A seleção brasileira masculina de basquete está em Santa Cruz do Sul para a última janela das Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete e pode garantir no Arnão, já esta noite, a sua presença no torneio que será disputado em três países – Japão, Indonésia e Filipinas – de 25 de agosto a 10 de setembro deste ano. A partir das 19h30 desta quinta-feira, 23, o Brasil encara o seu primeiro compromisso contra Porto Rico. Domingo, às 21h10, o adversário será o poderoso time dos Estados Unidos no mesmo local.
Todo o grupo convocado pelo técnico Gustavo De Conti está em Santa Cruz. A maioria dos jogadores se apresentou no domingo, 19. Vitor Benite chegou no dia seguinte, enquanto Marcelinho Huertas e Gui Santos desembarcaram na cidade na terça, 21. Com a classificação do Sydney Kings para a final do campeonato da Austrália, o pivô Tim Soares não vem mais e foi substituído por Wesley Castro, do Minas Tênis. O ala/pivô Lucas Dias, por questões familiares, foi liberado.
“Sabemos a importância dessa janela, de buscar a sonhada vaga no Mundial. Vamos trabalhar para vencer os dois jogos e classificar como primeiro do grupo. O time vem numa sequência boa, motivado e o clima está muito bom”, observou o ala/pivô Bruno Caboclo.
O Brasil está em segundo lugar no Grupo F da segunda etapa das Eliminatórias, com sete vitórias em dez jogos, uma a menos que os Estados Unidos, que lidera. Porto Rico soma seis triunfos em terceiro. Vencendo um dos dois duelos em Santa Cruz, a seleção está garantida na Copa do Mundo. Caso vença ambos, pode terminar em primeiro de forma isolada.