Início Esportes Mundial de Clubes: Grêmio tenta chegar à terceira final

Mundial de Clubes: Grêmio tenta chegar à terceira final

Segurança do goleiro Marcelo Grohe é um dos trunfos do Tricolor para a semifinal diante do Pachuca, nesta terça-feira, às 15h, na cidade de Al Ain

Nelson Treglia
[email protected]

Uma terça-feira extremamente decisiva na história do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. A partir de 15h na cidade de Al Ain (Emirados Árabes), no Estádio Hazza bin Zayed, o Tricolor joga a semifinal do Campeonato Mundial de Clubes. O adversário é o Pachuca, do México, campeão da Liga dos Campeões da Concacaf na temporada 2016-2017. O adversário gremista é o representante da América Central, América do Norte e Caribe, que congregam a confederação conhecida como Concacaf, filiada à Fifa.

O Grêmio, tricampeão da Copa Libertadores da América (1983/1995/2017), é o representante da América do Sul no Mundial de Clubes. Em sua condição de campeão continental, o time treinado por Renato Portaluppi representa a Conmebol, confederação sul-americana, também filiada à Fifa.

A equipe gremista tenta chegar, pela terceira vez, à final do Mundial. O clube chegou às finais anteriores sem passar por uma semifinal, pois até 2004 o Mundial era disputado apenas pelo campeão sul-americano e pelo campeão europeu, realizando diretamente a final do campeonato planetário.

Até o momento, o Grêmio mantém um retrospecto positivo em partidas do Mundial de Clubes. Em duas partidas disputadas na história do evento, o Tricolor não perdeu. Em 1983, o clube azul, preto e branco derrotou o Hamburgo da Alemanha por 2 a 1 (gols do atual técnico Renato Portaluppi) e conquistou o título mundial. Em 1995, um placar de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação contra o Ajax da Holanda, que acabou campeão nos pênaltis, deixando o Tricolor com o vice-campeonato.

As semifinais de 2017 têm, por um lado, o confronto Grêmio x Pachuca e, por outro lado, Real Madrid (Espanha) x Al Jazira (Emirados Árabes). Este jogo, com favoritismo evidente do Real Madrid, acontece nesta quarta-feira, 13 de dezembro, às 15h, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Os vencedores dos dois confrontos se enfrentam na grande final, no próximo sábado, 16, a partir de 15h, também em Abu Dhabi.