Início Especiais Muito além de uma representatividade feminina, uma inspiração

Muito além de uma representatividade feminina, uma inspiração

Bruna contou que o sentimento diante disso tudo, e poder estar representando as mulheres na política é o melhor possível, pois ela busca além de representar mulheres do município, inspirar elas para que se interessem pela política para que no futuro sejamos quem sabe maioria na Câmara

Bruna Molz: “Quero sempre dar o máximo de atenção que posso pra Manuela
e também para meus filhos pets”
Divulgação/RJ

Débora Dumke – [email protected]

Sempre focada em trabalhar em prol de políticas públicas para os animais, Bruna Molz (Republicanos), vereadora da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, concorreu pela primeira vez no ano de 2012, obtendo 90 votos. “Tal votação me deu a oportunidade de atuar no Canil Municipal, vivenciando de perto as dificuldades em que cães e gatos conviviam. Além disso, continuei desempenhando o trabalho voluntário que exercia nos bairros carentes de Santa Cruz do Sul”, destacou.

Buscando alterar essa realidade, Bruna concorreu novamente em 2016, sendo eleita aos 27 anos com 1.673 votos. Direcionou o mandato em apresentar e aprovar leis que melhorassem a qualidade de vida dos animais da cidade de Santa Cruz do Sul. Em 2018 elegeu-se Presidente da Câmara de Vereadores, cargo que exerceu em 2019. “Busquei a reeleição como vereadora no ano seguinte, sendo a mais votada entre todos os candidatos, com 2.235 votos. Tornei-me mãe em 2021 da pequena Manuela, e além da causa animal voltei meu trabalho legislativo a assuntos como a luta contra o câncer infantil e o acesso de doulas em partos no Sistema Único de Saúde (SUS). No ano seguinte, coloquei meu nome à disposição para concorrer ao cargo de Deputada Estadual pelo partido Republicanos, obtendo 13.582. Não consegui a cadeira no Estado, porém no fim do mesmo ano, fui eleita novamente como Presidente da Câmara”, informou Bruna.

A representatividade feminina está avançando positivamente em Santa Cruz, já que estão à frente do comando dos Poderes Legislativo e Executivo duas mulheres. No entanto, é notório que o número de mulheres concorrendo a um cargo público, infelizmente, continua baixo em relação à quantidade de homens que buscam a mesma coisa. “É importantíssimo a participação dessas mulheres que tem interesse em ingressar na vida pública, e faço um apelo aqui para que procurem os partidos políticos e informem a intenção em participar da rotina desse partido e quem sabe concorrer pelo que acredita, pois a representatividade feminina é fundamental para que possamos construir um sociedade mais justa e igualitária”, informou.

A rotina da Bruna começa cedo, agora como presidente da Câmara de Vereadores ela possui agenda cheia praticamente todos os dias, e isso resulta em deixar a pequena Manuela na escolinha pela manhã. “Essa é a parte mais difícil e acredito que toda mãe que tenha que ficar longe do seu filho durante o dia entende. Além da rotina da presidência, tem a rotina do gabinete que não para, então é mensagem diariamente com pedidos de ajuda, denuncia de maus-tratos e visita em bairros carentes para fiscalizar essas denúncias. Quando chego em casa, após um dia cheio com certeza a atenção é toda da minha filha e também dos meus filhos caninos”, contou.

O maior desafio que a vereadora enfrenta dentro e fora da Câmara de Vereadores é conciliar a vida de mãe e dona de casa com a vida pública. “Quero sempre dar o máximo de atenção que posso pra Manuela e também para meus filhos pets, mas são inúmeros compromissos como vereadora e presidente da Câmara que também demandam um pouco dessa atenção. Esse com certeza são o meu maior desafio no momento”, salientou a vereadora Bruna Molz.

Bruna contou que o sentimento diante disso tudo, e poder estar representando as mulheres na política é o melhor possível, pois ela busca além de representar mulheres do município, inspirar elas para que se interessem pela política para que no futuro sejamos quem sabe maioria na Câmara.