José Carlos Ferreira – [email protected]
A seleção brasileira iniciou a campanha em busca do hexa com vitória na primeira rodada da Copa do Mundo Catar 2022, ontem, no Estádio Nacional Lusail, em Al Daayen. A equipe orientada pelo técnico Tite bateu a Sérvia por 2 a 0 – os dois de Richarlison – e divide a liderança do Grupo G com a Suíça – com vantagem de um gol no saldo –, que venceu Camarões por 1 a 0 e será sua próxima adversária, segunda-feira que vem, 28, às 13 horas (de Brasília), no Estádio 974, em Doha, a capital catari.
O Brasil dominou o primeiro tempo, mas encontrou uma barreira dura de transpor. A Sérvia optou por cercar as transições brasileiras na esperança de alguma roubada de bola que evoluísse a contragolpe rápido. Não conseguiu a segunda parte do intento e ainda viu a seleção canarinho criar perigo principalmente pela esquerda com Vini Jr. e também na direta e no centro em tramas de Raphinha, que teve a melhor chance de mexer no placar aos 35 minutos. Mais cedo, aos 14, Neymar cobrou escanteio da esquerda e Milinkovic evitou o gol olímpico.
Com 30 segundos de etapa final, Raphinha teve nova chance de balançar a rede, mas falhou na tentativa. A seleção brasileira continuou na pressão e Alex Sandro carimbou o poste direito de Milinkovic aos 15 minutos. Logo depois, aos 17, Neymar bailou na frente da zaga na área, Vini bateu para defesa do goleiro e Richarlison aproveitou o rebote para fazer Brasil 1 a 0.
O experiente técnico Dragan Stojkovic mudou o time sérvio para torná-lo mais ofensivo, houve uma pressão inicial logo em seguida, mas sem sucesso. Pior para a equipe europeia. Aos 28, Vini encontrou Richarlison livre no meio da área e pombo meteu uma chilena linda para ampliar: Brasil 2 a 0. Casemiro acertou o travessão aos 36 é a barra está balançando até agora. Ainda que com chances de anotar o terceiro gol, o Brasil valorizou a vantagem e finalizou com a primeira vitória no Mundial do Catar.
Brasil 2 a 0 Sérvia
Quando: Ontem
Onde: Estádio Lusail, em Al Daayen
Arbitragem: Alireza Faghani, com Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (trio do Irã); VAR: Abdulla Al-Marri (Catar).
Cartões amarelos: Pavlovic, Gudelj, Tadic (Sérvia)
Gols: Brasil – Richarlison (17 e 28/2ºT)
Brasil – Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Martinelli), Vini Jr. (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico Tite.
Sérvia – Milinkovic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Lukic (Lazivic) e Mladenovic (Vlahovic); Milinkovic-Savic, Tadic e Mitrovic. Técnico: Dragan Stojkovic.