Início Política Município define demandas para o Orçamento Estadual 2013

Município define demandas para o Orçamento Estadual 2013

EVERSON BOECK
[email protected]

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Santa Cruz do Sul realizou na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara de Vereadores, a Assembleia Municipal da Participação Popular e Cidadã – Orçamento Estadual 2013. No encontro foram definidas dez prioridades locais e regionais conforme as necessidades levantadas pelos representantes de vários setores.
Conforme o presidente da entidade, Fábio Costa de Borba – que assumiu o comando do Conselho na última terça-feira, 22, órgão no qual representa a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) – o evento tem como objetivo votar as prioridades municipais para investimentos do Governo do Estado, nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Rural, Saúde, Segurança Pública, Irrigação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza, Desenvolvimento Urbano e Saneamento e Educação Superior, Básica, Profissional e Técnica. As prioridades elencadas serão apresentadas no Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã.
O presidente do Comude lamentou, no entanto, que mais pessoas não tenham participado da Assembleia. “A cidade de Venâncio Aires, por exemplo, mobilizou mais de 600 pessoas e nós pouco mais de 330. Com isso eles elegeram 20 delegados enquanto nós apenas 11. Para uma cidade com o porte de Santa Cruz é muito pouco, logo a cidade vizinha terá mais chances de receber mais recursos do governo. Fica de lição para os próximos anos”, frisa.
Com o intuito de propiciar a inclusão social e o exercício pleno da cidadania, a Brigada Militar aposta em Projetos Sociais, integrando-se com os cidadãos dos bairros, neste dia oportunizando a 35 integrantes da Comunidade do Bairro Bom Jesus, pais dos PMs Mirins, a participação ativa na votação das demandas do Orçamento Participativo Estadual. Na ocasião, o coronel Edson Luiz Chaves Brendler, comandante do CRPO-VRP, destacou a importância da área da segurança pública.
Além das dez demandas que foram elegidas, a assembleia definiu também cinco projetos estruturantes, os quais o Governo do Estado avaliará a possibilidade de execução. Além disso, foram eleitos delegados que irão participar da escolha das demandas finais no Fórum Regional, marcado para o dia 12 de junho próximo. A assembleia contou com a participação de mais de 330 pessoas, oportunizando a eleição de 11 delegados. A comissão que organizou considerou o evento um sucesso, especialmente pelo plenário da Câmara estar lotado. Formaram a comissão organizadora: Fábio Borba, Jair Jasper, Ubiratan Trindade, Daiana Trojan e Paulo Mans.

As 10 demandas votadas foram:

1 – Inovação tecnológica (polo e parque tecnológicos)
2 – Extensão produtiva – Arranjos produtivos Locais
3 – Cadeias produtivas – Leite Gaúcho
4 – Cadeias produtivas – Fruticultura
5 – Reforma dos hospitais Ana Nery e Santa Cruz
6 – Duas ambulâncias
7 – Prevenção e Repressão à criminalidade
   Brigada Militar – 03 viaturas e 01 kit proteção
   Bombeiros – 01 viatura leve
   Polícia Civil – 03 viaturas leves
   Susepe- 01 viatura leve
8 – Programa Irrigando agricultura familiar
9 – Implantação de Sistema de Distribuição e Abastecimento de água em zonas rurais
10 – Projeto escola referência – ampliação de vagas na Educação profissional

A assembleia definiu também 5 projetos estruturantes:
1.    Acessibilidade
2.    Duplicação 287 – Candelária/Venâncio Aires
3.    Hospital Pronto Socorro Regional
4.    Reforma e ampliação de escolas – PNO
5.    Casa prisional

Delegados eleitos:
 
TITULARES:
Renato José de Araújo
Léo Kraether
Edson Luis Chaves Brendler
Gerson Trevisan
Mauro José de Oliveira
Carlos Henrique Freitas da Rocha
Luis Fernando Ferreira
Cláudio Omar Ávila dos Santos
Carlos Correa da Rosa
André de Matos Baltazar
Marco Alves
 
SUPLENTES:
Iraci Luisa Paulus
Franco Silva dos Santos
Jacira Fátima Segatto
Fabricio B. Zago
Edson Vidal Rogrigues
 
ATAÍDES DE SOUZA

Assembleia contou com a presença de mais de 330 pessoas na Câmara
de Vereadores