
em seletivas estaduais e nacionais
Regina Colombelli
O Colégio Mauá terá dois representantes na ISF U-15 Gymnasiade 2025, o Mundial de Desporto Escolar, que ocorrerá de 4 a 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia. Os alunos Ricardo Arend Sobreiro e Renata Moreira conquistaram vagas após passarem por seletivas estaduais e nacionais, e estarão entre os melhores jovens atletas escolares do planeta.
Ricardo competirá no atletismo, nas provas de 100 metros rasos, 200 m e revezamento 4×100 m, enquanto Renata disputará seis na natação: 50 m e 100 m livre, 50 m e 100 m costas e 50 m e 100 m borboleta. O professor e treinador Henrique Wenning ressalta que a participação dos alunos do Mauá pela primeira vez na Gymnasiade é um feito que demonstra a força do esporte escolar e o alto nível dos atletas do colégio. “Chegar ao Mundial é um mérito enorme. É o resultado de um trabalho consistente, de muita dedicação e de uma trajetória que passa por diversas etapas seletivas”, destaca.
O caminho até a competição internacional foi longo. Para garantirem as vagas, os atletas precisaram ser campeões na seletiva estadual do Cergs (Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul), superar os vencedores do Jergs (Jogos Escolares do Estado) e, em seguida, competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados em Recife. Ricardo e Renata integraram a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano, em Bucaramanga, na Colômbia, última etapa antes da classificação ao Mundial.
O diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, celebra a conquista inédita dos alunos e destaca o papel da instituição na formação esportiva. “Estamos muito orgulhosos de ver nossos estudantes alcançando, pela primeira vez, esse nível de competição. O esporte faz parte da nossa identidade educacional e acreditamos que ele contribui significativamente para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos nossos alunos. A Gymnasiade será uma experiência inesquecível para eles”, frisa Raschen.
A jovem nadadora santa-cruzense tem uma meta muito clara. “Meu principal objetivo é ser campeã mundial escolar e representar muito bem o meu país e a minha escola”, projeta Renata. Já Ricardo ressalta a alegria e gratidão pela oportunidade. “Estou muito satisfeito de ver que todo o trabalho duro está sendo recompensado. Estou indo com o objetivo de ganhar, mas, caso isso não aconteça, volto de cabeça erguida por simplesmente estar no meio dos melhores atletas do mundo”, observa.