Criado para apoiar a retomada do pequeno varejo, o Movimento Nós foi apresentado, na manhã desta sexta-feira, 21, ao governador Eduardo Leite. Em videoconferência, representantes das oito principais companhias de alimentos e bebidas do país explicaram como funcionará o projeto, que pretende auxiliar 20 mil estabelecimentos do pequeno varejo no Rio Grande do Sul.
Para Leite, esse tipo de iniciativa reforça o entusiasmo diante de parcerias com a iniciativa privada. “Trata-se de retomar a confiança do empreendedor na capacidade de superação e de retomada, e também dos próprios consumidores de poderem frequentar os locais com as regras estabelecidas de controle sanitário. Retomar esse giro da economia envolvendo os pequenos também é muito importante para que possamos sofrer menos”, disse.
O movimento pretende contribuir com a distribuição de kits formado por álcool gel, máscaras e materiais informativos, divulgação de informações relevantes aos varejistas, condições especiais para reabastecimento e campanhas para atrair o consumidor ao comércio local. O projeto já está em andamento em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Devido à pandemia, todas as empresas, principalmente aquelas que trabalham com varejo, tiveram de repriorizar as atividades, o que resultou em uma retração de mais de 70% no pequeno varejo. Vimos uma oportunidade de ajudarmos de forma coletiva e darmos condições diferenciadas para que o pequeno varejo possa se reabastecer e, assim, evitar que muitos fechem”, disse o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca Neto.
“Se antes da pandemia tínhamos como característica de nossa gestão o diálogo, com a Covid, reforçamos essa postura. A parceria com o Movimento Nós é relevante para informarmos às empresas sobre o andamento do modelo de Distanciamento Controlado, assim como perceber como o mercado é afetado pela crise”, explicou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.
A coalização entre as empresas foi lançada oficialmente no dia 2 de junho. O movimento conta com participação da Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelez International, Nestlé e PepsiCo. Juntos, devem investir mais de R$ 370 milhões e, assim, ajudar cerca de 300 mil pequenos comércios, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas, em todo o país.
Gerente de Relações Corporativas da Ambev, Filipe Barolo destaca que a ideia é estender o braço. “Sabemos que todo mundo tem um gás a mais para entregar. Às vezes, a pessoa está tão desanimada que essa energia que estamos colocando na junção das empresas vai dar um gás em todo mundo, inclusive em clientes que pensavam em fechar”, relatou.