manter acesa a chama do tradicionalismo no município. “Nossa cultura é maior do que se vê, e não mediremos esforços para preservá-la”, declarou Antoninho.
Após a cerimônia, houve apresentações artísticas, com declamação, música e dança. A programação oficial encontra-se em um livro, lançado junto ao evento. Ele contém os desenhos vencedores do concurso, as atividades que acontecerão de 14 a 20 de setembro e histórico das entidades participantes.
Ricardo Wendland
Em contraponto, jovens mostraram a arte da dança
PATRONO
Na ocasião foi apresentado o patrono da 46ª Semana Farroupilha de Santa Cruz do Sul, o tradicionalista João Andrade Teixeira. Natural de Santa Maria e com 82 anos, é considerado o tradicionalista mais antigo do município. “É uma honra ser homenageado e pretendo fazer o meu melhor”, declarou.
Teixeira tem mais de 40 anos dedicados ao tradicionalismo e mora em Santa Cruz do Sul desde março de 1951. Em sua caminhada, deixa registrado o cargo de patrão do CTG Garrão de Potro e a participação em várias cavalgadas e rodeios promovidos pela entidade e região.
Ricardo Wendland
A prefeita Kelly Moraes, o presidente da comissão farroupilha João Norberto Lacerda e o homenageado, João Andrade Teixeira
Música Tema
EXALTANDO NOSSAS RIQUEZAS
Erlon Péricles e Duca Duarte
Terra gaúcha, onde a gente planta e colhe,
Solo bendito que germina cada grão…
Dos verdes campos onde pasta a gadaria
Da sombra boa pra sorver o chimarrão
Às águas mansas de pureza cristalina
Que correm livres da Fronteira ao Litoral,
Matam a sede e irrigam nossos sonhos
Nesta paisagem de riqueza natural.
Este é o Rio Grande, tradição e sentimento,
Pago abençoado pelas mãos da natureza,
Que colhe os frutos do trabalho de sua gente
E que preserva sua história com nobreza.
É o meu Rio Grande tchê! Mas que beleza!
Numa só voz vamos cantar nossas riquezas!
Indústria forte, agricultura e pecuária
Extrativismo e recursos minerais,
Nossa energia pulsando rumo ao futuro
Alicerçando iniciativas comerciais.
A dança, o canto, a tradição, a indumentária,
Fortalecendo a farroupilha identidade,
Um povo nobre que preserva sua cultura
Com liberdade, igualdade e humanidade!
Alma guerreira, herança guapa das origens,
Que guarda altiva este cenário de grandezas,
Num ideal de sempre honrar nossa bandeira,
Num compromisso de exaltar nossas riquezas!