O retorno das aulas neste momento é uma atitude totalmente irresponsável.
Levando em conta que este retorno movimenta toda comunidade: a família, o transporte, o movimento no trânsito, alunos, professores, funcionários, pais…. imaginemos tudo isso acontecendo…. adeus quarentena.
Todo o cuidado até agora, seria em vão, pois estes alunos seriam vetores para seus pais, avós e pessoas de sua convivência, bem como professores e funcionários.
Criar mecanismos paliativos como aulas EAD não serve para a Escola Pública, a maioria da população não tem internet em casa. Não tem alguém em condições de acompanhá-los nos afazeres escolares. Portanto, esta volta parcial não funciona. Num contexto como este novamente os alunos carentes serão os mais prejudicados.
Especialistas em educação afirmam a necessidade da escola, o contexto escolar é o melhor ambiente para aprendizagem, além do conhecimento, as relações estabelecidas entre os membros da escola estabelecem a interação social, que é fundamental para aprendizagem. Não desconhecendo a importância da família e de outras instituições.
Neste contexto, devemos esperar e voltarmos com segurança. Esperar a liberação efetuada pelos especialistas da área da saúde.
Deixem que os profissionais da educação estudem a melhor forma de recuperar este período.
Telda Assis – pedagoga